Oficina de Gramática Viva

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática Contextualizada

A Oficina de Gramática Viva é uma proposta de atividade escolar prática e dinâmica, que busca remover a gramática do contexto tradicional de sala de aula e posicioná-la no ambiente escolar real e cotidiano dos alunos. Divididos em pequenos grupos, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma caça ao tesouro pela escola, onde cada pista encontrada os desafiará a identificar e classificar elementos gramaticais como substantivos, adjetivos, e tempos verbais, em situações reais, encontradas em placas, avisos e rotinas escolares. Tais pistas conduzirão à realização de tarefas práticas de produção textual, exigindo que os alunos apliquem os conceitos gramaticais identificados. Desta forma, a atividade busca tornar o aprendizado da gramática uma experiência concreta, interativa e significativa para os alunos, fortalecendo seu entendimento e capacidade de aplicar tais conhecimentos no dia a dia.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da Oficina de Gramática Viva é favorecer a aprendizagem ativa e significativa da linguagem, através da identificação e compreensão de categorias gramaticais e suas funções em contextos reais. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, análise e síntese, ao relacionar os elementos gramaticais estudados com sua utilização cotidiana, além de promover o trabalho em equipe, a exploracidade e a capacidade de resolver problemas através de pistas. A atividade visa também estimular a criatividade e a produção textual, convidando os alunos a aplicarem os conceitos identificados em suas próprias criações textuais, fortalecendo assim a compreensão e a aplicação prática do conhecimento gramatical.

  • Identificar e classificar diferentes categorias gramaticais em contextos reais.
  • Desenvolver habilidades de observação, análise e síntese.
  • Estimular a criatividade e produção textual.
  • Promover o trabalho em equipe e habilidades de resolução de problemas.
  • Fortalecer a compreensão e aplicação prática do conhecimento gramatical.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP03: Identificar e classificar substantivos (comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos) e adjetivos (pátrios, locativos, relacionais) em textos de diferentes gêneros discursivos.
  • EF07LP06: Reconhecer e empregar os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) nas modalidades do indicativo, subjuntivo e imperativo, de acordo com a situação comunicativa.
  • EF07LP10: Reconhecer e empregar, em situações de produção textual, os mecanismos de coesão (pronominal, sequencial e lexical).
  • EF07LP11: Mobilizar recursos para a construção da coerência e da coesão textuais.
  • EF07LP12: Analisar, sob orientação do professor, os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros.

Conteúdo Programático

A atividade Oficina de Gramática Viva alinha-se ao conteúdo programático do 7º ano do Ensino Fundamental, centrado na gramática contextualizada. Através de uma caça ao tesouro gramatical, a atividade proporciona a imersão dos alunos no universo gramatical presente no cotidiano escolar, promovendo a identificação e aplicação de categorias gramaticais como substantivos, adjetivos, e tempos verbais em contextos reais. Adicionalmente, a tarefa de produção textual subsequente reforça a prática de escrita, coesão e coerência textuais, elementos essenciais à competência linguística.

  • Categorias gramaticais: substantivos, adjetivos, tempos verbais.
  • Identificação e classificação de elementos gramaticais em contextos reais.
  • Prática de produção textual focada na aplicação dos conceitos gramaticais.
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas por meio de pistas.
  • Mecanismos de coesão e coerência textual.

Metodologia

A metodologia da Oficina de Gramática Viva será estruturada com base em atividades mão-na-massa, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Inicialmente, será realizada uma introdução conceitual em sala, seguida pela caça ao tesouro nas dependências da escola, onde os alunos, divididos em equipes, buscarão pistas e identificarão conceitos gramaticais em contextos naturais. Após a coleta de pistas, os grupos retornarão à sala para discussão e compartilhamento das descobertas, finalizando com a produção de textos que apliquem os conceitos encontrados, estimulando assim uma aprendizagem ativa, colaborativa e contextualizada.

  • Introdução teórica dos conceitos gramaticais em sala de aula.
  • Caça ao tesouro na escola para identificação de categorias gramaticais.
  • Discussão em grupo das pistas encontradas e conceitos identificados.
  • Produção textual individual ou em grupo aplicando os conceitos gramaticais.
  • Utilização de métodos ativos como sala de aula invertida para revisão e aprofundamento dos conceitos.

Aulas e Sequências Didáticas

A Oficina de Gramática Viva será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos, divididas em duas partes. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos e a organização dos grupos para a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à discussão das descobertas e à produção textual baseada nos conceitos identificados, estimulando uma reflexão coletiva e a aplicação prática do conhecimento.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Discussão das pistas e produção textual.

Avaliação

A avaliação da Oficina de Gramática Viva se dará tanto pelo processo de participação e engajamento dos alunos durante a caça ao tesouro quanto pela qualidade dos textos produzidos. Serão avaliados critérios como aplicação correta dos conceitos gramaticais, criatividade, coesão e coerência textual, além da capacidade de trabalho em equipe e contribuição individual. A atividade proporcionará uma visão integral da aprendizagem dos alunos, destacando não apenas o conhecimento teórico, mas também a habilidade de aplicá-lo de forma prática e colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da Oficina de Gramática Viva, serão necessários materiais simples e acessíveis, como fichas impressas com pistas e instruções, canetas e papéis para anotações, além do acesso às áreas comuns e salas de aula da escola. Recursos digitais, como tablets ou smartphones, podem ser utilizados para documentar e apoiar a busca de pistas, aumentando o engajamento dos alunos e proporcionando um recurso adicional para a revisão e compartilhamento das descobertas.

  • Fichas impressas com pistas e instruções.
  • Canetas e papéis para anotações.
  • Tablets ou smartphones para documentação (opcional).
  • Acesso às áreas comuns e salas de aula da escola.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo