Podcast Escolar: Vozes da Juventude

Desenvolvida por: Vera E… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Midiática

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo da produção midiática através da criação de um podcast. Os temas abordarão assuntos de seu interesse, tais como cultura pop, ciência, esportes, entre outros, buscando sempre uma abordagem condizente com a perspectiva juvenil. Após a divisão em equipes, os estudantes terão a tarefa de planejar os episódios de seus podcasts, o que inclui a definição de pautas, a escolha de convidados - que poderão ser professores, alunos ou especialistas externos - e a organização de segmentos, como entrevistas, debates e notícias curtas. Cada equipe assumirá a responsabilidade total sobre o processo de produção, abrangendo desde a roteirização até a publicação online do podcast. Esta atividade visa estimular competências fundamentais, como pesquisa, roteirização, técnicas de entrevista e edição de áudio, além de fomentar a expressão criativa e a apropriação de meios digitais para fins de produção midiática, tudo isso de uma maneira prática e engajadora, acompanhando a metodologia ativa 'Mão-na-massa'.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de produção de conteúdo midiático, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o domínio de tecnologias digitais. Ao criar podcasts sobre temas de interesse juvenil, os alunos poderão praticar a pesquisa, a roteirização, técnicas de entrevista e edição de áudio, contribuindo não apenas para a sua formação crítica, como cidadãos, mas também permitindo o desenvolvimento de competências digitais. Esta atividade pretende também incentivar a expressão individual e coletiva dos alunos, proporcionando um espaço para que eles possam discutir temas relevantes para seu universo, melhorando assim suas habilidades de comunicação e argumentação.

  • Desenvolver habilidades de produção de conteúdo em mídias digitais.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas.
  • Promover a expressão criativa e a articulação de ideias.
  • Incentivar o uso ético e responsável das tecnologias da informação.
  • Fomentar o desenvolvimento de competências digitais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade gira em torno do processo de produção de um podcast, desde a concepção da ideia até a publicação e divulgação do produto final. Os alunos explorarão conceitos e práticas de roteirização, gravação, edição de áudio e estratégias de entrevista. Além disso, serão estimuladas discussões sobre a escolha responsável de temas e a importância da ética na produção de conteúdo digital. A metodologia 'Mão-na-massa' será essencial para a vivência prática de cada etapa, propiciando um aprendizado ativo e significativo.

  • Introdução ao podcasting e escolha dos temas.
  • Planejamento de episódios e roteirização.
  • Técnicas de gravação e edição de áudio.
  • Preparação para entrevistas e escolha de convidados.
  • Publicação e divulgação do podcast.

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada ao longo de toda a atividade, permitindo que os alunos aprendam pela prática. Em cada fase do projeto, desde a concepção da ideia até a publicação do podcast, os estudantes serão incentivados a explorar as ferramentas digitais à disposição, a colaborar entre si e a tomar decisões críticas sobre o conteúdo e a forma de seus episódios. Esta abordagem prática não apenas facilita a aprendizagem das técnicas necessárias para a produção de mídia digital, mas também promove o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como comunicação eficaz, trabalho em equipe e resolução de problemas.

  • Brainstorming para escolha de temas.
  • Workshops sobre técnicas de gravação e edição.
  • Sessões de prática de entrevistas com convidados.
  • Reuniões de equipe para planejamento e avaliação.
  • Uso de softwares de edição de áudio.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 1 horas, divididas em 1.5 aulas de 40 minutos cada. Esta distribuição permitirá uma imersão gradativa dos alunos no projeto, dando espaço para a exploração, aprendizagem e revisão de cada etapa da produção do podcast.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação de equipes.
  • Aula 2: Planejamento dos episódios e início da roteirização.
  • Aula 3: Workshops sobre gravação e edição.
  • Aula 4: Práticas de entrevista e gravação.
  • Aula 5: Edição final e preparação para publicação.

Avaliação

A avaliação deste projeto se dará de forma formativa e sumativa, levando em conta tanto o processo de aprendizagem quanto o produto final. Os alunos serão avaliados individualmente e em equipe, considerando a contribuição para o trabalho em grupo, a participação ativa nas etapas de produção do podcast e a qualidade técnica e criativa do episódio final. Critérios como clareza no roteiro, habilidade na edição de áudio, eficácia na condução de entrevistas e relevância do tema escolhido também serão considerados na avaliação. Exemplos de produtos entregáveis para avaliação incluem a gravação do podcast, o roteiro e um relatório de produção, detalhando as escolhas feitas pela equipe durante o processo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização deste projeto incluem acesso a computadores com softwares de edição de áudio, microfones, fones de ouvido e uma conexão estável com a internet. Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio, como tutoriais de edição de áudio e guias de entrevista. O aproveitamento de recursos online gratuitos, como bancos de sons e músicas de licença livre, também será incentivado, permitindo que os alunos explorem uma ampla gama de ferramentas digitais disponíveis para a produção de mídia.

  • Computadores com softwares de edição de áudio.
  • Microfones e fones de ouvido.
  • Acesso à internet.
  • Materiais de apoio e tutoriais.
  • Biblioteca de sons e músicas de licença livre.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo