Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de combinar a expressão artística com a conscientização sobre direitos, através da criação de murais temáticos na escola. A atividade inicia-se com uma Roda de Debate para incentivar a discussão sobre questões de direitos desrespeitados e reivindicações dentro da comunidade escolar. Após esta etapa, os alunos serão divididos em grupos e escolherão temas para seus murais. Eles serão responsáveis por todo o processo criativo e executivo da obra, incluindo o planejamento, a pesquisa de legislação relevante, a produção de textos, e a criação da parte visual dos murais. Esta iniciativa procura não só envolver os alunos na produção artística, mas também promover uma profunda reflexão e ação sobre os direitos e responsabilidades na comunidade escolar. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pesquisa, argumentação, e expressão artística.
O principal objetivo desta atividade é promover a conscientização e a expressão de ideias sobre direitos humanos na comunidade escolar, utilizando a arte como meio de comunicação. Busca-se, através da discussão e da criação artística, desenvolver nos alunos a habilidade de trabalhar em equipe, pesquisar e analisar legislações e textos relevantes, além de expressar suas ideias e argumentos tanto de forma escrita quanto visual. Espera-se que com essa atividade, os alunos se tornem mais críticos e conscientes de seu papel como cidadãos ativos na sociedade, capazes de defender e argumentar sobre os direitos e responsabilidades de cada um.
Esta atividade proporciona aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os direitos humanos e como estes podem ser expressos e reivindicados através da arte. Os participantes serão instigados a pensar criticamente sobre as questões de direitos desrespeitados dentro e fora da comunidade escolar, a pesquisar e aplicar legislações pertinentes e a expressar suas reivindicações e soluções através dos murais que criam. Além disso, a atividade enfatiza a importância da capacidade de argumentação e expressão de ideias de maneira clara e impactante.
A abordagem metodológica para esta atividade será centrada na prática 'Mão-na-massa' e na 'Roda de Debate'. Iniciaremos com uma discussão coletiva para identificar e discutir questões relativas a direitos que necessitam de visibilidade e discussão. Essa abertura permitirá aos alunos expressarem suas opiniões, compartilharem experiências e se inspirarem para a criação dos murais. Em seguida, ao dividirem-se em grupos, terão a tarefa de planejar, pesquisar, escrever e desenhar, aplicando a teoria à prática através da arte. Este aspecto 'mão na massa' possibilita a criação de um ambiente de aprendizagem ativa, no qual os alunos são os principais protagonistas do processo educativo.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, realizaremos a Roda de Debate, seguida de discussões em grupo sobre os temas escolhidos. Na segunda sessão, os grupos irão apresentar seus projetos de murais e iniciar a criação artística propriamente dita, com o desenvolvimento de textos e a parte visual dos murais.
A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Durante o desenvolvimento dos murais, os alunos serão avaliados quanto à sua participação ativa nas discussões, capacidade de pesquisa e argumentação, cooperação no trabalho em equipe e a criatividade e expressividade de suas criações artísticas. O produto final, o mural, será avaliado quanto à clareza da mensagem, relevância do tema escolhido, qualidade da argumentação textual e impacto visual. A avaliação buscará reconhecer o esforço individual e coletivo em promover uma reflexão sobre direitos humanos e expressá-la criativamente.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como material para a Roda de Debate (círculo de cadeiras, caixa de som para vídeos e apresentações), materiais de arte para os murais (tinta, pincéis, rolos, telas ou paredes preparadas), acesso à internet para pesquisa, além de câmeras ou smartphones para documentação do processo. Esses recursos permitirão aos alunos explorar diferentes meios de expressão e facilitarão a pesquisa, a discussão e a criação artística.
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