Blog Coletivo: Palavras que Acolhem

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologia
Temática: Saúde Mental e Prevenção do Suicídio

O projeto 'Blog Coletivo: Palavras que Acolhem' tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio entre os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de diferentes mídias digitais. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, entrevista, edição de áudio e vídeo, escrita para web, além de técnicas de manutenção de um blog. Serão encorajados a investigar e discutir sobre o tema, coletando dados e histórias reais de forma ética e respeitosa, garantindo o anonimato. A realização dessas atividades tem como propósito fortalecer a empatia, o suporte emocional e promover uma comunidade escolar mais informada e consciente sobre os desafios da saúde mental.

Objetivos de Aprendizagem

Nesta atividade, os alunos serão capazes de desenvolver competências essenciais na comunicação digital e na promoção da saúde mental. Aprenderão a produzir conteúdos digitais informativos e reflexivos, abordando temas complexos como a prevenção do suicídio de forma sensível e informativa. Serão incentivados a realizar entrevistas com profissionais da psicologia, desenvolver habilidades de pesquisa e coletar histórias reais, aprendendo a tratar informações de maneira ética. Além disso, adquirirão conhecimentos técnicos sobre edição de áudio e vídeo e manutenção de um blog, essenciais para a divulgação eficiente de suas mensagens.

  • Produzir conteúdo digital (podcasts, vlogs, textos) sobre saúde mental e prevenção do suicídio
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e entrevista com profissionais da área de psicologia
  • Aprender técnicas de edição de áudio e vídeo e manutenção de um blog
  • Promover a conscientização sobre saúde mental na comunidade escolar
  • Fortalecer a empatia e o suporte emocional entre os membros da comunidade escolar

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião \u2013 podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde o desenvolvimento de habilidades comunicativas e técnicas digitais até a sensibilização e discussão sobre saúde mental. O processo de pesquisa, entrevista e coleta de dados sobre saúde mental e prevenção do suicídio visa a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema, enquanto a prática de edição de áudio, vídeo e manutenção de blog desenvolve competências técnicas. A ética na coleta e tratamento das informações e na promoção de um diálogo construtivo sobre o tema são aspectos centrais do currículo.

  • Saúde mental e prevenção do suicídio: conceitos e importância
  • Técnicas de entrevista e coleta de histórias reais
  • Edição de áudio e vídeo
  • Escrita e manutenção de um blog
  • Ética e tratamento de informações sensíveis

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada por meio de atividades mão-na-massa e rodas de debate, promovendo um aprendizado prático e participativo. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, criar e compartilhar conteúdos, alternando entre os papéis de produtores e críticos. A roda de debate servirá como um espaço para discussão do processo de produção, dos temas tratados e das dificuldades encontradas, incentivando a reflexão crítica e o aprimoramento dos trabalhos.

  • Organização da turma em grupos para produção de conteúdo
  • Atividades práticas de pesquisa e entrevista com profissionais
  • Oficinas de edição de áudio, vídeo e manutenção de blog
  • Rodas de debate para discussão e reflexão sobre os temas abordados
  • Apresentação final dos trabalhos à comunidade escolar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma carga horária total de 9 horas, divididas em quatro sessões de aproximadamente duas horas e quinze minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução ao projeto e as primeiras orientações sobre o tema e métodos de pesquisa. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão na produção dos conteúdos, com momentos reservados para oficinas de edição e rodas de debate. A última sessão será dedicada à finalização dos projetos e à preparação para a apresentação à comunidade escolar.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, divisão dos grupos e início da pesquisa
  • Aula 2: Pesquisa contínua, início das entrevistas e produção de conteúdo
  • Aula 3: Continuação da produção de conteúdo e oficinas de edição
  • Aula 4: Finalização dos conteúdos, preparação e realização da apresentação final

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação, na pesquisa, na qualidade da produção dos conteúdos digitais (clareza, coerência, criatividade, respeito à ética), nas habilidades técnicas demonstradas nas edições de áudio e vídeo e na contribuição individual e em grupo para o projeto. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e a participação nas rodas de debate serão consideradas. Feedbacks regulares serão fornecidos para orientar os estudantes em seu processo de aprendizagem, e os critérios de avaliação serão claros e compartilhados desde o início do projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com software de edição de áudio e vídeo, gravador de áudio (podem ser utilizados smartphones), espaços para a realização de entrevistas, acesso a profissionais da área de psicologia para entrevistas e uma plataforma de blog gratuita para a publicação do conteúdo produzido. Além disso, materiais de apoio sobre saúde mental, técnicas de entrevista e edição de conteúdo digital serão fornecidos aos alunos.

  • Acesso à internet e computadores ou dispositivos móveis
  • Software de edição de áudio e vídeo
  • Gravadores de áudio
  • Acesso a profissionais de psicologia para entrevistas
  • Plataforma gratuita de blog

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo