Palavras que Marcam: Um Debate sobre Bullying

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Educação Socioemocional
Temática: Bullying e Resolução de Conflitos

Esta atividade educativa propõe uma abordagem prática e reflexiva sobre o tema do bullying, buscando desenvolver nos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a capacidade de identificação, análise crítica e formulação de estratégias de enfrentamento ao bullying. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para lerem uma matéria selecionada que aborde diferentes aspectos e pontos de vista sobre o bullying. Após a leitura, cada grupo terá a tarefa de criar um breve resumo ou uma representação gráfica (como uma nuvem de palavras) sobre o conteúdo absorvido. A atividade culminará em uma roda de debate, onde cada grupo compartilhará suas percepções e discutirá soluções possíveis para combater o bullying, com ênfase na prática do respeito aos turnos de fala e na formulação de perguntas coerentes aos demais colegas. O objetivo é fomentar a empatia, o respeito mútuo e a habilidade de argumentação construtiva entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito desta atividade é sensibilizar os alunos para as diferentes dimensões e impactos do bullying, promovendo um ambiente de empatia, respeito e diálogo construtivo. Por meio do trabalho em grupo, leitura crítica e discussões orientadas, os estudantes desenvolverão habilidades importantes como a capacidade de síntese e representação gráfica das informações, respeito aos turnos de fala, habilidade de formular perguntas relevantes e proposição de soluções aos problemas abordados. Este conjunto de habilidades visa não apenas combater o bullying, mas também fomentar relações saudáveis e construtivas entre os alunos.

  • Desenvolver empatia e respeito mútuo entre os alunos
  • Fomentar a capacidade de argumentação construtiva
  • Praticar o respeito aos turnos de fala e a formulação de perguntas coerentes
  • Promover a análise crítica de textos e representação gráfica das informações
  • Estimular a busca de soluções colaborativas para o problema do bullying

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

Conteúdo Programático

A atividade será coordenada para abordar temáticas em torno do bullying, suas dinâmicas, impactos e soluções possíveis, dentro de uma perspectiva crítica e reflexiva. Focará em desenvolver habilidades de leitura, composição de sínteses, argumentação, respeito mútuo e empatia. A seleção de material de leitura e a organização da roda de debate são peças-chave para alcançar os objetivos, permitindo a expressão de diferentes pontos de vista e a prática de habilidades sociocomunicativas essenciais.

  • Definição e tipos de bullying
  • Impactos do bullying no bem-estar dos alunos
  • Estratégias de prevenção e enfrentamento ao bullying
  • Exercícios de empatia e respeito
  • Técnicas de argumentação e debate

Metodologia

A metodologia desta atividade inclui a leitura compartilhada e discussão em grupo para fomentar a compreensão crítica do tema, seguido pela criação de resumos ou representações gráficas e a realização de uma roda de debate. Estas estratégias metodológicas ativas visam engajar os alunos no processo educativo de maneira mais efetiva, permitindo-lhes aplicar conceitos estudados na prática e desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico.

  • Leitura compartilhada
  • Criação de resumos ou representações gráficas
  • Roda de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema, realizarão a leitura do material selecionado e começarão a trabalhar em seus resumos ou representações gráficas. A segunda parte da atividade, ocorrendo na primeira metade da aula seguinte, será dedicada à roda de debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema e leitura do material (40 minutos)
  • Aula 2: Conclusão do trabalho em grupo e roda de debate (20 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões, na qualidade dos resumos ou representações gráficas produzidas e na contribuição individual para o debate final. Será valorizada a capacidade de argumentação, o respeito aos turnos de fala e a formulação de perguntas e soluções relevantes. O processo avaliativo buscará reconhecer tanto o esforço colaborativo quanto individuais significativos na construção de um ambiente positivo e construtivo de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem a matéria selecionada sobre bullying, materiais para criação de resumos ou representações gráficas (papel, canetas, marcadores, acesso a computadores ou tablets, se possível) e um espaço apropriado para a realização da roda de debate, garantindo a participação de todos os alunos de forma confortável e respeitosa.

  • Material de leitura sobre bullying
  • Materiais para criação de resumos ou representações
  • Espaço adequado para a roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo