O laboratório do parágrafo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, interpretação e produção de texto

Esta atividade, denominada 'O laboratório do parágrafo', tem como objetivo engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na leitura crítica de artigos de opinião ou editoriais sobre temas atuais e de interesse geral. Antes da aula, espera-se que cada aluno tenha lido um artigo de sua escolha, fazendo anotações e destacando os argumentos principais apresentados pelo autor. Durante a atividade em sala de aula, os alunos serão divididos em duplas para que possam compartilhar suas compreensões, discutir as diferentes perspectivas apresentadas nos artigos e sintetizar, em conjunto, as ideias centrais em um parágrafo conciso, utilizando suas próprias palavras e incluindo citações de forma apropriada. Este processo não somente aprimora a habilidade de síntese e argumentação dos estudantes, como também promove a capacidade de diálogo e a construção colaborativa do conhecimento, sendo uma prática alinhada com a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito central desta atividade é desenvolver competências críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes não apenas compreender argumentos complexos encontrados em textos opinativos, mas também articulá-los de forma coesa e coerente. Busca-se estimular a capacidade de análise textual, promovendo o diálogo e o pensamento crítico, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade. Além disso, ao propor a produção de um parágrafo síntese em duplas, pretende-se cultivar habilidades sociais de negociação, de escuta ativa e de articulação colaborativa de ideias, potencializando o aprendizado e a capacidade de expressão escrita.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão textual
  • Fomentar a capacidade de síntese e produção textual a partir de argumentos complexos
  • Promover o diálogo, a escuta ativa e a construção colaborativa de conhecimento
  • Estimular o uso apropriado de citações em produções textuais
  • Aprimorar a argumentação escrita e oral dos alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP22: Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos irão explorar a estrutura e os elementos constituintes de artigos de opinião e editoriais, praticando a leitura crítica e ativa. Será dada especial atenção à identificação de argumentos, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e à capacidade de síntese. Também serão abordadas técnicas para o uso eficaz de citações, como forma de enriquecer a produção textual e torná-la mais fundamentada.

  • Leitura crítica de textos opinativos
  • Identificação e análise de argumentos
  • Técnicas de síntese textual
  • Uso de citações em produções textuais

Metodologia

Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão encorajados a se tornarem protagonistas no seu processo de aprendizagem. O trabalho prévio de leitura e anotação serve como preparação para a aula, onde o foco estará na interação, discussão e construção colaborativa do conhecimento. Por meio de diálogos em duplas, os alunos serão desafiados a confrontar perspectivas, sintetizar ideias e elaborar um parágrafo conciso que reflita sua compreensão mútua sobre o tema abordado.

  • Preparação pré-aula com leitura e anotação
  • Discussão em duplas para compartilhamento de ideias
  • Síntese colaborativa de ideias centrais em um parágrafo
  • Uso de citações como suporte argumentativo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está programada para ser realizada em uma única aula de aproximadamente 190 minutos, conforme a divisão recomendada. A sessão iniciará com uma breve introdução sobre os objetivos e diretrizes da atividade, seguida pela formação das duplas, momento de discussão e trabalho colaborativo para a produção do parágrafo conclusivo.

  • Aula 1: Introdução, formação de duplas, discussão, síntese e apresentação dos parágrafos.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na análise da capacidade dos alunos de sintetizar as ideias principais dos artigos lidos em um parágrafo conciso e bem estruturado, considerando a clareza da argumentação, a habilidade de promover uma discussão equilibrada e fundamentada, assim como o uso adequado de citações. A participação e o engajamento durante a fase de discussão em duplas também serão critérios avaliativos importantes, buscando identificar a capacidade de escuta ativa, contribuição construtiva ao dialogo e cooperação na construção do parágrafo final. Exemplos de parágrafos bem-elaborados serão discutidos em sala, fornecendo feedbacks construtivos para o aprimoramento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário acesso a uma variedade de artigos de opinião e editoriais sobre temas atuais e de interesse geral. Além disso, o uso de cadernos, lápis e borrachas para o processo de anotação e síntese, além de um quadro para a organização das ideias em sala de aula. O ambiente deve ser disposto de modo a facilitar a interação entre as duplas, promovendo um espaço aberto e convidativo ao diálogo.

  • Seleção de artigos de opinião e editoriais
  • Cadernos, lápis e borrachas
  • Quadro branco e marcadores
  • Disposição da sala que favoreça o trabalho em duplas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo