Oficina de Escritores Mirins

Desenvolvida por: Adailz… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e produção textual a partir de contos e crônicas brasileiras

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao universo da literatura brasileira por meio da leitura individual de contos e crônicas de autores renomados em casa. Esta preparação prévia é essencial para a próxima etapa, que ocorrerá na sala de aula, onde os estudantes, organizados em pequenos grupos, discutirão as principais temáticas, personagens e elementos narrativos presentes nos textos escolhidos. Essa imersão nos textos permitirá que cada aluno, posteriormente, produza um texto próprio, inspirado na obra selecionada. Esse novo texto poderá ser uma continuação da história original, uma reinterpretação dos eventos sob um novo ponto de vista, ou até mesmo uma obra que mantenha um diálogo temático com o texto original. Os trabalhos finais serão compartilhados com o resto da turma, proporcionando uma rica oportunidade para análise coletiva e recebimento de feedbacks construtivos. Esta abordagem não apenas estimula a leitura e a escrita criativa, mas também promove habilidades de comunicação, interpretação e crítica literária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é motivar os alunos a explorarem a literatura brasileira, desenvolvendo habilidades de compreensão leitora e expressão escrita. Por meio da leitura de contos e crônicas, espera-se que os estudantes aprimorem sua capacidade de análise literária, identificando temas, personagens e recursos narrativos. A discussão em grupo visa fomentar a troca de ideias e pontos de vista, enriquecendo a experiência de aprendizado. Posteriormente, a escrita de um texto inspirado nas leituras trabalha tanto a criatividade quanto a habilidade de escrita, incentivando os alunos a colocarem em prática as técnicas literárias observadas. Por fim, o compartilhamento dos textos tem o objetivo de desenvolver a capacidade de dar e receber feedbacks construtivos, além de promover a apreciação pela diversidade de interpretações e criações literárias entre seus pares.

  • Explorar a literatura brasileira, com foco em contos e crônicas.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise literária.
  • Fomentar a escrita criativa, permitindo aos alunos experimentar com diferentes estilos e perspectivas textuais.
  • Promover a capacidade de discussão, troca de ideias e argumentação.
  • Incentivar a prática de feedback construtivo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF69LP29 - Utilizar, ao produzir texto, as marcas linguísticas adequadas que constroem a caracterização do narrador e das personagens.
  • EF69LP52 - Analisar recursos expressivos da linguagem poética, considerando a sonoridade e o ritmo.
  • EF69LP53 - Relacionar um texto a contextos de circulação, históricos, políticos, sociais e culturais.
  • EF69LP54 - Engajar-se pessoal e coletivamente em práticas de leitura e produção de textos, considerando a responsabilidade social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta oficina está centrado na análise literária e na produção textual inspirada em contos e crônicas de autores brasileiros. Os alunos serão introduzidos a conceitos-chave da narrativa, como tema, personagem, ponto de vista, enredo, cenário e conflito. Através de leituras dirigidas e discussões em grupo, os estudantes terão a oportunidade de desvendar os vários elementos que compõem um texto literário, bem como as técnicas utilizadas por escritores para transmitir suas mensagens e emoções. Esse entendimento será crucial para a etapa de produção textual, onde os alunos aplicarão os conceitos aprendidos na criação de seus próprios textos, explorando sua criatividade e expressão individual.

  • Leitura e interpretação de contos e crônicas brasileiras.
  • Elementos da narrativa: tema, personagem, ponto de vista, enredo, cenário, conflito.
  • Técnicas de produção textual e criativa.
  • A arte de dar e receber feedback construtivo.
  • Relação entre contexto sociocultural e literatura.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão a responsabilidade inicial de ler as obras selecionadas em casa. Esta pré-leitura possibilita que as aulas se concentrem no debate, análise e produção textual baseada nas obras estudadas. Em classe, facilitarei discussões em pequenos grupos para explorar os temas, personagens e construções narrativas. Tal abordagem estimula a participação ativa dos alunos, fomenta o pensamento crítico e a colaboração. As atividades de escrita serão guiadas, com ênfase na experimentação e no uso de técnicas literárias observadas durante as leituras. Feedbacks construtivos serão tanto entre pares quanto realizados pelo professor, garantindo um ambiente de aprendizado suportivo e estimulante.

  • Leitura prévia individual de obras literárias.
  • Discussões em pequenos grupos sobre os textos lidos.
  • Atividades de escrita criativa baseadas nos textos estudados.
  • Sessões de compartilhamento dos textos produzidos, seguidas por feedback.
  • Análise coletiva das obras e das produções dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se desenrolará ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerão as discussões em pequenos grupos sobre os textos lidos previamente em casa, seguidas de um início à atividade de escrita criativa. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos, preparação para o compartilhamento e, por fim, a sessão de compartilhamento e feedback entre os alunos. Este cronograma permite um balanceamento entre a análise literária e a produção textual, enfatizando a importância de ambos os aspectos no processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Discussões em grupos e início da escrita criativa.
  • Aula 2: Finalização da escrita, compartilhamento de textos e feedback.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no engajamento dos alunos nas discussões em grupo quanto na qualidade e criatividade dos textos produzidos. Cada aluno receberá feedback detalhado sobre seu texto, considerando aspectos como coerência, coesão, originalidade, e uso adequadado dos elementos narrativos estudados. Além disso, a habilidade de dar e receber feedback construtivo também será considerada, valorizando o desenvolvimento de competências interpessoais. Será utilizado um rubrica de avaliação, que detalha os critérios e níveis de desempenho para cada aspecto avaliado, garantindo transparência e justeza no processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como uma seleção de contos e crônicas brasileiros dígitais ou impressos, acesso a internet para pesquisas complementares e espaços adequados para discussões em grupo. Além disso, materiais para a escrita, tais como papel e canetas, ou dispositivos digitais, caso os textos sejam produzidos eletronicamente. A disponibilização de exemplos de obras literárias que se alinhem aos interesses e ao nível de compreensão dos alunos do 7º ano será crucial para o sucesso da atividade, bem como o ambiente acolhedor e estimulante para a troca de ideias e a expressão criativa.

  • Seleção de contos e crônicas de autores brasileiros.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Espaço adequado na sala de aula para grupos de discussão.
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis) ou dispositivos digitais.
  • Rúbricas de avaliação para feedback.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo