Repórter por um Dia: Cobertura de Eventos Escolares

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Jornalismo e Mídias Digitais

Nesta atividade pedagógica prática, aplicando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de imergir no mundo do jornalismo, realizando a cobertura de um evento escolar. De antemão, os estudantes deverão dedicar-se à pesquisa e elaboração de questões pertinentes para entrevistas e ao planejamento de quais fotos ou vídeos serão necessários para uma cobertura completa. Durante o evento, as equipes dividirão as responsabilidades, com membros focados na captação de vídeos e fotos e outros na realização de entrevistas com envolvidos. Após o evento, reunir-se-ão para selecionar as melhores imagens, organizar as informações coletadas e produzir uma notícia. Este processo não só permitirá a prática de escrita jornalística, mas também o desenvolvimento de habilidades em captura e edição de imagem e som, e a adaptação de conteúdo a diferentes formatos e mídias. Cada equipe terá a tarefa de produzir uma cobertura tanto em formato impresso quanto digital, promovendo uma experiência rica e diversificada de aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os alunos aos fundamentos do jornalismo e à produção de notícias, encorajando o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, entrevista, escrita jornalística, e manuseio de equipamentos de gravação e edição de vídeo e imagem. Além de proporcionar uma compreensão aprofundada sobre a adaptação de conteúdo para diferentes formatos e mídias, esta atividade visa fomentar o trabalho em equipe, a responsabilidade compartilhada, e o pensamento crítico, ao avaliarem e selecionarem as informações mais relevantes para suas notícias. Através deste exercício prático, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em um contexto real, preparando-os para compreender e atuar no mundo da comunicação e do jornalismo de forma mais efetiva.

  • Compreender o processo de produção de notícias, desde a pesquisa até a publicação.
  • Desenvolver habilidades de escrita jornalística adaptadas a diferentes mídias.
  • Praticar técnicas de captura e edição de imagem e áudio.
  • Exercitar a habilidade de trabalhar em equipe e distribuir tarefas de acordo com os objetivos do projeto.
  • Fomentar o pensamento crítico na seleção e organização da informação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá a exploração dos conceitos básicos de jornalismo, enfocando particularmente na produção de notícias. Serão abordadas técnicas de entrevista, métodos para a captação e edição de imagens e sons, e estratégias para escrever e montar notícias de forma atraente e informativa. Os alunos aprenderão sobre as diferentes etapas da produção jornalística, incluindo a pesquisa inicial, planejamento da cobertura, execução e, finalmente, a edição e publicação da notícia. O programa também enfatizará a importância de considerar o público-alvo na escolha do formato e mídia para publicação.

  • Conceitos básicos de jornalismo e produção de notícias.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Captação e edição de imagem e áudio.
  • Escrita jornalística e adaptação de conteúdo para diferentes mídias.
  • Publicação de notícias em formatos impressos e digitais.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão estudos prévios online sobre jornalismo e produção de notícias, antes de aplicarem seus conhecimentos numa atividade prática de cobertura de um evento escolar. Este modelo promove uma abordagem ativa da aprendizagem, incentivando a colaboração entre os alunos enquanto trabalham em equipe para completar seu projeto. A prática será dividida em fases claramente delineadas, incluindo preparação pré-evento, cobertura durante o evento e produção pós-evento das notícias. Esta abordagem permitirá aos alunos explorar cada etapa da produção de notícias em profundidade, desde a concepção até a publicação.

  • Estudo online prévio sobre jornalismo e produção de notícias.
  • Preparação e planejamento de entrevistas e cobertura de eventos.
  • Cobertura prática de um evento escolhido, incluindo entrevistas e captura de imagens.
  • Organização e seleção das informações e imagens coletadas.
  • Produção de um artigo de notícia em formatos impresso e digital.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos irão rever os conceitos estudados online, discutir e planejar a cobertura do evento, incluindo a preparação de entrevistas e o planejamento de capturas de imagens. Durante a segunda aula, os alunos irão realizar a produção das notícias com base nas informações e materiais coletados durante o evento, seguindo-se de uma sessão de edição e formatação dos artigos para os diferentes formatos e mídias.

  • Aula 1: Revisão, discussão e planejamento para a cobertura do evento.
  • Aula 2: Produção, edição e formatação das notícias em formatos impressos e digitais.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a produção final das notícias. Serão considerados critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a originalidade e relevância das perguntas de entrevista, a qualidade técnica e estética das fotos e vídeos capturados, a habilidade de escrita e de edição jornalística, e a adequação do conteúdo aos diferentes formatos e mídias. A qualidade da colaboração dentro do grupo e a capacidade de trabalhar em equipe também serão avaliadas. Feedback detalhado será fornecido para auxiliar os alunos na compreensão das áreas de força e melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet para a pesquisa prévia e produção digital das notícias. Câmeras digitais ou smartphones com capacidade de captura de imagem e vídeo de alta qualidade são essenciais para a cobertura do evento. Serão também necessários softwares de edição de imagens e vídeos, além de acesso a plataformas online onde as notícias digitais serão publicadas. Materiais para a produção de notícias impressas, como papel e impressora, são necessários para a versão impressa das coberturas.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Câmeras digitais ou smartphones.
  • Softwares de edição de imagem e vídeo.
  • Plataformas online para publicação de notícias digitais.
  • Material para impressão de notícias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo