Murais da Reflexão: expressando direitos em arte!

Desenvolvida por: Arilto… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Direitos Humanos e Arte

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de combinar a expressão artística com a conscientização sobre direitos, através da criação de murais temáticos na escola. A atividade inicia-se com uma Roda de Debate para incentivar a discussão sobre questões de direitos desrespeitados e reivindicações dentro da comunidade escolar. Após esta etapa, os alunos serão divididos em grupos e escolherão temas para seus murais. Eles serão responsáveis por todo o processo criativo e executivo da obra, incluindo o planejamento, a pesquisa de legislação relevante, a produção de textos, e a criação da parte visual dos murais. Esta iniciativa procura não só envolver os alunos na produção artística, mas também promover uma profunda reflexão e ação sobre os direitos e responsabilidades na comunidade escolar. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades essenciais, como trabalho em equipe, pesquisa, argumentação, e expressão artística.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a conscientização e a expressão de ideias sobre direitos humanos na comunidade escolar, utilizando a arte como meio de comunicação. Busca-se, através da discussão e da criação artística, desenvolver nos alunos a habilidade de trabalhar em equipe, pesquisar e analisar legislações e textos relevantes, além de expressar suas ideias e argumentos tanto de forma escrita quanto visual. Espera-se que com essa atividade, os alunos se tornem mais críticos e conscientes de seu papel como cidadãos ativos na sociedade, capazes de defender e argumentar sobre os direitos e responsabilidades de cada um.

  • Promover a conscientização sobre direitos humanos na comunidade escolar.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, argumentação e expressão artística.
  • Incentivar a expressão de ideias e argumentos de forma escrita e visual.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre direitos e responsabilidades na sociedade.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

Esta atividade proporciona aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os direitos humanos e como estes podem ser expressos e reivindicados através da arte. Os participantes serão instigados a pensar criticamente sobre as questões de direitos desrespeitados dentro e fora da comunidade escolar, a pesquisar e aplicar legislações pertinentes e a expressar suas reivindicações e soluções através dos murais que criam. Além disso, a atividade enfatiza a importância da capacidade de argumentação e expressão de ideias de maneira clara e impactante.

  • Direitos Humanos - fundamentos e importância.
  • Pesquisa de legislação relevante a direitos desrespeitados.
  • Técnicas de argumentação e escrita persuasiva.
  • Fundamentos da expressão artística visual.

Metodologia

A abordagem metodológica para esta atividade será centrada na prática 'Mão-na-massa' e na 'Roda de Debate'. Iniciaremos com uma discussão coletiva para identificar e discutir questões relativas a direitos que necessitam de visibilidade e discussão. Essa abertura permitirá aos alunos expressarem suas opiniões, compartilharem experiências e se inspirarem para a criação dos murais. Em seguida, ao dividirem-se em grupos, terão a tarefa de planejar, pesquisar, escrever e desenhar, aplicando a teoria à prática através da arte. Este aspecto 'mão na massa' possibilita a criação de um ambiente de aprendizagem ativa, no qual os alunos são os principais protagonistas do processo educativo.

  • Roda de Debate para discussão inicial.
  • Trabalho em grupo para a definição de temas e planejamento dos murais.
  • Pesquisa sobre legislações e redação de textos argumentativos.
  • Criação artística dos murais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, realizaremos a Roda de Debate, seguida de discussões em grupo sobre os temas escolhidos. Na segunda sessão, os grupos irão apresentar seus projetos de murais e iniciar a criação artística propriamente dita, com o desenvolvimento de textos e a parte visual dos murais.

  • Aula 1: Roda de Debate e planejamento dos murais (60 minutos)
  • Aula 2: Desenvolvimento e criação dos murais (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo quanto no produto final da atividade. Durante o desenvolvimento dos murais, os alunos serão avaliados quanto à sua participação ativa nas discussões, capacidade de pesquisa e argumentação, cooperação no trabalho em equipe e a criatividade e expressividade de suas criações artísticas. O produto final, o mural, será avaliado quanto à clareza da mensagem, relevância do tema escolhido, qualidade da argumentação textual e impacto visual. A avaliação buscará reconhecer o esforço individual e coletivo em promover uma reflexão sobre direitos humanos e expressá-la criativamente.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como material para a Roda de Debate (círculo de cadeiras, caixa de som para vídeos e apresentações), materiais de arte para os murais (tinta, pincéis, rolos, telas ou paredes preparadas), acesso à internet para pesquisa, além de câmeras ou smartphones para documentação do processo. Esses recursos permitirão aos alunos explorar diferentes meios de expressão e facilitarão a pesquisa, a discussão e a criação artística.

  • Círculo de cadeiras para Roda de Debate.
  • Materiais de arte (tintas, pincéis, rolos, telas).
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Câmeras ou smartphones para documentação do processo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo