Clube de Opinião: Encontros para Pensar e Argumentar

Desenvolvida por: Cleuda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Argumentação e Debate sobre Temas Atuais

O 'Clube de Opinião: Encontros para Pensar e Argumentar' é uma atividade pedagógica inovadora projetada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de aprimorar suas habilidades de argumentação e compreensão crítica. Nesta atividade, os estudantes terão a oportunidade de trazer artigos de opinião, resenhas críticas e outros textos argumentativos sobre temas contemporâneos e debater seus conteúdos em sala. Cada sessão contará com a apresentação de textos por parte dos alunos, seguida por discussões guiadas que focarão na identificação e avaliação de teses, opiniões, posicionamentos, argumentos e contra-argumentos. A metodologia ativa empregada permitirá que os alunos não apenas participem ativamente dos debates, mas também desenvolvam e articulem suas próprias opiniões por meio da escrita de textos argumentativos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa desenvolver a capacidade dos alunos de argumentar de forma coerente e crítica, tanto oralmente quanto por escrito. Focado em estimular o pensamento crítico, a atividade proporcionará aos estudantes a prática de apresentar suas ideias, defender suas opiniões com base em evidências e argumentos sólidos, e também de ouvir e considerar as perspectivas dos outros. Através dessa interação, os alunos aprenderão a avaliar diferentes pontos de vista, aprimorarão suas habilidades de argumentação e desenvolverão maior fluência na escrita de textos com base argumentativa, contribuindo significativamente para o crescimento intelectual e acadêmico no contexto da língua portuguesa.

  • Desenvolver habilidades de argumentação oral e escrita.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade de análise.
  • Promover a compreensão e respeito pelas diversas opiniões e argumentos.
  • Praticar a escrita de textos com base em argumentação sólida e reflexiva.
  • Aprimorar a fluência verbal e escrita no campo da argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Conteúdo Programático

A atividade se concentra na exploração de diversas formas de argumentação, a partir de textos atuais e relevantes, para enriquecer a experiência educacional dos alunos. Os participantes estarão engajados em analisar e produzir textos argumentativos, praticando a articulação de suas ideias com clareza e lógica. Serão trabalhadas habilidades de leitura crítica, identificação de argumentos e contra-argumentos, além da construção de posicionamentos bem fundamentados.

  • Análise de artigos de opinião
  • Debates estruturados em sala de aula
  • Técnicas de construção de argumentos sólidos e contra-argumentos
  • Elaboração de textos argumentativos
  • Revisão e feedback dos textos produzidos

Metodologia

A metodologia adotada para a implementação dessa atividade é baseada em práticas de aprendizado ativo, que envolve os alunos diretamente no processo educativo. Por meio de discussões em grupo, apresentações individuais e tarefas de escrita, os alunos serão incentivados a participar ativamente, expressando suas opiniões, ouvindo as dos colegas e refletindo sobre os diferentes pontos de vista. O ambiente será configurado para fomentar um espaço seguro e respeitoso para o debate, incentivando a expressão livre de ideias e a argumentação crítica.

  • Apresentação de textos por parte dos alunos
  • Debates guiados para exploração de argumentos e contra-argumentos
  • Atividades de escrita de textos argumentativos
  • Sessões de revisão em pares e feedback construtivo
  • Utilização de recursos digitais para pesquisa e apresentação de ideias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, distribuídas de forma a otimizar o tempo para apresentação, discussão e atividades de escrita. O primeiro encontro focará na introdução do projeto, apresentações dos textos e primeira rodada de debates. No segundo encontro, haverá mais espaço para debates, seguido de uma sessão de escrita reflexiva e feedback.

  • Aula 1: Introdução ao Clube de Opinião e primeira sessão de apresentações e debates.
  • Aula 2: Continuação dos debates, atividades de escrita argumentativa e feedback.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como participação ativa, qualidade dos argumentos apresentados, coesão e coerência nos textos escritos, além da capacidade de ouvir e considerar as perspectivas dos colegas. Será dada especial atenção ao progresso do aluno na habilidade de construir argumentos lógicos e persuasivos, tanto na oralidade quanto na escrita. A participação nos debates e a qualidade das contribuições nas discussões, juntamente com os textos produzidos, formarão a base para a avaliação final. Exemplos práticos e feedback contínuo serão utilizados para guiar os alunos em seu desenvolvimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa de artigos e conteúdos relevantes, projetor ou televisão para apresentações em sala de aula, além de material para escrita, como papel e lápis, ou dispositivos eletrônicos, se disponíveis. Livros e artigos de opinião também serão recomendados para leitura e análise, complementando os materiais utilizados pelos alunos em suas apresentações.

  • Acesso à Internet
  • Projetor ou televisão
  • Material de escrita (papel e lápis) ou dispositivos eletrônicos
  • Livros e artigos de opinião para análise

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