O projeto 'Blog Coletivo: Palavras que Acolhem' tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a saúde mental e prevenção do suicídio entre os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, utilizando-se de diferentes mídias digitais. Os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, entrevista, edição de áudio e vídeo, escrita para web, além de técnicas de manutenção de um blog. Serão encorajados a investigar e discutir sobre o tema, coletando dados e histórias reais de forma ética e respeitosa, garantindo o anonimato. A realização dessas atividades tem como propósito fortalecer a empatia, o suporte emocional e promover uma comunidade escolar mais informada e consciente sobre os desafios da saúde mental.
Nesta atividade, os alunos serão capazes de desenvolver competências essenciais na comunicação digital e na promoção da saúde mental. Aprenderão a produzir conteúdos digitais informativos e reflexivos, abordando temas complexos como a prevenção do suicídio de forma sensível e informativa. Serão incentivados a realizar entrevistas com profissionais da psicologia, desenvolver habilidades de pesquisa e coletar histórias reais, aprendendo a tratar informações de maneira ética. Além disso, adquirirão conhecimentos técnicos sobre edição de áudio e vídeo e manutenção de um blog, essenciais para a divulgação eficiente de suas mensagens.
O conteúdo programático abrange desde o desenvolvimento de habilidades comunicativas e técnicas digitais até a sensibilização e discussão sobre saúde mental. O processo de pesquisa, entrevista e coleta de dados sobre saúde mental e prevenção do suicídio visa a aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema, enquanto a prática de edição de áudio, vídeo e manutenção de blog desenvolve competências técnicas. A ética na coleta e tratamento das informações e na promoção de um diálogo construtivo sobre o tema são aspectos centrais do currículo.
A metodologia ativa será aplicada por meio de atividades mão-na-massa e rodas de debate, promovendo um aprendizado prático e participativo. Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar, criar e compartilhar conteúdos, alternando entre os papéis de produtores e críticos. A roda de debate servirá como um espaço para discussão do processo de produção, dos temas tratados e das dificuldades encontradas, incentivando a reflexão crítica e o aprimoramento dos trabalhos.
A atividade terá uma carga horária total de 9 horas, divididas em quatro sessões de aproximadamente duas horas e quinze minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução ao projeto e as primeiras orientações sobre o tema e métodos de pesquisa. Nas sessões seguintes, os alunos trabalharão na produção dos conteúdos, com momentos reservados para oficinas de edição e rodas de debate. A última sessão será dedicada à finalização dos projetos e à preparação para a apresentação à comunidade escolar.
A avaliação será contínua e baseada na participação, na pesquisa, na qualidade da produção dos conteúdos digitais (clareza, coerência, criatividade, respeito à ética), nas habilidades técnicas demonstradas nas edições de áudio e vídeo e na contribuição individual e em grupo para o projeto. Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe e a participação nas rodas de debate serão consideradas. Feedbacks regulares serão fornecidos para orientar os estudantes em seu processo de aprendizagem, e os critérios de avaliação serão claros e compartilhados desde o início do projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis com software de edição de áudio e vídeo, gravador de áudio (podem ser utilizados smartphones), espaços para a realização de entrevistas, acesso a profissionais da área de psicologia para entrevistas e uma plataforma de blog gratuita para a publicação do conteúdo produzido. Além disso, materiais de apoio sobre saúde mental, técnicas de entrevista e edição de conteúdo digital serão fornecidos aos alunos.
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