Construtores de Conhecimento: A Montagem do Artigo Científico

Desenvolvida por: Regina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências da Natureza
Temática: Divulgação Científica

A atividade 'Construtores de Conhecimento: A Montagem do Artigo Científico' tem como proposta engajar estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental na produção de um artigo de divulgação científica. O objetivo é aproximar os alunos do universo da ciência de uma maneira acessível, desenvolvendo habilidades de pesquisa, redação e comunicação. Inicialmente, será apresentado um PowerPoint destacando a importância da divulgação científica e as características de um artigo que seja claro e acessível ao público geral. Após essa introdução, os alunos, trabalhando individualmente ou em duplas, selecionarão um tema de interesse para pesquisa. Serão orientados a utilizar uma variedade de recursos, como revistas especializadas, internet e livros, para reunir informações relevantes sobre o tema escolhido. A atividade enfatizará a importância de simplificar o vocabulário técnico, tornando o conteúdo compreensível para o público leigo, sem perder a precisão científica. Cada passo na elaboração do artigo, do título atrativo à conclusão reflexiva, receberá orientação específica. Ao final, os alunos apresentarão seus rascunhos para a turma, proporcionando uma oportunidade de feedback coletivo e discussão sobre as diversas maneiras de abordar o tema selecionado, estimulando a criticidade e o pensamento científico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a alfabetização científica entre os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, capacitando-os a entender e utilizar o discurso científico de maneira clara e acessível. Além de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o processo de pesquisa e desenvolvimento de um artigo científico, busca-se estimular a habilidade de comunicação eficaz, tanto escrita quanto oral, e promover uma compreensão crítica sobre a importância da ciência no cotidiano e sua divulgação responsável. Também é objetivo incentivar a autonomia dos alunos na busca e seleção de informações, bem como fomentar a capacidade de trabalhar colaborativamente, seja em duplas ou na troca de feedbacks com a turma.

  • Compreender a estrutura e a função dos artigos de divulgação científica.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e seleção de fontes confiáveis.
  • Aprimorar a capacidade de escrita, focando na clareza e acessibilidade do texto científico.
  • Estimular a capacidade de apresentação e discussão de ideias científicas.
  • Promover a criticidade e reflexão sobre a importância da ciência e sua divulgação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP26 - Produzir e revisar textos orais (debates, seminários, relatos de experiências, apresentações) e escritos (relatórios de experimentação, resumos, artigos explicativos e argumentativos), com clareza, coerência, coesão, respeitando as condições de produção, o contexto de circulação e os aspectos relacionados ao tema, ao gênero e aos interlocutores.

Conteúdo Programático

Dentro do escopo da Língua Portuguesa e das Ciências da Natureza, esta atividade se concentra em habilidades de escrita, pesquisa, análise crítica e comunicação. A montagem de artigos científicos para divulgação possibilita o desenvolvimento de competências linguísticas e científicas essenciais, engajando os alunos na exploração e compreensão de temas atuais e relevantes dentro do vasto campo da ciência. Através deste exercício prático, os estudantes terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma produção tangível e significativa.

  • Características e estrutura de um artigo científico
  • Processo de pesquisa científica
  • Seleção e avaliação de fontes de informação
  • Técnicas de redação científica para público leigo
  • Apresentação e discussão de trabalhos científicos

Metodologia

A metodologia desta atividade pedagógica inclui a abordagem 'Mão-na-massa', Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e participativo. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito e importância da divulgação científica através de um PowerPoint. Em seguida, na fase 'Mão-na-massa', realizarão pesquisas individuais ou em duplas, aplicando técnicas de simplificação textual. A 'Roda de Debate' permitirá a troca de ideias e feedbacks sobre os esboços dos artigos, enquanto a 'Aprendizagem Baseada em Jogos' poderá ser incorporada através de quizzes sobre a precisão das informações científicas utilizadas. Este conjunto de estratégias visa engajar os alunos de maneira eficaz, explorando diversos aspectos da aprendizagem.

  • Apresentação interativa sobre divulgação científica
  • Pesquisa guiada e desenvolvimento de esboços de artigos
  • Sessões de revisão e feedback em grupo
  • Atividades e jogos educativos focados em ciência
  • Discussão coletiva e reflexão sobre os artigos produzidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 1.5 aulas de 40 minutos, totalizando uma hora. Na primeira aula, haverá a apresentação do PowerPoint e início da fase de pesquisa. A metade seguinte da atividade será aprimorada para o desenvolvimento dos esboços, seguida por revisão, feedback e discussão.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa
  • Aula 1.5: Desenvolvimento de esboços, revisão e feedback

Avaliação

A avaliação se dará de forma processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos, a qualidade da pesquisa realizada, a clareza e acessibilidade do texto produzido, e a capacidade de receber e utilizar feedbacks construtivos. Os esboços dos artigos serão avaliados não apenas pelo conteúdo, mas também pela estrutura e aderência ao gênero da divulgação científica, incentivando a reflexão sobre o uso do vocabulário adequado e a precisão das informações. Detalhes como criatividade no título, engajamento do leitor e articulação do debate também serão considerados. Exemplos de boas práticas e pontos a melhorar serão discutidos coletivamente.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a internet para pesquisa, uma variedade de revistas científicas e livros, acesso a softwares de apresentação para exibição do PowerPoint introdutório e ferramentas de edição de texto para a redação dos artigos. Além disso, a preparação de quizzes ou jogos educativos sobre temas científicos relevantes enriquecerá a fase de aprendizagem baseada em jogos.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Revistas científicas e livros
  • Software de apresentação (ex.: PowerPoint)
  • Material para anotações
  • Quizzes e jogos educativos

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