Poetas e suas Figuras de Linguagem

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração de figuras de linguagem em poemas

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos para explorar poemas de diferentes autores. Cada grupo receberá um poema e deverá identificar e analisar as figuras de linguagem presentes, explicando seus efeitos de sentido. Posteriormente, apresentarão suas análises para a turma. Essa atividade estimula a leitura crítica e o entendimento dos mecanismos poéticos, além de promover habilidades de apresentação oral e trabalhar com a diversidade de opiniões ao receber feedback dos colegas. Os alunos aprenderão a identificar figuras de linguagem como comparação, metáfora, e metonímia, e a analisar como essas figuras influenciam o significado do poema. A apresentação incentiva a prática de habilidades de comunicação e a capacidade de argumentação, essenciais para o desenvolvimento cognitivo e social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam desenvolver a capacidade dos alunos de identificar e interpretar figuras de linguagem, promovendo uma compreensão mais profunda de textos poéticos. Com a análise dos efeitos de sentido das figuras de linguagem, os alunos aprimoram suas habilidades críticas e argumentativas, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico. A atividade também promove o aprendizado colaborativo, essencial para a formação de competências sociais, e encoraja o protagonismo estudantil ao permitir que os alunos escolham a abordagem de suas apresentações.

  • Identificar diferentes figuras de linguagem em poemas.
  • Analisar os efeitos de sentido das figuras de linguagem.
  • Desenvolver habilidades de apresentação oral e argumentação.
  • Fomentar leitura crítica e a interpretação literária.
  • Promover o trabalho colaborativo e o respeito à diversidade de opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF67LP38) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia.
  • (EF67LP39) Participar de discussões sobre textos literários, argumentando e debatendo sobre suas interpretações.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a identificação e interpretação de figuras de linguagem, como metáfora, comparação e metonímia, presentes em obras poéticas. Além disso, foca-se no entendimento dos efeitos de sentido proporcionados por essas figuras em diversos contextos literários, estimulando a capacidade de leitura crítica e a apreciação literária. A atividade abordagem cooperativa, baseada em projetos, potencializa o engajamento dos alunos, proporcionando uma aprendizagem significativa e enraizada na prática de análise literária.

  • Conceito de figuras de linguagem: metáfora, comparação, metonímia.
  • Análise dos efeitos de sentido em poemas.
  • Prática de leitura crítica e interpretação literária.
  • Discussão em grupo e apresentação oral de análises.
  • Feedback e respeito à diversidade de opiniões.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade será colaborativa e centrada no aluno, promovendo a aprendizagem ativa por meio de discussões em grupo e apresentações orais. A atividade é dividida em etapas que incluem a leitura individual, análise em grupo e síntese em apresentações coletivas. Esta abordagem está alinhada com metodologias ativas que estimulam a participação ativa dos alunos, respeitando diferentes ritmos e estilos de aprendizagem e promovendo um ambiente de inclusão e equidade.

  • Divisão dos alunos em grupos heterogêneos.
  • Leitura e análise coletiva de poemas.
  • Identificação de figuras de linguagem.
  • Apresentações orais em classe.
  • Discussões e feedback entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Iniciaremos com a introdução da tarefa e divisão dos grupos. O tempo será alocado para leitura e análise dos poemas em grupos, seguido de apresentações e discussão coletiva. Cada grupo apresentará suas descobertas e receberá feedback dos colegas, promovendo uma troca rica de ideias e estimulando o protagonismo estudantil.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão dos grupos, leitura e discussão dos poemas, identificando figuras de linguagem, conclusão com apresentações orais dos grupos.
  • Momento 1: Apresentação e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando a turma e apresentando o objetivo da atividade: analisar poemas e identificar figuras de linguagem. Explique brevemente o que são figuras de linguagem, como metáfora, comparação e metonímia, e como elas são usadas para criar efeitos de sentido nos poemas.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Distribuição dos Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos heterogêneos, considerando habilidades e perfis diversos. Distribua poemas impressos ou digitalizados a cada grupo. Explique que cada grupo deverá identificar figuras de linguagem no poema recebido e discutir seus efeitos de sentido.

    Momento 3: Leitura e Análise em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos para que leiam o poema em conjunto e discutam as figuras de linguagem identificadas. Circule pela sala dando suporte e esclarecendo dúvidas. Estimule que todos compartilhem suas opiniões e que cheguem a um consenso sobre os efeitos de sentido gerados pelas figuras de linguagem.

    Momento 4: Preparação das Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os grupos a sintetizar suas análises em uma apresentação oral de 3 a 5 minutos. Incentive-os a serem claros e organizados, apontando não só as figuras identificadas, mas também os efeitos de sentido e a interpretação do poema. Auxilie na preparação dos alunos que tiverem mais dificuldades.

    Momento 5: Apresentações e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo apresenta suas análises para a turma. Após cada apresentação, permita comentários e feedback do restante da turma e faça apontamentos e correções se necessário. Use rubricas para avaliar a clareza, organização e profundidade das análises apresentadas. Valorize o respeito e a diversidade de opiniões.

Avaliação

A avaliação focará em variadas metodologias que permitam a adaptação ao contexto da turma. Os alunos serão avaliados quanto à identificação correta de figuras de linguagem, habilidade em explicar seus efeitos e qualidade das apresentações. A autoavaliação será integrada, oferecendo aos alunos a oportunidade de refletir sobre suas contribuições e dificuldades no processo. O feedback contínuo e construtivo facilitará o desenvolvimento das habilidades críticas e de comunicação, incentivando o aprendizado contínuo. A avaliação formativa se dará durante as discussões e apresentações, permitindo ajustes e aprimoramento ao longo da atividade, enquanto a avaliação somativa ocorrerá na observação das apresentações finais e na aplicação de conceitos nas atividades de análise feitas pelos grupos.

  • Uso de rubricas para avaliar as apresentações.
  • Autoavaliação dos alunos sobre o trabalho em grupo.
  • Observação direta durante a atividade para avaliação formativa.
  • Feedback continuo dos pares e do professor.
  • Prova escrita rápida ou quiz de identificação das figuras de linguagem após a apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade incluem poemas impressos ou digitalizados, quadro branco e marcadores para organização das ideias, além de dispositivos para a apresentação de pesquisas adicionais, se necessário. Tecnologias como projetores ou computadores podem ser usadas para enriquecer as apresentações ou facilitar a análise dos poemas. O uso desses recursos busca potencializar a experiência educacional, tornando-a mais interativa e engajante, essencial para o exercício efetivo do protagonismo estudantil.

  • Poemas impressos ou digitalizados.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Computadores ou tablets para pesquisa se necessário.
  • Projetor multimídia ou televisão de tela grande.
  • Gravadores de áudio para registrar apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, entendemos os desafios enfrentados no cotidiano educacional, mas é essencial que nenhum aluno fique para trás. Para garantir uma participação equitativa, sugerimos pequenas adaptações que promovam a inclusão, como fornecer materiais escritos com diferentes níveis de complexidade para atender a diversos níveis de entendimento e proporcionar um ambiente de diálogo seguro e comunicativo. Encoraje o uso de linguagem inclusiva e clara durante as apresentações e ofereça apoio individualizado para alunos que apresentem dificuldades, garantindo que todos se sintam valorizados e motivados.

  • Adaptação do nível de complexidade dos textos para a capacidade de leitura dos alunos.
  • Uso de linguagem inclusiva e clara nas discussões.
  • Possibilidade de apresentações em formatos diferentes (oral, digital, etc.).
  • Criação de rodas de conversa para integrar alunos mais tímidos.
  • Oferecer momentos de apoio individual fora da sala de aula.

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