Esta atividade propõe uma reflexão crítica e consciente sobre o impacto das palavras nas redes sociais, diferenciando a liberdade de expressão do discurso de ódio. Utilizando metodologias ativas como a Roda de Debates, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão incentivados a discutir e analisar posts e comentários previamente selecionados e adaptados pelo professor. O objetivo é desenvolver habilidades de argumentação respeitosa, escuta ativa, empatia e respeito na internet, além de promover a construção conjunta de estratégias para identificar e combater discursos de ódio, fortalecendo assim a cidadania digital dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver a consciência crítica dos alunos sobre a importância da comunicação responsável nas redes sociais e a diferença entre expressar opiniões de forma respeitosa e propagar discursos de ódio. Pretende-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de identificar e argumentar contra discursos prejudiciais online, promovendo uma cultura de respeito e empatia. Além disso, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de escuta ativa, argumentação respeitosa e capacidade de trabalhar em equipe para construir conhecimentos coletivos sobre cidadania digital.
A atividade abordará conceitos fundamentais sobre liberdade de expressão, discurso de ódio, ética na comunicação e cidadania digital, utilizando exemplos concretos de interações nas redes sociais. Estimulará a formação de um pensamento crítico em relação ao conteúdo consumido e compartilhado online, incentivando os alunos a refletirem sobre as consequências das palavras na construção de uma sociedade mais respeitosa e inclusiva.
A atividade será conduzida através de uma Roda de Debates, proporcionando um espaço seguro e respeitoso para a expressão de ideias e opiniões. Serão utilizadas técnicas da Atividade Mão-na-massa para análise prática de posts e comentários, e princípios de Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar a experiência educativa mais engajadora. Este conjunto de abordagens promove a participação ativa dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a colaboração e o respeito mútuo.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, divididas em introdução e sensibilização sobre o tema, seguida pela análise e debate dos materiais selecionados. Haverá também um momento dedicado à construção de estratégias práticas de combate ao discurso de ódio, culminando em uma reflexão coletiva e compilação de aprendizados.
Os alunos serão avaliados através de sua participação ativa nos debates e na análise dos materiais, demonstrando compreensão dos conceitos discutidos e habilidade para argumentar respeitosamente. Será considerada também a colaboração na construção coletiva de estratégias contra o discurso de ódio. Um projeto final poderá ser solicitado, onde os alunos aplicarão o que aprenderam para criar uma campanha de respeito e empatia nas redes sociais, avaliada por critérios como criatividade, aderência ao tema e impacto.
Serão utilizados materiais digitais como posts e comentários das redes sociais (previamente selecionados e adaptados), projetor para apresentação dos debates e recursos online para a Aprendizagem Baseada em Jogos. Recursos adicionais incluem cartazes para anotações coletivas durante as atividades e acesso à internet para pesquisa complementar.
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