O Juiz dos Pontos de Vista

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas e Pontos de Vista

Nesta atividade denominada 'O Juiz dos Pontos de Vista', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma jornada literária, explorando as riquezas e as mudanças de percepção que diferentes pontos de vista podem trazer a uma mesma narrativa. Inicialmente, será fornecido um texto base para a turma, com uma narrativa acessível e intrigante. Após a leitura coletiva, os alunos serão divididos em grupos, e cada grupo receberá a missão de reescrever o texto sob um ponto de vista distinto - seja em primeira pessoa, visão de um personagem secundário, ou mesmo em terceira pessoa, observando aspectos não revelados na narrativa original. As reescritas serão apresentadas em uma Roda de Debate vibrante, onde cada grupo justificará a escolha do seu ponto de vista, defendendo como este enriquece ou altera a compreensão da história. Os alunos, atuando como 'juízes', terão o papel de avaliar os argumentos apresentados, a criatividade e a fidelidade à proposta. Este exercício dinâmico estimula a compreensão profunda dos efeitos dos pontos de vista nas narrativas, além de aprimorar habilidades de argumentação, análise crítica e empatia, permitindo que os estudantes entrem na pele de diferentes personagens e autores.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifacetado, visando não apenas aprimorar a compreensão dos alunos sobre a importância e o impacto dos diferentes pontos de vista em narrativas literárias, mas também desenvolver habilidades essenciais de argumentação, crítica e analítica. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes consigam identificar e diferenciar os efeitos de narrativas redigidas sob diferentes perspectivas, reconheçam a importância da empatia ao assumir outros pontos de vista, e estejam mais capacitados a argumentar e defender suas ideias de forma coerente e fundamentada, fortalecendo assim suas capacidades comunicativas e de interpretação textual.

  • Compreender a importância dos pontos de vista na construção de narrativas
  • Desenvolver habilidades de argumentação e defesa de ideias
  • Aprimorar a capacidade analítica e crítica dos alunos
  • Estimular a empatia ao se colocar no lugar de diferentes personagens
  • Aprofundar a compreensão e interpretação de textos literários

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP19 - Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes tempos e modos verbais, de vozes do verbo (ativa, passiva, reflexiva), bem como de outras estratégias de seleção vocabular e sintática.
  • EF69LP53 - Justificar opiniões, pontos de vista e interpretações, com base em argumentos claros, coerentes, pertinentes e criativos.
  • EF69LP54 - Posicionar-se de maneira crítica, ativa e propositiva diante de informações, valores e práticas sociais, com respeito à diversidade e ao bem comum.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa atividade foi cuidadosamente selecionado para abranger aspectos centrais do currículo de Língua Portuguesa do 7º ano do Ensino Fundamental, focando especialmente na análise literária, compreensão e produção textual, e na habilidade de argumentação. Será discutido o conceito de pontos de vista na literatura, análise de personagens e ambientes sob diferentes perspectivas, e a importância da argumentação baseada em evidências textuais. Este conteúdo visa fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para explorar, entender e manipular narrativas, aprimorando sua capacidade de expressão e interpretação.

  • Conceito e importância dos pontos de vista na narrativa
  • Diferença entre primeira, segunda e terceira pessoa
  • Análise de personagens e ambientes sob diversas perspectivas
  • Estratégias de argumentação e defesa de ideias
  • Leitura crítica e interpretativa de textos

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade, Roda de Debate, propõe uma abordagem participativa e interativa, engajando os alunos em discussões construtivas. Grupos serão formados para permitir uma diversidade de opiniões e análises, culminando na apresentação das reescritas dos textos sob novos pontos de vista. Este método promove não só a compreensão textual e analítica, mas também habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito pelas opiniões alheias, e a capacidade de argumentar e persuadir. A reescrita criativa como parte da tarefa reforça o entendimento da matéria de forma prática e estimula a inovação e criatividade entre os estudantes.

  • Leitura coletiva e discussão inicial do texto base
  • Divisão da turma em grupos e atribuição de pontos de vista específicos para reescrita
  • Processo de reescrita colaborativa
  • Organização e realização da Roda de Debate
  • Avaliação pelos 'juízes' baseando-se em critérios pré-definidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 13 aulas de 60 minutos, permitindo um aprofundamento significativo no tema e garantindo tempo suficiente para todas as fases do projeto, desde a compreensão inicial do texto até as apresentações finais e avaliação. Esta organização assegura um ritmo adequado, favorecendo a absorção do conteúdo e o engajamento dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e leitura do texto base
  • Aulas 2-3: Formação dos grupos e início das reflexões sobre os pontos de vista
  • Aulas 4-7: Atividade de reescrita dos textos em grupos
  • Aulas 8-9: Preparação para a Roda de Debate
  • Aulas 10-12: Roda de Debate
  • Aula 13: Avaliação e feedback

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios claros e objetivos, enfatizando a compreensão e a aplicação dos princípios discutidos durante a atividade. Serão considerados: a criatividade da reescrita, a coerência e fidelidade ao ponto de vista escolhido, a qualidade da argumentação durante a Roda de Debate, e a participação ativa do grupo como um todo. Um sistema de pontos será utilizado para quantificar as contribuições individuais e do grupo, encorajando uma competição saudável e reconhecendo o esforço e a criatividade. Feedback construtivo será dado após a Roda de Debate, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será utilizada uma gama de materiais que vão desde o texto base, que será fornecido em formato impresso ou digital, até recursos multimídia para a Roda de Debate. Recursos adicionais como artigos de apoio, videos explicativos sobre pontos de vista narrativos e técnicas de argumentação serão integrados para enriquecer a experiência de aprendizado e fornecer um suporte amplo ao desenvolvimento dos trabalhos pelos alunos.

  • Texto base para leitura e análise
  • Acesso a computadores ou tablets para pesquisa e redação dos textos
  • Quadro branco e marcadores para anotações e brainstorming
  • Projetor multimídia para apresentações na Roda de Debate
  • Guias e material de apoio sobre técnica de argumentação e análise literária

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