Esta atividade tem como objetivo principal estimular a leitura, interpretação de texto e a criatividade dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao desafiá-los a criar pequenos quadrinhos baseados em contos de terror ou lendas urbanas. Divididos em grupos, os alunos primeiro explorarão uma variedade de histórias, escolhendo posteriormente uma para adaptar ao formato de quadrinhos, abordando elementos como personagens, enredo, conflitos e pontos de vista. A tarefa promoverá discussões sobre as diferentes formas de representação da narrativa nos quadrinhos, incentivando os alunos a sintetizar informações lidas e transformá-las em expressões visuais únicas. Este processo não só aprofunda a compreensão textual mas também estimula a capacidade analítica e criativa, essencial no desenvolvimento de competências de leitura e expressão artística.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem aprimorar a leitura crítica e a interpretação de textos diversos, desenvolver habilidades de síntese e adaptação de narrativas em formatos visuais, além de fomentar a criatividade e colaboração em grupo. Espera-se que os alunos se tornem mais proficientes na compreensão e discussão de elementos narrativos como tema, enredo, personagens e conflitos, e na sua representação por meio da linguagem dos quadrinhos, incluindo a escolha de imagens, cores e layout. Esta experiência vislumbra o enriquecimento do repertório cultural dos alunos com contos de terror e lendas urbanas, além de propiciar uma compreensão mais aprofundada da arte sequencial.
O programa da atividade abrange desde a introdução à linguagem dos quadrinhos, suas características e potencialidades, até a exploração de contos de terror e lendas urbanas. Serão abordadas técnicas de adaptação textual para narrativas visuais, incluindo elementos como enredo, personagens e cenários, bem como a utilização de recursos gráficos para representar diferentes atmosferas e emoções. Discussões sobre como diferentes aspectos da história podem ser destacados ou reinterpretados nos quadrinhos permitirão aos alunos entender melhor tanto a narrativa original quanto a arte de contar histórias visuais.
Utilizando a metodologia ativa, esta atividade promove a aprendizagem por meio da participação direta dos alunos. Inicia-se com uma introdução teórica breve sobre a arte dos quadrinhos e as características dos contos de terror e lendas urbanas. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos para a leitura e discussão das histórias, escolhendo uma para adaptar em quadrinhos. A concepção dos quadrinhos será guiada por orientações sobre estrutura narrativa, design gráfico e uso de cores. Haverá constante incentivo ao debate e troca de ideias dentro dos grupos, com momentos de compartilhamento entre os diferentes grupos, incentivando a crítica construtiva e a reflexão coletiva.
A atividade será realizada em quatro aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto e a partilha de contos e lendas para escolha dos grupos. Na segunda aula, os alunos iniciarão a adaptação dos textos e planejamento dos quadrinhos. A terceira aula será dedicada à produção dos quadrinhos, enquanto a quarta aula reservada para a apresentação e discussão dos trabalhos concluídos.
A avaliação será baseada na interpretação e compreensão dos contos e lendas escolhidos, na criatividade e originalidade da adaptação para o formato de quadrinhos, e na capacidade de trabalhar colaborativamente. A qualidade da narrativa visual, incluindo a coerência entre texto e imagem, o uso criativo de elementos visuais para representar aspectos da história, e a apresentação final dos quadrinhos também serão considerados. Destaca-se a importância da participação ativa e contribuição individual no processo de criação coletiva. Serão fornecidos feedbacks construtivos para estimular a reflexão sobre o trabalho realizado e promover a evolução das habilidades narrativas e artísticas.
Para a execução da atividade, serão utilizados materiais como papel para quadrinhos, lápis, borrachas, canetas de tinta preta, lápis de cor e/ou marcadores, além de acesso à internet para pesquisa de contos e lendas urbanas. Recomenda-se o uso de quadros brancos ou flip-charts para esboços coletivos e planejamento das histórias em quadrinhos. Disponibilização de livros e artigos sobre técnicas de desenho de quadrinhos também é aconselhável, oferecendo suporte teórico-prático aos alunos durante o processo criativo.
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