Reportagem Interativa

Desenvolvida por: Matheu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Comunicação e Mídia

Neste jogo educativo, transformaremos nossos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em repórteres por um dia, proporcionando uma experiência imersiva no mundo do jornalismo. Eles serão desafiados a escolher um tema de relevância para a comunidade escolar, realizar pesquisas preliminares e conduzir entrevistas com estudantes e profissionais da escola. Utilizando ferramentas digitais, como smartphones e computadores, eles irão coletar e organizar informações em formatos variados - texto, fotos, vídeos, e áudios - compondo uma reportagem multimídia. Esta atividade visa não apenas familiarizar os alunos com o gênero reportagem, mas também desenvolver habilidades como pesquisa, trabalho em equipe, pensamento crítico, tecnologia, além de enfatizar a importância da verificação de informações e escolha de fontes confiáveis. Por meio da Aprendizagem Baseada em Jogos, pretendemos estimular o engajamento e a curiosidade dos alunos, transformando o aprendizado em uma experiência prazerosa e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano uma compreensão prática e crítica sobre o gênero reportagem, englobando desde a coleta de informações até a publicação em uma plataforma multimídia. Pretende-se que, ao final desta experiência, os alunos sejam capazes de identificar as características essenciais de uma reportagem, reconhecer a importância do uso de fontes confiáveis, desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita, além de aprender a utilizar ferramentas tecnológicas de edição de texto, imagem e som. Este projeto visa também estimular a autonomia dos estudantes, o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de competências digitais, preparando-os para interagir de forma crítica e criativa com a mídia.

  • Compreender o gênero reportagem e suas características.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista.
  • Aprimorar a competência tecnológica por meio do uso de ferramentas digitais de edição.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a autonomia no processo de aprendizagem.
  • Promover a análise crítica de informações e a importância da verificação de fontes.

Conteúdo Programático

Integrando a Língua Portuguesa com a tecnologia digital e o jornalismo, essa atividade abordará o estudo do gênero reportagem, habilidades de pesquisa e entrevista, noções de edição multimídia e princípios éticos na coleta e tratamento de informações. Estão inclusas competências essenciais tanto do campo comunicativo quanto do digital, provendo uma base sólida e interdisciplinar para os estudantes.

  • Características e estrutura de uma reportagem
  • Técnicas de pesquisa e realização de entrevistas
  • Fundamentos de edição multimídia: texto, foto, vídeo e áudio
  • Ética jornalística e verificação de informações

Metodologia

A metodologia ativa escolhida para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, que incentiva os alunos a tomar uma postura ativa durante o processo educativo, engajando-os em tarefas práticas e significativas. Trabalhos em equipe serão promovidos para estimular a colaboração e partilha de saberes, enquanto o uso de tecnologias digitais possibilitará a criação de reportagens multimídia. Dessa maneira, a proposta pedagógica visa integrar conhecimentos, habilidades e valores de maneira inovadora e estimulante.

  • Discussão inicial para escolha do tema da reportagem
  • Pesquisa e coleta de informações em grupo
  • Realização de entrevistas
  • Edição e montagem da reportagem multimídia
  • Apresentação das reportagens criadas para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em uma sessão de 1,5 horas, dividida em partes que incluem a introdução da tarefa, escolha do tema, pesquisa e entrevistas, edição da reportagem e, por fim, a apresentação das reportagens para a turma.

  • Aula 1 - Introdução ao gênero reportagem e discussão de temas (20 minutos)
  • Aula 1 - Pesquisa e entrevistas (40 minutos)
  • Aula 2 - Edição e finalização da reportagem multimídia (30 minutos)
  • Aula 2 - Apresentação para a turma (20 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta diversos aspectos: a escolha e abordagem do tema, a qualidade da pesquisa e das entrevistas realizadas, a eficácia e adequação do uso das ferramentas digitais na criação da reportagem multimídia, além da colaboração entre os membros do grupo. Será dada especial atenção à originalidade, ao tratamento ético das informações, à clareza e à adoção de uma perspectiva crítica. A apresentação final das reportagens também será avaliada, considerando a capacidade dos alunos de comunicar suas descobertas de maneira clara e engajante.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessárias diversas ferramentas e recursos: acesso à internet e a dispositivos digitais (computadores, tablets ou smartphones) para pesquisa e edição das reportagens, aplicativos de edição de texto, imagem, áudio e vídeo, materiais para realização de entrevistas, além de acesso a plataformas de compartilhamento para a publicação das reportagens finais.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Smartphones para gravação de vídeos e áudios
  • Softwares de edição de texto, imagem, áudio e vídeo
  • Plataformas online para publicação das reportagens

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo