Repórteres do Cotidiano

Desenvolvida por: Sheila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Investigação jornalística e comunidade

Nesta atividade, os alunos do 7º ano serão organizados em grupos e atuarão como verdadeiros repórteres investigativos da comunidade escolar ou local. A missão será escolher e investigar temas relevantes como o impacto de projetos sociais, a operação de instituições locais ou eventos comunitários importantes. Inicialmente, eles deverão se preparar criando um roteiro de entrevistas, levantando informações sobre os entrevistados e, posteriormente, conduzindo as entrevistas propriamente ditas. Isso exigirá respeito aos turnos de fala e a habilidade de formular perguntas pertinentes e coerentes. Após a coleta de dados, o trabalho segue para a fase de transcrição e edição das entrevistas, culminando na preparação de uma apresentação oral para compartilhar com a classe suas descobertas. Este processo não apenas reforça a importância do trabalho em equipe, mas também desenvolve habilidades cruciais de escrita e oralidade, além de proporcionar uma experiência prática de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é fornecer aos alunos uma oportunidade prática de explorar e entender melhor o ambiente em que vivem, através do olhar investigativo do jornalismo. Dessa maneira, eles irão desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, oralidade e trabalho em equipe, enquanto aprendem a importância do jornalismo e da comunicação eficaz. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas capacidades de organização, planejamento e análise crítica, essenciais para a realização de entrevistas e para a elaboração de reportagens coerentes e relevantes. Este projeto também visa fortalecer o senso de comunidade e cidadania nos alunos, ao envolvê-los ativamente na exploração de temas que afetam seu entorno escolar e local.

  • Explorar o ambiente comunitário através da pesquisa e investigação jornalística.
  • Desenvolver competências de comunicação oral e escrita, essenciais para a realização de entrevistas e apresentações eficazes.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Cultivar habilidades de análise crítica e pensamento reflexivo.
  • Promover o engajamento com a comunidade e o desenvolvimento do senso de cidadania.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui conceitos fundamentais de jornalismo, técnicas de entrevista, métodos de pesquisa em campo, além de princípios de edição e apresentação de reportagens. Os alunos serão guiados através dos estágios de planejamento e execução de uma investigação jornalística, aprendendo a levantar dados relevantes, conduzir entrevistas de maneira ética e responsável, e comunicar suas descobertas de forma clara e atraente. Este curriculum visa equilibrar a teoria com a prática, garantindo que os alunos possam aplicar o que aprenderam em um contexto real e significativo.

  • Introdução ao jornalismo e à ética jornalística
  • Técnicas de pesquisa e levantamento de informações
  • Preparação e execução de entrevistas
  • Transcrição e edição de entrevistas
  • Princípios de comunicação oral e preparação de apresentações

Metodologia

Utilizaremos metodologias ativas, como a Saída de Campo, para permitir que os alunos explorem a comunidade e colem informações de forma direta, e a Roda de Debate, para a discussão dos temas investigados e troca de experiências entre os grupos. Esta abordagem incentiva a aprendizagem baseada em experiências reais e promove a interação e o diálogo entre os alunos, fundamentais para o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de argumentação. Este método propõe um aprendizado dinâmico, onde os alunos são os principais atores no processo de construção do conhecimento.

  • Saída de Campo para investigação
  • Roda de Debate para troca de ideias e experiências
  • Criação de roteiro de entrevistas
  • Realização de entrevistas
  • Edição e preparação de apresentações orais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 20 horas, divididas em aulas de 40 minutos ao longo de aproximadamente um mês. As primeiras aulas serão dedicadas à introdução dos conceitos teóricos e ao planejamento das investigações. Seguirão com as saídas de campo para coleta de informações e condução das entrevistas. Posteriormente, haverá aulas destinadas à transcrição, edição e preparação das apresentações. Finalmente, as últimas aulas serão reservadas para as apresentações orais dos grupos e para a avaliação coletiva dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e escolha dos temas
  • Aula 2-3: Preparação do roteiro de entrevistas
  • Aula 4-10: Saídas de campo e realização das entrevistas
  • Aula 11-15: Transcrição e edição das entrevistas
  • Aula 16-20: Preparação das apresentações orais
  • Aula 21-30: Apresentações dos grupos e avaliação

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, na qualidade das entrevistas realizadas, na clareza e na coerência da transcrição e edição das entrevistas, e na eficácia da apresentação oral final. Serão considerados critérios como a relevância do tema escolhido, o aprofundamento da investigação, a habilidade de trabalhar em equipe, a qualidade das perguntas formuladas, o respeito aos turnos de fala e a capacidade de comunicação das ideias. Exemplos de um trabalho excepcional incluem uma entrevista que revela informações novas e significativas, uma apresentação que engaja a audiência e transmite as descobertas de maneira clara e uma cooperação eficaz entre os membros do grupo durante todas as fases do projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à internet e a computadores para pesquisa e edição das entrevistas, gravadores ou smartphones com função de gravação para registro das entrevistas, material para anotações, e espaços adequados para a realização de saídas de campo e condução de entrevistas. Adicionalmente, será providenciada uma lista de contatos ou instituições potenciais a serem entrevistadas, bem como orientações e materiais de apoio para a preparação das entrevistas e apresentações.

  • Computadores com acesso à internet
  • Gravadores ou smartphones com função de gravação
  • Material para anotações
  • Lista de contatos para entrevistas
  • Materiais de apoio para entrevistas e apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo