Poesia ao Vivo: Slam de Leitura

Desenvolvida por: Sirlan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e Expressão Pessoal

A atividade 'Poesia ao Vivo: Slam de Leitura' visa promover um ambiente de expressão e apreciação poética similar aos conhecidos 'poetry slams'. Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental poderão escolher poemas de forma livre ou fixa, como sonetos e cordéis, para lerem em frente à turma. Esta atividade proporcionará a cada estudante a chance de transmitir sua interpretação pessoal do poema através da leitura, permitindo, se desejarem, a incorporação de elementos performáticos. Após cada apresentação, a classe engajará em discussões coletivas sobre a escolha do poema, os sentimentos suscitados, e a relevância pessoal do mesmo. Ao encorajar os alunos a explorarem a poesia sob diversas perspectivas, a atividade fomenta a expressão individual, a valorização da arte poética e o respeito pelas diversas interpretações literárias, cultivando um ambiente de aprendizagem ativo e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal estimular o interesse e a apreciação pela poesia, promovendo a habilidade de expressão e interpretação dos alunos do 7º ano. Além disso, busca-se incentivar a capacidade crítica e reflexiva em relação à literatura, bem como a habilidade de falar em público e expressar suas ideias de forma coerente e criativa. Ao envolver os alunos em um processo ativo de escolha, preparação e apresentação de poemas, objetiva-se também fomentar o desenvolvimento de habilidades de leitura e compreensão textual, além de estimular a apreciação pela diversidade literária e a construção de um ambiente acolhedor para a expressão individual.

  • Estimular o interesse e apreciação pela poesia e literatura.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e expressão pessoal.
  • Promover a habilidade de falar em público e a expressão criativa.
  • Incentivar a discussão, reflexão crítica e apreciação pela diversidade literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

A poesia como meio de expressão artística e pessoal é o elemento central desta atividade prática. Exploramos o vasto universo poético que inclui desde poemas de forma livre, que quebram as convenções estruturais tradicionais, até formas fixas como sonetos e cordéis, estabelecendo um espectro de expressão que abrange tanto a liberdade criativa quanto a disciplina estilística. A atividade é fundamentada na metodologia ativa, onde o aluno é o protagonista de seu aprendizado, sendo encorajado a escolher, interpretar e apresentar os poemas, além de participar ativamente das discussões, contribuindo para um ambiente de aprendizagem colaborativa.

  • Conceitos básicos de poesia e análise literária.
  • Elementos de performance e expressão criativa em leituras poéticas.
  • Técnicas de discussão e argumentação em ambientes coletivos.

Metodologia

A metodologia da atividade envolve uma abordagem ativa e participativa, incentivando os alunos a tomarem iniciativa na escolha e interpretação dos poemas. A preparação para as apresentações em classe servirá como uma oportunidade para que os estudantes expliquem suas escolhas poéticas, incorporando, se desejado, elementos performáticos que enriquecem a experiência de aprendizado. As discussões subsequentes às apresentações são fundamentais para a reflexão coletiva sobre a literatura, sentimentos evocados e relevância pessoal, permitindo uma troca rica de perspectivas e aprimoramento da capacidade crítica e argumentativa.

  • Seleção de poemas por parte dos alunos.
  • Preparação e ensaio das apresentações individuais.
  • Avaliação coletiva e discussão após cada apresentação.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução aos objetivos, metodologia e organização do Slam de Poesia, seguida da escolha e preparação dos poemas pelos alunos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos alunos e às discussões reflexivas acerca dos poemas apresentados, permitindo uma imersão profunda na experiência poética e interpretativa.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, escolha e preparação dos poemas.
  • Aula 2: Apresentações dos alunos e discussões reflexivas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Poesia ao Vivo: Slam de Leitura' considerará diversos aspectos, incluindo a escolha do poema e a profundidade da interpretação pessoal demonstrada na apresentação. A habilidade de envolver a audiência e a originalidade na incorporação de elementos performáticos também serão levadas em conta. As contribuições nas discussões após as apresentações, refletindo a compreensão e a apreciação pelas distintas interpretações, serão essenciais para a avaliação. Será encorajada uma abordagem formativa, buscando o desenvolvimento contínuo do aluno em vez de apenas classificar seu desempenho. Feedback constructivo será oferecido para apoiar a melhoria e o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como data show para eventual exibição de poemas visuais ou vídeo-poemas, acesso à internet para pesquisa de obras, além de espaço físico adequado para as apresentações. Materiais como microfone e caixas de som podem enriquecer a experiência, permitindo uma performance mais imersiva. Uma biblioteca de poemas impressos e acessos a sites literários também serão providenciados para auxiliar os alunos na escolha de seus textos.

  • Data show e acesso à internet.
  • Microfone e caixas de som (opcional).
  • Biblioteca de poemas e acesso a recursos online.
  • Espaço adequado para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo