Quadro dos Sonhos

Desenvolvida por: Gerlan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Sonhos e Metas Futuras

Esta atividade tem como ponto de partida a escrita individual de um texto descrevendo um sonho ou meta futura pelo aluno. O detalhamento do sonho escrito é crucial, abordando não só o que o aluno deseja alcançar ou vivenciar, mas também o significado que isso representa em sua vida. Após a escrita, esta atividade transita para a prática de expressão visual por meio da criação de um 'Quadro dos Sonhos', utilizando materiais diversos como revistas, jornais, fotos, entre outros. A ideia é que o aluno possa materializar visualmente o seu texto descritivo, promovendo assim uma reflexão mais profunda sobre os próprios sonhos e ambições. Aliando escrita e arte, a atividade visa desenvolver habilidades de descrição detalhada e expressão criativa, servindo também como um exercício de autoconhecimento e planejamento pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de escrever de forma detalhada e expressiva sobre sonhos e metas, e a capacidade de traduzir essas descrições em representações visuais. Isso permitirá aos alunos a prática de habilidades linguísticas e artísticas de modo integrado, fomentando ainda a criatividade, o autoconhecimento e a reflexão sobre planos futuros. A metodologia ativa utilizada, Sala de Aula Invertida, promove o engajamento direto dos estudantes com o processo de aprendizagem, transformando o ambiente em um espaço colaborativo de trocas e descobertas.

  • Desenvolver habilidades de descrição detalhada e expressiva em escrita.
  • Promover a habilidade de transformar textos em representações visuais.
  • Estimular a expressão criativa através da arte.
  • Fomentar a reflexão e o planejamento sobre sonhos e metas pessoais.
  • Explorar a integração entre linguagem verbal e visual.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda a capacidade de expressão narrativa e artística dos alunos, enfatizando a importância da descrição e do detalhe tanto na escrita quanto na criação visual. Ao trabalhar a escrita criativa e a arte visual de forma combinada, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes modos de expressão, ampliando suas habilidades de comunicação e percepção artística.

  • Escrita criativa focada em sonhos e metas.
  • Criação artística e expressão visual.
  • Reflexão sobre aspirações pessoais e planejamento.
  • Integração de linguagens verbal e visual.

Metodologia

A metodologia Sala de Aula Invertida será aplicada a partir da preparação antecipada dos alunos com a escrita do texto sobre seus sonhos. Em sala de aula, a atividade prática de criação dos 'Quadros dos Sonhos' promoverá o aprendizado ativo, com os estudantes aplicando e expandindo conhecimentos prévios. Técnicas de brainstorming e diálogo colaborativo serão utilizadas para incentivar a troca de ideias e aprofundar o entendimento do tema.

  • Escrita prévia de texto sobre sonho ou meta.
  • Criação de quadros utilizando materiais diversos.
  • Diálogo e troca de ideias entre os alunos.
  • Brainstorming para desenvolvimento de conceitos visuais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a discussão dos textos escritos anteriormente pelos alunos e o início da criação dos 'Quadros dos Sonhos'. A segunda aula será dedicada à conclusão dos quadros e à apresentação e reflexão sobre os trabalhos realizados.

  • Aula 1: Discussão dos textos e início da criação dos quadros.
  • Aula 2: Conclusão e apresentação dos 'Quadros dos Sonhos'.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade e detalhamento do texto escrito, assim como na criatividade e expressão presente nos 'Quadros dos Sonhos'. Será considerado também o grau de reflexão e planejamento pessoal demonstrado pelo aluno em ambas as partes do trabalho. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos, valorizando os esforços de expressão pessoal e o desenvolvimento das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como revistas, jornais, fotos, cola, tesouras, cartolinas ou papelão. O uso de recursos digitais, como apresentações em slides e imagens da internet, também pode enriquecer a criação dos quadros. O espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a facilitar a colaboração e a movimentação dos alunos durante a atividade.

  • Texto pré-escrito sobre sonho ou meta.
  • Revistas, jornais e fotos para recorte.
  • Cola, tesouras, cartolinas ou papelão.
  • Recursos digitais para inspiração.
  • Espaço adaptável para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo