Quadrinhos com Advérbios

Desenvolvida por: Karoli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Advérbios e locuções adverbiais em tirinhas

A atividade de criar tirinhas de quadrinhos com foco em advérbios promove uma compreensão prática dos recursos linguísticos, além de estimular o trabalho em equipe. Este exercício incentiva os alunos a explorarem como advérbios e locuções adverbiais podem modificar e enriquecer uma narrativa, impactando diretamente no sentido das histórias contadas. Os alunos irão primeiro analisar tiras de quadrinhos sem falas, discutindo em grupo quais advérbios são mais adequados para completar a narrativa de forma coerente e criativa. Posteriormente, cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas tirinhas, discutindo suas escolhas e o impacto destas nas histórias, o que promove habilidades de comunicação e argumentação. Este exercício não só aprimora a compreensão dos advérbios, mas também desenvolve a capacidade crítica e reflexiva dos alunos, desafiando-os a pensar além do texto e reconhecer as múltiplas dimensões da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de inserir advérbios em textos de maneira coerente, criticamente reconhecendo suas funções em modificar e enriquecer as narrativas. Além disso, os alunos irão aprimorar suas habilidades de discussão e argumentação, ao defenderem suas escolhas linguísticas em apresentações para a turma. Este exercício é projetado para promover a autonomia e o pensamento crítico, encorajando os alunos a colaborar e negociar dentro dos grupos para alcançarem um consenso sobre as melhores opções de advérbios, o que reflete a realidade das práticas linguísticas no mundo real.

  • Desenvolver a capacidade de inserir advérbios e locuções adverbiais corretamente em narrativas visuais.
  • Promover a discussão e argumentação em grupos para defesa de escolhas linguísticas.
  • Estimular a colaboração e negociação entre os alunos para resolver problemas linguísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca no uso de advérbios e locuções adverbiais em narrativas, explorando sua capacidade de modificar sentidos e enriquecer textos visuais como as tirinhas. Esta atividade é projetada para transcender a mera gramática, colocando os alunos em um contexto onde precisam aplicar conceitos linguísticos de forma prática e crítica. Com isso, as habilidades de interpretação textual são reforçadas, à medida que os alunos precisam compreender o impacto das palavras escolhidas no contexto maior da história visual. Este enfoque na aplicação prática dos advérbios dentro de tirinhas torna o aprendizado mais acessível e interessante, incentivando interações significativas com a língua.

  • Uso de advérbios e locuções adverbiais em narrativas.
  • Impacto dos advérbios na modificação do sentido textual.
  • Elaboração e apresentação de textos visuais narrativos.

Metodologia

A atividade utiliza metodologias ativas de ensino, centradas no aluno e interativas, como as atividades mão-na-massa, que permitem aos alunos aprender fazendo. Na primeira aula, os alunos são inseridos em um ambiente de aprendizado ativo, onde colaboram em grupos para completar tirinhas com advérbios. A segunda aula foca em apresentações e discussões que incentivam o protagonismo e a autonomia, pois os alunos devem defender suas escolhas linguísticas, argumentando e recebendo feedback dos colegas. Estas estratégias asseguram a participação ativa, o engajamento e a construção colaborativa do conhecimento, alinhando-se aos objetivos de excelência.

  • Utilização de métodos ativos e interativos para incentivar o protagonismo estudantil.
  • Atividades práticas e colaborativas para consolidar o aprendizado de advérbios.
  • Apresentações e discussões que estimulam argumentação e crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas aulas de 30 minutos, cada uma com um foco específico para garantir que todas as fases do processo de aprendizado sejam cobertas. Na primeira aula, os alunos participam de uma atividade onde interagem diretamente com o material didático ao completar as tirinhas em grupos. A segunda aula é dedicada às apresentações e análises críticas, com o objetivo de estimular a discussão sobre as escolhas linguísticas. Esta organização temporal proporciona o equilíbrio entre prática e reflexão, garantindo que os alunos tenham tempo suficiente para explorar o conteúdo e refletir sobre suas aprendizagens.

  • Aula 1: Os alunos são divididos em grupos e trabalham juntos para completar as tiras de quadrinhos, focando no uso de advérbios.
  • Momento 1: Introdução à atividade (Estimativa: 5 minutos)
    Comece a aula explicando brevemente o objetivo da atividade: inserir advérbios e locuções adverbiais em tiras de quadrinhos para entender o impacto dessas palavras na narrativa. Explique que os alunos trabalharão em grupos e deverão discutir e escolher advérbios apropriados para as cenas apresentadas. Distribua as tiras de quadrinhos sem falas para cada grupo e explique que deverão preencher os balões com criatividade, mas mantendo a coerência.

    Momento 2: Trabalho em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Oriente os alunos a começarem discutindo as possíveis formas de completar as falas nos quadrinhos. É importante que os alunos argumentem sobre as diferentes opções de advérbios e conversem sobre a melhor escolha, considerando o impacto na história. Circule entre os grupos para observar o andamento das atividades, estimular discussões e oferecer suporte quando necessário. Sugira que os alunos façam anotações sobre o porquê de cada escolha feita. Observe se há colaboração e incentivo para que todos participem. Faça intervenções se perceber falta de envolvimento de algum aluno.

    Momento 3: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a atenção da turma novamente e peça para que cada grupo compartilhe brevemente como foi a experiência, mencionando os advérbios escolhidos e o motivo das escolhas. Aproveite para reforçar a importância do uso dos advérbios para modificar e enriquecer uma narrativa. Conclua destacando como o trabalho coletivo ajuda a entender diferentes perspectivas e enriquece o aprendizado. Pergunte aos alunos como se sentiram durante a atividade e se enfrentaram algum desafio específico, promovendo uma reflexão crítica sobre o exercício realizado.

  • Aula 2: Cada grupo apresenta suas tiras para a turma, explicando as escolhas feitas quanto aos advérbios e seu impacto na narrativa.
  • Momento 1: Preparação para Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente a atividade anterior e explicando que cada grupo apresentará suas tirinhas para a turma. É importante que os alunos saibam que deverão explicar quais advérbios escolheram e o impacto dessas escolhas na narrativa. Informe que cada grupo terá um tempo máximo para apresentar, incentivando a objetividade e clareza na apresentação. Reforce a importância de todos os membros do grupo participarem. Organize o espaço para que todos possam ver as apresentações.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Chame cada grupo para apresentar as tirinhas. Instrua os alunos a começarem explicando a história sem os advérbios e, em seguida, como os advérbios escolhidos modificaram ou enriqueceram a narrativa. Durante as apresentações, observe e tome nota das justificativas apresentadas e da clareza na exposição de ideias. É importante que você faça intervenções positivas e conduza perguntas que incentivem os alunos a refletirem sobre as escolhas feitas, destacando pontos fortes e sugerindo melhorias, quando necessário. Permita que a turma faça comentários construtivos para fomentar o debate e a crítica coletiva.

    Momento 3: Feedback e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula dando um feedback geral sobre as apresentações, destacando a importância dos advérbios para a construção de narrativas mais ricas e significativas. Permita que os alunos compartilhem como foi o processo de criação e o que aprenderam sobre advérbios e trabalho em equipe. Incentive os alunos a se expressarem sobre como se sentiram ao apresentar e se houve aprendizado com as apresentações dos colegas. Encerre reforçando como o trabalho colaborativo enriquece o aprendizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    A princípio, a turma não possui alunos com condições específicas, mas é importante manter-se atento para garantir que todos os alunos sintam-se incluídos e engajados. Garanta que todos os alunos tenham oportunidades iguais de participar das apresentações, talvez sugerindo a divisão de falas entre os membros do grupo antes de iniciar. Elogie os esforços de todos, destacando as contribuições individuais para o grupo. Aceite diferentes formas de expressão durante as apresentações, o que pode incluir gestos ou desenhos que enfatizem os advérbios escolhidos, caso algum aluno tenha dificuldade com a expressão oral. Mantenha um ambiente acolhedor, incentivando a escuta ativa e respeitosa por parte de todos os alunos durante as apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade será formativa, com foco no processo de aprendizado e no desenvolvimento das habilidades propostas. Serão implementados métodos de avaliação diversificados, como a observação participativa, em que o professor irá avaliar o envolvimento, a colaboração em grupo e o entendimento do uso dos advérbios durante a atividade. Também será realizada uma avaliação através das apresentações dos alunos, considerando clareza, racionalidade das escolhas dos advérbios e a capacidade de argumentar sobre suas decisões. Feedbacks construtivos serão oferecidos ao longo das atividades, ajudando a identificar pontos de melhoria e reconhecendo o progresso dos alunos.

  • Observação participativa para avaliação do envolvimento e colaboração em grupo.
  • Avaliação das apresentações, considerando clareza e justificativa das escolhas linguísticas.
  • Feedback formativo contínuo para apoiar o desenvolvimento das habilidades.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são cuidadosamente selecionados para promover uma experiência de aprendizado envolvente e significativa, apesar da ausência de tecnologias digitais. Materiais impressos, como tiras de quadrinhos sem falas, papel em branco e canetas coloridas, serão fornecidos para garantir que os alunos possam criar suas histórias de forma criativa e interativa. Além disso, o uso de quadros brancos durante as discussões das apresentações facilita a visualização e organização dos advérbios utilizados, além de incentivar a participação ativa de todos os estudantes.

  • Tiras de quadrinhos impressas sem falas.
  • Papel em branco e canetas coloridas para elaboração das falas.
  • Quadro branco para organizar percepções dos grupos.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas enfatizamos a importância de estratégias de inclusão em sala de aula. Para esta atividade, propomos abordagens que garantam a participação ativa de todos, como a formação de grupos heterogêneos que promovam a interação entre os alunos e a troca de ideias diversas. Sugerimos uma monitoria de apoio para alunos com mais dificuldades, o que pode ser feito por alunos que já dominam os conceitos, promovendo liderança e cooperação no grupo. O ambiente da sala deve ser acessível e organizado de modo a permitir uma fácil interação entre os alunos durante as atividades de grupo.

  • Formação de grupos heterogêneos para promover interação entre diferentes perfis de alunos.
  • Monitoria de apoio por colegas durante as atividades para alunos com mais dificuldades.
  • Organização do espaço físico para facilitar a interação durante as dinâmicas em grupo.

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