Nesta atividade prática, chamada 'Cine Debate: Piratas da Publicidade', estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao universo da publicidade e suas técnicas persuasivas. Divididos em grupos, os alunos receberão diferentes peças publicitárias em vídeo para serem cuidadosamente analisadas. Eles deverão investigar e discutir os efeitos de sentido gerados pelos diversos elementos presentes nessas peças, como a montagem, imagens em movimento, trilha sonora e efeitos sonoros. Posteriormente, cada grupo preparará uma apresentação detalhada de suas análises para a classe, apontando como cada escolha de produção contribui para a mensagem geral da propaganda. Essa exploração crítica culminará em um debate rico sobre como tais escolhas influenciam a recepção do público e determinam a eficácia das campanhas publicitárias. A atividade visa não só à compreensão dos recursos artísticos e técnicos empregados nas propagandas, mas também ao desenvolvimento do senso crítico dos alunos quanto ao conteúdo consumido na mídia.
O objetivo desta atividade é equipar os alunos com habilidades críticas para analisar e interpretar peças publicitárias, entendendo os métodos e as técnicas utilizados para angariar a atenção e persuadir o público. Os alunos aprenderão a identificar os elementos constituintes de uma propaganda, como montagem, música, imagens em movimento, e efeitos sonoros, e a analisar seu papel na construção da mensagem. Esses conhecimentos são essenciais para que desenvolvam uma percepção aprimorada sobre como a mídia influencia a sociedade e o indivíduo, promovendo um consumo mais consciente e crítico das informações.
A atividade 'Cine Debate: Piratas da Publicidade' integra o conteúdo programático focado na compreensão dos meios de comunicação e suas mensagens, particularmente no que tange às técnicas publicitárias. Esse conteúdo visa ensinar os alunos a decifrar e questionar os inúmeros estímulos visuais e sonoros apresentados diariamente pela mídia, construindo assim uma consciência crítica sobre as mensagens que recebem. Ao analisar peças publicitárias, os estudantes exploram não apenas o aspecto linguístico, mas também elementos multimodais que desempenham papel crucial na construção de sentidos e na eficácia comunicativa das campanhas.
A metodologia adotada nesta atividade será a Aprendizagem Baseada em Jogos, na qual os alunos serão engajados em uma análise lúdica e profunda de peças publicitárias. Esta abordagem promove o envolvimento ativo dos estudantes, incentivando a colaboração em grupo, a discussão e o pensamento crítico. Através da análise dos vídeos, seguida de apresentações e debates guiados, os alunos irão vivenciar um processo de aprendizagem significativo, onde os conceitos estudados são diretamente aplicados na prática.
Esta atividade será realizada ao longo de 5 horas, divididas em 7.5 aulas de 40 minutos, onde cada fase é cuidadosamente planejada para aproveitar ao máximo o tempo disponível e engajar os alunos de maneira efetiva.
A avaliação será realizada com base na participação dos alunos durante as análises dos vídeos, na qualidade e profundidade das apresentações, e na contribuição dos alunos durante o debate. Cada aspecto será pontuado, levando em consideração a capacidade de argumentação, o uso de evidências das peças analisadas para fundamentar pontos de vista e o engajamento com o trabalho em equipe. A avaliação final será um somatório de todas essas partes, buscando uma apreciação holística do desempenho do aluno durante toda a atividade.
Para a realização desta atividade serão necessários um projetor ou tela para a exibição das peças publicitárias, acesso à internet para a pesquisa e análise de materiais adicionais, e materiais para o registro das análises, como papel, canetas e, eventualmente, computadores ou tablets. A seleção cuidadosa de peças publicitárias diversas também é fundamental, assegurando um amplo espectro de análise para os alunos.
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