Teatro de Vozes: Contos do Nosso Mundo

Desenvolvida por: Jean C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Literários: Contos

Esta atividade visa promover a compreensão e a expressividade dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental por meio dos diversos gêneros literários, focando nos contos. Inicialmente, haverá uma aula expositiva para introduzir os diferentes gêneros literários, com ênfase nos contos, explorando suas características e importância. Após essa introdução, os alunos serão organizados em grupos onde cada um realizará a tarefa de pesquisar contos de diferentes tradições culturais, utilizando recursos como o livro didático e a internet. A atividade seguirá com a leitura compartilhada dos contos selecionados por cada grupo, permitindo a discussão sobre os elementos característicos destas narrativas. O ponto alto da atividade será quando cada grupo escolher um conto para transformar em audiobook. Para isso, os alunos deverão praticar a leitura expressiva, prestando atenção no ritmo, nas pausas e nas entonações, para capturar a essência do conto escolhido. Ao final, os audiobooks produzidos serão apresentados para o restante da classe, permitindo que todos compartilhem as diversas culturas e histórias pesquisadas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na prática da leitura expressiva, fortalecendo suas habilidades de fluência verbal e compreensão leitora. Através da análise e discussão de contos de diversas tradições, os alunos desenvolverão um entendimento mais profundo sobre os diversos gêneros literários e suas características. Essa atividade também visa estimular a colaboração e o trabalho em equipe, enquanto os alunos se dividem em grupos para pesquisa, leitura e produção dos áudio-books, promovendo a responsabilidade compartilhada e o respeito pelos turnos de fala.

  • Compreender as características e a importância dos diversos gêneros literários, com foco nos contos.
  • Desenvolver habilidades de leitura expressiva, prestando atenção ao ritmo, pausas e entonação.
  • Estimular a pesquisa e o conhecimento de contos de diferentes tradições culturais.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a prática da escuta ativa e do respeito aos turnos de fala durante as apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade cobre um determinado espectro dentro dos gêneros literários, com ênfase em contos de diferentes culturas. Através da exploração de narrativas curtas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver uma apreciação pelos elementos que compõem um conto, desde a estrutura narrativa até os componentes como personagens, cenário e enredo. Além disso, a discussão em grupo sobre os contos lidos visa incentivar a análise crítica e a interpretação textual, elementos fundamentais para o desenvolvimento da capacidade leitora e expressiva.

  • Introdução aos gêneros literários: contos.
  • Características dos contos e sua importância na literatura.
  • Pesquisa de contos em diferentes tradições culturais.
  • Leitura compartilhada e discussão dos elementos dos contos.
  • Produção de audiobook baseado no conto escolhido.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade envolve os alunos diretamente no processo de aprendizagem, promovendo a autonomia no estudo dos contos. A divisão em grupos estimula a colaboração, enquanto a tarefa de pesquisa e seleção dos contos fomenta a curiosidade e a proatividade. A leitura compartilhada e a produção dos audiobooks são práticas que visam não apenas a aquisição do conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. A ênfase na leitura expressiva e na criação de audiobooks permite aos alunos explorar e aprimorar suas capacidades de expressão e interpretação.

  • Aula expositiva sobre gêneros literários.
  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa.
  • Leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Prática de leitura expressiva e gravação do audiobook.
  • Apresentação dos audiobooks para a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, será feita a introdução aos gêneros literários e a divisão dos grupos para a pesquisa dos contos. Na segunda sessão, os alunos irão realizar as leituras compartilhadas, discutir os contos, praticar a leitura expressiva e finalizar a gravação dos audiobooks.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros literários e início da pesquisa dos contos.
  • Aula 2: Leitura compartilhada, discussão, prática da leitura expressiva e gravação dos audiobooks.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as fases, desde a pesquisa até a produção do audiobook. Será levado em consideração o empenho na leitura expressiva e na qualidade do audiobook produzido, avaliando-se a clareza, fluência e expressividade. Também será considerado o trabalho em equipe, a colaboração e a contribuição individual para o grupo. Feedbacks construtivos serão fornecidos após as apresentações, com foco no crescimento e no aprendizado continuado dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como livro didático de literatura, acesso à internet para pesquisa de contos, dispositivos de gravação de áudio (pode ser um smartphone ou computador com microfone) para a criação dos audiobooks, e um ambiente digital ou físico para a apresentação dos trabalhos como projetor ou computador com alto-falantes.

  • Livro didático de literatura.
  • Acesso à internet.
  • Dispositivos de gravação de áudio.
  • Projetor ou computador com alto-falantes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo