Resenhas Criativas

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e Análise Crítica

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental irão trabalhar a habilidade de análise crítica e produção textual a partir de obras culturais (livros, filmes ou séries) de sua escolha. Antes de virem à sala de aula, eles devem selecionar uma obra que apreciam, pesquisar críticas já existentes sobre ela, e identificar elementos comuns nas resenhas, como a estrutura e pontos de análise. Armados com esse conhecimento, os alunos terão a tarefa de criar suas próprias resenhas, empregando uma abordagem criativa que pode incluir recursos como visualizações, dramatizações ou elementos multimídia. Espera-se que, ao focar tanto em aspectos positivos quanto negativos, os estudantes desenvolvam uma análise equilibrada. As apresentações em sala proporcionarão uma pluralidade de formatos e visões críticas, incentivando debates produtivos e aprimoramento da argumentação entre os colegas. Esta atividade almeja não somente melhorar as habilidades críticas dos alunos, mas também estimular a expressão individual e o respeito por diferentes opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver as habilidades de leitura crítica e produção textual dos alunos, incentivando o pensamento analítico e a capacidade de argumentação. Ao analisar as críticas existentes e criar suas próprias resenhas, os estudantes irão praticar a identificação de elementos-chave em textos argumentativos e de opinião, a construção de argumentos bem fundamentados e a expressão clara de suas ideias. Também visa fomentar a criatividade na apresentação de suas análises, promovendo o uso de diferentes recursos para comunicação eficaz. Adicionalmente, ao expor os alunos a uma diversidade de opiniões e abordagens críticas, a atividade busca desenvolver o respeito pelas diferentes perspectivas e a habilidade de debate saudável.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos
  • Praticar a produção textual com foco em argumentação e crítica
  • Incentivar a expressão criativa na apresentação de ideias
  • Fomentar habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Estimular o debate e o respeito por opiniões diversas

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda aspectos importantes da produção textual e análise crítica, alinhados ao currículo do 7º ano. Ao convidar os alunos a pesquisar e analisar críticas de obras culturais, a atividade se baseia na compreensão leitora sobre textos argumentativos e de opinião, bem como na capacidade de os estudantes expressarem suas próprias análises de maneira estruturada e fundamentada. A diversidade de formatos esperados para as apresentações remete ao desenvolvimento de competências multimídias, essenciais na educação contemporânea para a expressão de ideias de forma inovadora e engajadora.

  • Compreensão e interpretação de textos
  • Estruturas de um texto argumentativo
  • Elementos de uma crítica
  • Técnicas de apresentação oral e visual
  • Respeito e valorização da diversidade de opiniões

Metodologia

A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, onde os estudantes são protagonistas de seu aprendizado. Primeiramente, serão conduzidos a realizar pesquisas fora da sala e a preparar suas apresentações com base nessa investigação autônoma. Em sala, as apresentações serão conduzidas em um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde cada aluno terá a oportunidade de expor sua resenha e receber feedback dos colegas e do professor. Esse método enfatiza a aprendizagem ativa e participativa, promovendo um espaço para pensamento crítico, argumentação e resolução criativa de problemas.

  • Pesquisa individual sobre críticas da obra escolhida
  • Preparação de uma resenha criativa utilizando diversos recursos
  • Apresentações em sala utilizando abordagens multimídia
  • Debate e discussão sobre as resenhas apresentadas
  • Feedback construtivo do professor e dos colegas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas resenhas em apresentações de 5 minutos, seguidas de 3 minutos para perguntas e debates. A segunda aula continuará com as apresentações restantes, seguida de uma discussão em grupo sobre as diferentes perspectivas e aprendizados adquiridos. Este cronograma permitirá a participação ativa de todos os alunos, tanto na apresentação quanto na avaliação crítica das obras analisadas.

  • Aula 1: Início das apresentações das resenhas pelos alunos
  • Aula 2: Continuação das apresentações e discussão geral

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade da análise crítica apresentada, na criatividade e clareza da apresentação, e na participação ativa nos debates e na discussão em sala. Será utilizado um rubrica que considera os seguintes critérios: compreensão do texto-fonte, profundidade da análise crítica, originalidade e engajamento na apresentação, habilidade de argumentação durante o debate, e capacidade de dar e receber feedback construtivo. Exemplificando, um aluno que apresente uma análise bem fundamentada, utilize recursos criativos de maneira eficaz na sua apresentação, e participe ativamente dos debates, demonstrando respeito por diferentes opiniões, alcançará uma avaliação superior.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de críticas, ferramentas de apresentação (como PowerPoint, Prezi, ou softwares de edição de vídeo para os que optarem por formatos multimídia), além de materiais para a criação de recursos visuais ou cenários para dramatizações. A sala de aula deve estar equipada com projetor e sistema de som para as apresentações. Além disso, o professor deve fornecer acesso a bibliotecas online ou físicas para pesquisas adicionais das obras.

  • Acesso à internet
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Materiais para criação de recursos visuais
  • Projetor e sistema de som
  • Acesso a bibliotecas online e físicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo