Mundos Paralelos - Criando Narrativas

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas ficcionais

Em 'Mundos Paralelos - Criando Narrativas', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no universo da escrita criativa, desenvolvendo narrativas dentro de gêneros específicos como mistério, terror e fantasia. A atividade iniciará com uma discussão sobre os elementos estruturais das narrativas, permitindo aos estudantes compreenderem a importância de cada componente (cenário, personagens, trama) na construção de uma história envolvente. Seguindo, será realizada uma sessão de brainstorming para que os alunos, individualmente ou em duplas, escolham os cenários, personagens e tramas de suas histórias. Eles serão incentivados a esboçar suas narrativas, com ênfase no uso correto dos tempos verbais e técnicas narrativas como discursos direto e indireto. A atividade culminará com um evento de leitura coletiva, onde os alunos terão a oportunidade de apresentar suas histórias e receber feedback dos colegas, enriquecendo assim sua experiência de aprendizado e desenvolvimento criativo.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, os estudantes irão desenvolver suas habilidades de escrita criativa, dominando os elementos fundamentais da estrutura narrativa, como cenário, personagem e trama. Eles aprenderão a construir narrativas envolventes, utilizando técnicas narrativas adequadas e empregando os tempos verbais corretamente. Além disso, a atividade visa aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e de dar e receber feedback construtivo, habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Compreender os elementos da estrutura narrativa.
  • Aplicar técnicas narrativas e tempo verbal apropriado na escrita.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e troca de feedback.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc.
  • EF67LP12: Produzir resenhas críticas, vlogs, vídeos, podcasts variados e produções e gêneros próprios das culturas juvenis.
  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia.

Conteúdo Programático

O programa da atividade enfoca na exploração do gênero narrativo, abordando elementos como cenário, personagens, trama, técnica narrativa e uso dos tempos verbais. As habilidades de crítica e feedback também compõem o conteúdo programático, incentivando a análise mútua entre os estudantes e fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo.

  • Elementos estruturais de narrativas
  • Técnicas narrativas e uso de tempos verbais
  • Criação de personagens e cenários
  • Desenvolvimento de trama e enredo
  • Prática de feedback e análise crítica

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', os alunos serão diretamente envolvidos no processo de aprendizado, aplicando conceitos teóricos na prática de escrita. A sessão de brainstorming permite a exploração criativa e a tomada de decisões colaborativas nas duplas. O esboço de histórias e o evento de leitura proporcionam espaços para experimentação, reflexão e revisão, elementos cruciais na metodologia ativa.

  • Discussão inicial sobre estrutura narrativa
  • Sessão de brainstorming para escolha de elementos da história
  • Criação do esboço da narrativa
  • Aplicação de técnicas narrativas e revisão de tempos verbais
  • Evento de leitura coletiva com troca de feedback

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Mundos Paralelos - Criando Narrativas' será realizada ao longo de dois encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, focaremos na introdução aos elementos da narrativa e na sessão de brainstorming. O segundo encontro será dedicado à finalização das histórias e à preparação para o evento de leitura coletiva.

  • Aula 1: Discussão sobre narrativas e brainstorming
  • Aula 2: Desenvolvimento das histórias e preparação para a leitura coletiva

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando o envolvimento dos alunos no processo de criação, a aplicação dos elementos estruturais das narrativas, e a qualidade da narrativa em termos de coesão, coerência, criatividade e uso adequado dos tempos verbais. A participação no evento de leitura coletiva e na troca de feedback também contribuirá para a nota final. Exemplos de critérios específicos incluem originalidade da trama, desenvolvimento de personagens e cenário, e eficácia do uso de técnicas narrativas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos básicos como papel, canetas e lápis para o esboço das narrativas. Dispositivos para gravação de áudio podem ser úteis para a documentação de ideias durante o brainstorming. Além disso, um espaço adequado para a realização do evento de leitura coletiva será essencial, preferencialmente um ambiente acolhedor e que estimule a criatividade e a expressão dos alunos.

  • Papel e instrumentos de escrita
  • Dispositivos de gravação de áudio (opcional)
  • Espaço para a leitura coletiva

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo