Nesta atividade pedagógica prática, seguindo o modelo da Sala de Aula Invertida, os alunos serão introduzidos ao fascinante mundo do jornalismo investigativo. Antes de chegar à sala de aula, cada aluno terá a responsabilidade de assistir a um documentário ou ler artigos sobre um tema de relevância social, político, ou ambiental, com o objetivo de prepará-los para um papel ativo durante a aula. Ao formarem pequenas equipes em sala, assumirão o papel de jornalistas investigativos, onde deverão elaborar perguntas críticas e pertinentes sobre o tema escolhido. Posteriormente, planejarão e conduzirão uma entrevista com um 'especialista' no tema, papel que será desempenhado por um professor ou estudante do ensino médio. Esta fase da atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades comunicativas, críticas e de pesquisa. Finalizando, cada grupo apresentará suas descobertas e reflexões por meio de uma exposição oral, praticando a tomada de nota eficiente e a hierarquização de informações relevantes obtidas durante a entrevista. Esta atividade não apenas aproxima os alunos da prática jornalística, mas também promove o engajamento com questões atuais, estimulando o pensamento crítico e a cidadania ativa.
Os principais objetivos de aprendizagem desta atividade envolvem o desenvolvimento de competências críticas, de comunicação e colaborativas essenciais não só para o ámbito escolar, mas para a vida em sociedade. Os alunos aprenderão a realizar pesquisas preliminares de forma autônoma, a formular perguntas coerentes e críticas, a conduzir entrevistas, e a apresentar informações de forma organizada e reflexiva. Além disso, esta atividade visa fomentar o respeito mútuo durante os turnos de fala e a capacidade de trabalhar em equipe. Através desta experiência, espera-se que os alunos também desenvolvam uma compreensão mais aprofundada sobre um tema de interesse público e sobre o papel do jornalismo na sociedade.
A proposta da atividade 'O Jornalista Investigativo' insere-se no currículo de Língua Portuguesa com foco no desenvolvimento de competências comunicativas, críticas e de cooperação. Abrangendo o estudo do jornalismo como meio de comunicação e sua importância na sociedade contemporânea, pretende-se que os alunos explorem a coleta, análise e apresentação de informações. Além disso, a atividade proporciona a prática de entrevista e reportagem, elementos centrais no trabalho jornalístico, reforçando a importância da ética e da verificação de fatos no processo de disseminação de informações.
A metodologia aplicada nesta atividade combina a Sala de Aula Invertida com a Roda de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos. Inicialmente, os alunos se preparam de forma independente fora da sala, promovendo a autonomia no aprendizado. Em sala, a formação de pequenos grupos estimula a discussão e troca de ideias. A simulação de entrevistas reforça a prática comunicativa e a capacidade de investigação. As apresentações em grupo dão oportunidade aos alunos de praticar a síntese e a comunicação eficaz de suas descobertas, enquanto recebem feedback imediato de colegas e professores.
A atividade será dividida em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados, e as diretrizes da entrevista discutidas e planejadas. Na segunda aula, as entrevistas serão realizadas e as apresentações das descobertas dos grupos iniciadas.
A avaliação será baseada no envolvimento ativo dos alunos ao longo de toda a atividade, incluindo a participação na preparação inicial, o desenvolvimento da pesquisa, a qualidade das perguntas de entrevista e a habilidade de conduzir a entrevista de maneira respeitosa e produtiva. A exposição oral será avaliada pela capacidade de organizar e apresentar as informações de forma clara e hierarquizada, bem como pela eficácia na comunicação das descobertas. Além disso, será considerado o trabalho em equipe, observando-se a contribuição de cada membro e a colaboração entre os participantes.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso a documentários ou artigos referentes ao tema escolhido, equipamentos de gravação de áudio (caso as entrevistas sejam gravadas), materiais para anotações, e acesso a dispositivos com conexão à internet para pesquisa. Além disso, um espaço adequado para a realização das entrevistas e das apresentações é essencial para criar um ambiente propício ao trabalho investigativo e à comunicação eficaz.
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