Batalha dos Editoriais

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Argumentação

A Batalha dos Editoriais é uma atividade dinâmica onde os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se dividirão em grupos para explorar e fortalecer suas habilidades de escrita, argumentação e uso efetivo de recursos linguísticos. Cada grupo será encarregado de selecionar um tema controverso e, a partir dele, desenvolver um editorial. Para isso, deverão aplicar argumentos sólidos, escolhas lexicais ajustadas e recursos discursivos como metáforas, visando convencer o leitor sobre sua perspectiva. Ao concluir os editoriais, haverá uma apresentação para toda a classe, seguida de uma discussão crítica sobre as estratégias de persuasão empregadas por cada grupo e uma avaliação sobre qual equipe argumentou de maneira mais eficaz. Esta atividade não apenas incentiva o exercício da reflexão crítica, como também aprimora as competências de argumentação e de produção textual dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é cultivar a capacidade dos alunos de argumentar de forma coerente e persuasiva, por meio do desenvolvimento e da produção de editoriais sobre temas controversos. Além disso, busca-se aprimorar o uso de recursos linguísticos e discursivos, como escolhas lexicais e metáforas, reforçar a análise crítica de argumentos e estratégias de persuasão e incentivar a construção de textos bem estruturados, com argumentação sólida. A atividade também visa estimular o trabalho em equipe, a pesquisa e a capacidade de ouvir e considerar perspectivas diferentes durante a discussão dos editoriais produzidos.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão.
  • Aplicar de forma eficaz recursos linguísticos e discursivos na produção textual.
  • Analisar criticamente estratégias de persuasão e argumentos.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e pesquisa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a produção e análise de textos argumentativos, com foco no gênero editorial. Os alunos estudarão e aplicarão recursos linguísticos e estilísticos para desenvolver argumentações persuasivas e coerentes. Além disso, aprenderão a identificar e utilizar estratégias de persuasão e a analisar criticamente os argumentos apresentados em diversos textos, habilidades fundamentais para a compreensão efetiva e crítica do mundo ao seu redor.

  • Gêneros textuais argumentativos: o editorial.
  • Recursos de coesão e coerência textual.
  • Escolhas lexicais e seu impacto no texto.
  • Recursos estilísticos: metáforas e analogias.
  • Estratégias de persuasão e argumentação.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, os alunos serão protagonistas de seu aprendizado ao se engajarem ativamente na pesquisa, elaboração e discussão dos editoriais. A formação de grupos fomentará a colaboração e o debate de ideias. Cada etapa da atividade, desde a escolha do tema até a apresentação final, exigirá que os alunos aplicem conhecimentos previamente adquiridos e novas habilidades desenvolvidas durante o processo, em um ambiente que estimula a reflexão crítica, o diálogo e a troca de perspectivas.

  • Pesquisa e seleção de temas controversos.
  • Elaboração colaborativa de editoriais.
  • Critérios para escolhas lexicais e estratégias de persuasão.
  • Apresentação dos editoriais e discussão em grupo.
  • Análise crítica e reflexiva dos textos produzidos.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos selecionarão os temas, realizarão pesquisas e iniciarão a redação dos editoriais. A segunda aula será dedicada à conclusão dos textos, à sua apresentação e à discussão dos mesmos pela turma.

  • Aula 1: Seleção de temas e início da elaboração dos editoriais.
  • Aula 2: Conclusão, apresentação e discussão dos editoriais.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de argumentar de forma persuasiva, utilizando recursos linguísticos e discursivos adequadamente. Serão considerados a riqueza e a precisão das escolhas lexicais, a coerência e a coesão do texto, bem como a originalidade e a profundidade dos argumentos. A apresentação dos editoriais e a participação na discussão também serão avaliadas, levando em conta a capacidade do aluno de defender suas ideias e considerar diferentes perspectivas. Exemplos de critérios incluem a clareza da tese, a efetividade das estratégias de persuasão e a qualidade da argumentação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem acesso a computadores ou tablets com conexão à internet para pesquisa, papel e canetas para anotações e rascunhos. Será útil também ter acesso a exemplos de editoriais de qualidade para servir como referência para os estudantes. O uso de um quadro ou projetor para as apresentações finais dos editoriais facilitará a discussão e a análise coletiva.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Papel e canetas.
  • Exemplos de editoriais.
  • Quadro ou projetor.

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