Roda de Debates: Mitos e Lendas da Nossa Terra

Desenvolvida por: Cleide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contos de Terror e Suspense

Esta atividade utiliza a abordagem de Roda de Debate para engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em discussões profundas sobre contos de terror e suspense, focalizando na rica tradição de mitos e lendas da literatura e da oralidade regional. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual responsável por pesquisar, preparar e apresentar uma lenda ou mito específico de sua região ou interesse. Através desta metodologia, pretende-se não apenas aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre a cultura local e sua identidade, mas também desenvolver competências críticas como a argumentação e a exposição oral. A atividade culmina em um debate organizado onde cada grupo compartilha suas descobertas, promovendo uma troca de ideias e apreciação pelas diversas formas de expressão cultural encontradas nas histórias apresentadas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo conduzir os alunos a um aprofundamento na identidade cultural local através do estudo e apresentação de lendas e mitos regionais. Além disso, visa desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e exposição oral, enquanto fomenta a capacidade de ouvir e apreciar perspectivas diversas. Participando ativamente da Roda de Debate, os alunos têm a oportunidade de exercitar o respeito mútuo, a tolerância e o pensamento crítico, elementos essenciais para a formação cidadã e o respeito à diversidade cultural.

  • Explorar a diversidade cultural através de lendas e mitos regionais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e exposição oral.
  • Estimular a apreciação pela literatura e tradição oral.
  • Fomentar o respeito mútuo e a tolerância entre os estudantes.
  • Promover a capacidade de ouvir e valorizar perspectivas diferentes.

Conteúdo Programático

Essa atividade incorpora as temáticas de contos de terror e suspense sob a análise da diversidade cultural expressa em lendas e mitos regionais. Abrangendo habilidades de pesquisa, argumentação, leitura e exposição oral, o conteúdo programático é desenhado para imergir os alunos nas riquezas das histórias que formam a identidade local e global. Através disso, busca-se não apenas o conhecimento literário mas também a ampliação do entendimento crítico e empático do mundo.

  • Identidade cultural e diversidade expressa em lendas.
  • Estratégias de pesquisa e coleta de informação.
  • Técnicas de argumentação e exposição oral.
  • Análise crítica de textos de terror e suspense.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina a Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Sala de Aula Invertida, oferecendo uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Inicialmente, os alunos realizam pesquisas em grupos sobre mitos e lendas regionais, seguindo para a preparação de apresentações que serão compartilhadas na Roda de Debate. Nesta etapa, todos têm a oportunidade de discutir, questionar e aprofundar os temas explorados, sob a orientação do professor que atua como mediador, estimulando a argumentação construtiva e o respeito pelas diversas opiniões.

  • Pesquisa em grupo sobre mitos e lendas regionais.
  • Preparação e apresentação das lendas na Roda de Debate.
  • Debates mediados pelo professor.
  • Atividades de argumentação e compreensão crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está programada para ser desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, permitindo um tempo adequado para pesquisa, preparação e execução do debate.

  • Aula 1: Pesquisa e preparação das apresentações sobre mitos e lendas regionais.
  • Aula 2: Execução da Roda de Debates e discussão dos temas abordados.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos ao longo da atividade, observando-se o envolvimento na pesquisa, a qualidade da argumentação durante a apresentação, a capacidade de ouvir e responder construtivamente às contribuições dos colegas e o esforço em utilizar fontes confiáveis. Será considerado também o desenvolvimento da capacidade de síntese e clareza na exposição das ideias. Exemplos e reflexões críticas sobre os temas discutidos contribuirão para uma nota mais elevada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de informação, materiais para a preparação das apresentações (como cartolinas, canetas e lápis), além de um espaço adequado para a realização da Roda de Debates. Recursos audiovisuais como projetor e caixas de som podem ser úteis para auxiliar nas apresentações dos grupos.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Material para preparação de apresentações.
  • Espaço adequado para a Roda de Debates.
  • Recursos audiovisuais para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo