Nesta atividade pedagógica prática, aplicando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de imergir no mundo do jornalismo, realizando a cobertura de um evento escolar. De antemão, os estudantes deverão dedicar-se à pesquisa e elaboração de questões pertinentes para entrevistas e ao planejamento de quais fotos ou vídeos serão necessários para uma cobertura completa. Durante o evento, as equipes dividirão as responsabilidades, com membros focados na captação de vídeos e fotos e outros na realização de entrevistas com envolvidos. Após o evento, reunir-se-ão para selecionar as melhores imagens, organizar as informações coletadas e produzir uma notícia. Este processo não só permitirá a prática de escrita jornalística, mas também o desenvolvimento de habilidades em captura e edição de imagem e som, e a adaptação de conteúdo a diferentes formatos e mídias. Cada equipe terá a tarefa de produzir uma cobertura tanto em formato impresso quanto digital, promovendo uma experiência rica e diversificada de aprendizado.
Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os alunos aos fundamentos do jornalismo e à produção de notícias, encorajando o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, entrevista, escrita jornalística, e manuseio de equipamentos de gravação e edição de vídeo e imagem. Além de proporcionar uma compreensão aprofundada sobre a adaptação de conteúdo para diferentes formatos e mídias, esta atividade visa fomentar o trabalho em equipe, a responsabilidade compartilhada, e o pensamento crítico, ao avaliarem e selecionarem as informações mais relevantes para suas notícias. Através deste exercício prático, os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em um contexto real, preparando-os para compreender e atuar no mundo da comunicação e do jornalismo de forma mais efetiva.
O conteúdo programático envolverá a exploração dos conceitos básicos de jornalismo, enfocando particularmente na produção de notícias. Serão abordadas técnicas de entrevista, métodos para a captação e edição de imagens e sons, e estratégias para escrever e montar notícias de forma atraente e informativa. Os alunos aprenderão sobre as diferentes etapas da produção jornalística, incluindo a pesquisa inicial, planejamento da cobertura, execução e, finalmente, a edição e publicação da notícia. O programa também enfatizará a importância de considerar o público-alvo na escolha do formato e mídia para publicação.
A metodologia adotada nesta atividade será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão estudos prévios online sobre jornalismo e produção de notícias, antes de aplicarem seus conhecimentos numa atividade prática de cobertura de um evento escolar. Este modelo promove uma abordagem ativa da aprendizagem, incentivando a colaboração entre os alunos enquanto trabalham em equipe para completar seu projeto. A prática será dividida em fases claramente delineadas, incluindo preparação pré-evento, cobertura durante o evento e produção pós-evento das notícias. Esta abordagem permitirá aos alunos explorar cada etapa da produção de notícias em profundidade, desde a concepção até a publicação.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos irão rever os conceitos estudados online, discutir e planejar a cobertura do evento, incluindo a preparação de entrevistas e o planejamento de capturas de imagens. Durante a segunda aula, os alunos irão realizar a produção das notícias com base nas informações e materiais coletados durante o evento, seguindo-se de uma sessão de edição e formatação dos artigos para os diferentes formatos e mídias.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a produção final das notícias. Serão considerados critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a originalidade e relevância das perguntas de entrevista, a qualidade técnica e estética das fotos e vídeos capturados, a habilidade de escrita e de edição jornalística, e a adequação do conteúdo aos diferentes formatos e mídias. A qualidade da colaboração dentro do grupo e a capacidade de trabalhar em equipe também serão avaliadas. Feedback detalhado será fornecido para auxiliar os alunos na compreensão das áreas de força e melhoria.
Para esta atividade, será necessário acesso a computadores com conexão à internet para a pesquisa prévia e produção digital das notícias. Câmeras digitais ou smartphones com capacidade de captura de imagem e vídeo de alta qualidade são essenciais para a cobertura do evento. Serão também necessários softwares de edição de imagens e vídeos, além de acesso a plataformas online onde as notícias digitais serão publicadas. Materiais para a produção de notícias impressas, como papel e impressora, são necessários para a versão impressa das coberturas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula