Criando Nossa Campanha: O Outro Lado do Jogo

Desenvolvida por: Antoni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Mídia e influência digital

Nesta atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão se aventurar no universo do marketing digital de uma forma única e reflexiva. Através da compreensão de estratégias usadas por influenciadores digitais para persuadir suas audiências, os alunos serão incentivados a aplicar esses conhecimentos para desenvolver suas próprias campanhas no Instagram, mas com um foco distinto: promover o uso crítico e consciente do jogo do tigrinho. Equipados com ferramentas de design gráfico ou habilidades em desenho manual, eles criarão posts que visam incitar a reflexão sobre como esse jogo afeta a vida cotidiana, abordando temas como o tempo gasto em jogos e o impacto dessa prática nas relações sociais e acadêmicas. A atividade não só desenvolve habilidades de argumentação e persuasão, mas também incentiva a consciência social, apelando para a responsabilidade individual e coletiva no uso das tecnologias.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fornecer aos alunos as ferramentas e o conhecimento necessários para realizar uma comunicação eficaz e persuasiva nas redes sociais, promovendo o uso crítico da tecnologia. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de compreender melhor as técnicas de persuasão e argumentação empregadas por influenciadores digitais e aplicá-las de maneira criativa e ética. Além disso, busca-se fomentar a reflexão sobre o impacto das tecnologias e jogos online na vida cotidiana, estimulando um debate sobre saúde mental, uso responsável do tempo e a importância de manter relações sociais saudáveis.

  • Compreender as técnicas de persuasão utilizadas por influenciadores digitais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e criatividade em campanhas de mídia social.
  • Refletir criticamente sobre o impacto das tecnologias e jogos online na vida cotidiana.
  • Promover a discussão sobre saúde mental e uso responsável da tecnologia.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se insere no estudo da linguagem digital e práticas sociais na internet, abordando elementos de comunicação visual, argumentativa e ética digital. Serão exploradas técnicas e estratégias de marketing digital, juntamente com uma reflexão sobre o impacto das mídias sociais e jogos online no cotidiano. Através de uma abordagem prática, os alunos aprenderão a criar conteúdo digital atrativo e responsável, desenvolvendo ao mesmo tempo uma visão crítica sobre o consumo e criação de conteúdo na internet.

  • Persuasão e técnicas argumentativas em mídias sociais
  • Design gráfico e ferramentas de criação de conteúdo
  • Uso responsável e crítico da tecnologia
  • Impactos sociais dos jogos online
  • Ética e responsabilidade digital

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, os alunos serão colocados no centro do processo de aprendizagem, encorajados a investigar, questionar e criar. Iniciar-se-á com uma discussão guiada sobre o poder da persuasão nas redes sociais, seguida de análise de campanhas reais. Em seguida, os alunos serão agrupados para planejar e desenvolver suas próprias campanhas. Ao longo do processo, haverá momentos de reflexão coletiva e ajuste das campanhas com base no feedback dos colegas e orientações do professor, assegurando um aprendizado significativo e colaborativo.

  • Discussão inicial sobre influência digital e persuasão
  • Análise de campanhas existentes no Instagram
  • Planejamento e criação de campanhas em grupos
  • Apresentação e feedback coletivo das campanhas
  • Reflexão e ajustes finais nas campanhas com base no feedback

Aulas e Sequências Didáticas

Dividida em duas sessões de 50 minutos, esta atividade permitirá aos alunos explorarem a fundo a temática proposta. Na primeira aula, focaremos na compreensão das estratégias de persuasão e no planejamento das campanhas. A segunda aula será dedicada à criação, apresentação e refinamento das campanhas, promovendo interação, colaboração e reflexão crítica entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à persuasão digital e planejamento de campanhas
  • Aula 2: Criação, apresentação e discussão das campanhas

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos durante todo o processo, a criatividade e originalidade das campanhas, a eficácia na utilização das técnicas de persuasão e argumentação, e a capacidade de reflexão crítica sobre os temas abordados. Será dada atenção especial ao desenvolvimento de argumentos coerentes, a apresentação visual dos posts e a adequação da mensagem ao público-alvo pretendido. Feedback detalhado será fornecido para incentivar o aprimoramento constante dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet, computadores ou tablets com softwares de design gráfico (Adobe Spark, Canva) ou materiais para desenho manual, projetor para as apresentações, e acesso ao Instagram ou simuladores de interface para a criação de mockups das campanhas. Além disso, será proporcionado material de apoio com exemplos de campanhas bem-sucedidas para inspiração e análise.

  • Computadores/tablets com acesso à internet
  • Softwares de design gráfico (Adobe Spark, Canva)
  • Materiais para desenho manual
  • Projetor para apresentações
  • Acesso ao Instagram ou simuladores de interface

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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