Café, Prosas e Poemas

Desenvolvida por: Luzia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura e Argumentação

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar na beleza e complexidade da literatura por meio de um Café Literário temático, a ser construído na própria sala de aula. Divididos em grupos, os estudantes escolherão um livro ou poema que lhes interesse, dedicando-se à sua leitura e análise. A sala de aula será transformada numa aconchegante cafeteria, onde cada detalhe - da decoração à disposição dos espaços - evocará elementos das obras escolhidas. O projeto culminará numa roda de debate entusiástica, onde cada grupo compartilhará suas interpretações, oferecendo insights linguísticos e explorando curiosidades sobre os autores das obras. Este momento proporcionará uma rica troca de ideias, aprofundando a compreensão literária dos alunos enquanto refina suas habilidades argumentativas e críticas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar textos literários complexos, promover o pensamento crítico e a habilidade de argumentação. Espera-se que, ao final do projeto, os estudantes demonstrem maior apreço pela literatura, além de uma compreensão aprofundada dos elementos linguísticos e temáticos das obras escolhidas. A atividade visa também fomentar habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz, essenciais para a realização do projeto.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos literários.
  • Promover o pensamento crítico e a argumentação.
  • Estimular o apreço pela literatura.
  • Fomentar habilidades de trabalho em equipe e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Analisar recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos/contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção/recepção (intenção, finalidade, interlocução, meio, gênero, suporte, época, lugar).
  • EF69LP53 - Engajar-se em práticas de leitura e análise de textos literários que permitam a ampliação da sensibilidade, da formação estética e do olhar crítico.

Conteúdo Programático

A literatura enquanto expressão artística e cultural é o alicerce deste projeto, expandindo sua abordagem para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas. Além da interpretação textual e análise literária, enfatizar-se-á o estudo de elementos linguísticos presentes nas obras selecionadas, como figuras de linguagem, estrutura narrativa e contexto histórico-literário.

  • Leitura e interpretação de textos literários
  • Análise linguística e elementos de coesão
  • Figuras de linguagem
  • Contexto histórico e curiosidades sobre os autores

Metodologia

A utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Sala de Aula Invertida, será central neste projeto. Os alunos irão se engajar na leitura e discussão em pequenos grupos, criando uma atmosfera propícia para a análise profunda e compartilhamento de ideias. A decoração da sala e a criação de um menu de discussões incentivam a criatividade e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. A roda de debate final servirá como ponto de síntese, onde as descobertas e aprendizados serão compartilhados e debatidos com toda a classe.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Discussão em pequenos grupos
  • Criação de ambiente temático

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade se desdobrará ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para leitura, discussão, preparação da apresentação e o debate final.

  • Aula 1 - Escolha das obras, leitura e início das discussões em grupo.
  • Aula 2 - Finalização da decoração da cafeteria, preparação e execução da roda de debates.

Avaliação

A avaliação desta atividade levará em consideração tanto o processo quanto o produto final. Será avaliada a participação individual e coletiva durante as discussões, a profundidade e originalidade das análises apresentadas, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação na roda de debate. Além disso, serão considerados a criatividade e o esforço na decoração da cafeteria literária e a adequação do 'menu' de discussões propostos. Será importante observar o desenvolvimento das habilidades de argumentação e apresentação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários livros e poemas selecionados pelos grupos, materiais para a decoração da sala que evoquem o universo das obras (pôsteres, objetos temáticos), recursos audiovisuais para suporte às apresentações (projetor, caixas de som), além de acesso à internet para pesquisa de informações adicionais sobre as obras e autores.

  • Livros e poemas
  • Materiais de decoração
  • Recursos audiovisuais
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo