Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na rica cultura dos povos originários através de uma abordagem lúdica e educativa. Eles receberão cartões contendo fragmentos de histórias indígenas, porém, com algumas lacunas estratégicas que precisarão ser preenchidas utilizando sinônimos ou pronomes apropriados (anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos), incentivando a aplicação prática de substituições lexicais e pronominais. Após essa etapa, os estudantes se reunirão em grupos para compor um painel coletivo, unindo os cartões de maneira que formem uma narrativa coesa e encantadora. Esta abordagem não somente fomenta a compreensão leitora e a habilidade de escrever com clareza e precisão, mas também enseja uma valiosa apreciação pela cultura e histórias dos povos originários, consolidando o conhecimento de maneira significativa e respeitosa.
Este plano de aula tem como objetivo principal fortalecer a habilidade dos alunos de estabelecer relações coerentes e coesas entre partes de um texto, mediante a aplicação consciente de substituições lexicais e pronomais. Almeja-se que, ao participarem desta atividade, os estudantes desenvolvam maior fluência leitora e amplifiquem sua capacidade de produção de textos estruturados e coesos. Paralelamente, a atividade propõe imergir os alunos no universo cultural dos povos originários, promovendo um rico diálogo entre a aprendizagem da língua e o reconhecimento e valorização das diversas narrativas indígenas presentes no Brasil.
Este plano de aula aborda conteúdos fundamentais do currículo de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se especialmente na competência de estabelecer conexões coerentes e coesas em textos, além de proporcionar um valioso conhecimento intercultural. Visa contribuir para o desenvolvimento da fluência leitora e da habilidade de redação dos alunos, enquanto simultaneamente enriquece seu repertório cultural com as tradições e histórias dos povos originários.
A utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos possibilitará uma experiência dinâmica e participativa. Os alunos serão incentivados a interagir com o material de forma lúdica, o que promove maior engajamento e fixação do conteúdo. O trabalho em grupo para unificar as partes da história em um painel coletivo permitirá o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como a cooperação e o respeito pelas ideias dos outros, além de estimular o pensamento crítico e a criatividade.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão os cartões e iniciarão a discussão e seleção das substituições lexicais e pronomiais. Na segunda aula, os grupos finalizarão os painéis e farão a apresentação para os colegas, seguidos de um debate reflexivo a respeito das narrativas e da cultura indígena apresentada.
A avaliação será processual e observará a participação individual e em grupo dos alunos durante as etapas da atividade. Será considerado o envolvimento dos alunos nas discussões, a habilidade de escolher sinônimos e pronomes apropriados para os textos e a criatividade e coesão na montagem do painel. Além disso, a capacidade de refletir e argumentar sobre a temática indígena durante as apresentações e debates será um importante critério de avaliação. Exemplos específicos de contribuições significativas ou insights particulares durante as discussões em grupo podem ser destacados como parte do feedback para os estudantes.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais básicos, como cartões impressos com os fragmentos das histórias indígenas e espaços para preencher as lacunas, além de canetas ou lápis. Como recursos de apoio, podem ser utilizados livros ou acessos à internet para pesquisas sobre sinônimos e informações adicionais sobre as culturas indígenas abordadas. É fundamental que o educador prepare previamente os cartões, assegurando que os textos sejam variados e enriquecedores.
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