A Oficina de Gramática Viva é uma proposta de atividade escolar prática e dinâmica, que busca remover a gramática do contexto tradicional de sala de aula e posicioná-la no ambiente escolar real e cotidiano dos alunos. Divididos em pequenos grupos, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental irão participar de uma caça ao tesouro pela escola, onde cada pista encontrada os desafiará a identificar e classificar elementos gramaticais como substantivos, adjetivos, e tempos verbais, em situações reais, encontradas em placas, avisos e rotinas escolares. Tais pistas conduzirão à realização de tarefas práticas de produção textual, exigindo que os alunos apliquem os conceitos gramaticais identificados. Desta forma, a atividade busca tornar o aprendizado da gramática uma experiência concreta, interativa e significativa para os alunos, fortalecendo seu entendimento e capacidade de aplicar tais conhecimentos no dia a dia.
O objetivo da Oficina de Gramática Viva é favorecer a aprendizagem ativa e significativa da linguagem, através da identificação e compreensão de categorias gramaticais e suas funções em contextos reais. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de observação, análise e síntese, ao relacionar os elementos gramaticais estudados com sua utilização cotidiana, além de promover o trabalho em equipe, a exploracidade e a capacidade de resolver problemas através de pistas. A atividade visa também estimular a criatividade e a produção textual, convidando os alunos a aplicarem os conceitos identificados em suas próprias criações textuais, fortalecendo assim a compreensão e a aplicação prática do conhecimento gramatical.
A atividade Oficina de Gramática Viva alinha-se ao conteúdo programático do 7º ano do Ensino Fundamental, centrado na gramática contextualizada. Através de uma caça ao tesouro gramatical, a atividade proporciona a imersão dos alunos no universo gramatical presente no cotidiano escolar, promovendo a identificação e aplicação de categorias gramaticais como substantivos, adjetivos, e tempos verbais em contextos reais. Adicionalmente, a tarefa de produção textual subsequente reforça a prática de escrita, coesão e coerência textuais, elementos essenciais à competência linguística.
A metodologia da Oficina de Gramática Viva será estruturada com base em atividades mão-na-massa, aprendizagem baseada em projetos e sala de aula invertida. Inicialmente, será realizada uma introdução conceitual em sala, seguida pela caça ao tesouro nas dependências da escola, onde os alunos, divididos em equipes, buscarão pistas e identificarão conceitos gramaticais em contextos naturais. Após a coleta de pistas, os grupos retornarão à sala para discussão e compartilhamento das descobertas, finalizando com a produção de textos que apliquem os conceitos encontrados, estimulando assim uma aprendizagem ativa, colaborativa e contextualizada.
A Oficina de Gramática Viva será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos, divididas em duas partes. Na primeira aula, será feita a introdução dos conceitos e a organização dos grupos para a caça ao tesouro. A segunda aula será dedicada à discussão das descobertas e à produção textual baseada nos conceitos identificados, estimulando uma reflexão coletiva e a aplicação prática do conhecimento.
A avaliação da Oficina de Gramática Viva se dará tanto pelo processo de participação e engajamento dos alunos durante a caça ao tesouro quanto pela qualidade dos textos produzidos. Serão avaliados critérios como aplicação correta dos conceitos gramaticais, criatividade, coesão e coerência textual, além da capacidade de trabalho em equipe e contribuição individual. A atividade proporcionará uma visão integral da aprendizagem dos alunos, destacando não apenas o conhecimento teórico, mas também a habilidade de aplicá-lo de forma prática e colaborativa.
Para a realização da Oficina de Gramática Viva, serão necessários materiais simples e acessíveis, como fichas impressas com pistas e instruções, canetas e papéis para anotações, além do acesso às áreas comuns e salas de aula da escola. Recursos digitais, como tablets ou smartphones, podem ser utilizados para documentar e apoiar a busca de pistas, aumentando o engajamento dos alunos e proporcionando um recurso adicional para a revisão e compartilhamento das descobertas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula