Críticos por um Dia

Desenvolvida por: Auria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Análise Crítica

Na atividade 'Críticos por um Dia', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se aventurar no universo da crítica literária. Eles serão divididos em grupos e cada um escolherá um livro, que pode ser uma leitura recente ou uma obra indicada pelo professor, para analisar e discutir profundamente. O foco da atividade é conduzir os alunos a explorar as principais ideias apresentadas no livro, observar o desenvolvimento dos personagens, identificar os temas centrais e compreender as mensagens que o autor pretende transmitir através da narrativa. Com base nessa rica análise, cada grupo produzirá uma resenha crítica englobando todos esses aspectos, utilizando-se de recursos como paráfrases, marcas do discurso reportado e citações diretas para embasar seus argumentos. Além de analisar a obra, os alunos serão incentivados a inserir suas próprias opiniões sobre o livro, estabelecendo um valioso exercício de pensamento crítico e expressão. A atividade culminará na apresentação das resenhas para toda a classe, permitindo um intercâmbio de perspectivas e enriquecendo a experiência literária de todos os envolvidos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos, permitindo-lhes explorar diferentes aspectos da leitura literária e da composição textual. Busca-se fomentar a capacidade de análise literária, enfatizando a identificação dos elementos constitutivos de textos narrativos, como tema, trama, personagens e mensagem. Outra meta fundamental é o aprimoramento da expressão escrita e oral dos estudantes, por meio da estruturação de resenhas críticas que exigirão o uso consciente e eficaz de diversas estratégias discursivas. Além disso, visa-se estimular o pensamento independente e a capacidade dos alunos de construir argumentos sólidos, ancorados em evidências textuais, e expressar suas próprias visões e interpretações sobre as obras lidas.

  • Analisar as principais ideias de uma obra literária.
  • Identificar e discutir os temas, personagens e a trama de um livro.
  • Compreender e interpretar as mensagens transmitidas pelo autor.
  • Produzir e apresentar resenhas críticas, utilizando recursos textuais apropriados.
  • Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP25: Divulgar o resultado de pesquisas por meio de apresentações orais, verbetes de enciclopédias colaborativas, reportagens de divulgação científica, vlogs científicos, vídeos de diferentes tipos etc.
  • EF89LP26: Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.

Conteúdo Programático

O programa da atividade 'Críticos por um Dia' inclui o estudo das estruturas narrativas em obras literárias, análise de personagens e temas, além de técnicas para desenvolvimento de argumentos críticos em resenhas. Os alunos aprenderão como identificar o ponto de vista do autor, interpretar simbolismos e mensagens subjacentes nas obras, e como comunicar eficazmente suas próprias interpretações e avaliações críticas, tanto por escrito quanto oralmente.

  • Estruturas narrativas e elementos constitutivos de textos literários
  • Análise de temas, personagens e trama
  • Técnicas de argumentação e construção de resenhas críticas
  • Expressão de opiniões pessoais e argumentação baseada em evidências

Metodologia

A atividade 'Críticos por um Dia' será desenvolvida utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', que incentiva os alunos a serem protagonistas do processo de aprendizagem. Esta abordagem prática requer que os estudantes se envolvam ativamente na leitura, discussão e análise das obras literárias, para então aplicar o conhecimento adquirido na composição e apresentação de suas resenhas críticas. Trabalho em grupo, debates, e o uso de ferramentas digitais para a pesquisa e elaboração das resenhas serão estratégias chave.

  • Leitura e discussão conjunta das obras literárias selecionadas
  • Produção colaborativa das resenhas críticas
  • Uso de recursos tecnológicos para pesquisa e composição do texto
  • Preparação e realização de apresentações orais para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a seleção dos livros, a leitura compartilhada de trechos selecionados e a discussão inicial sobre os principais aspectos a serem analisados. A segunda aula será dedicada à finalização das resenhas críticas e à preparação das apresentações, que também começarão a ser realizadas nessa aula, se o tempo permitir.

  • Aula 1: Seleção de livros, leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Aula 2: Finalização das resenhas e preparação/apresentação para a classe.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Críticos por um Dia' será realizada com base em critérios como a capacidade de análise literária demonstrada pelos alunos, a profundidade da compreensão dos temas, personagens e mensagens do livro, a qualidade da argumentação na resenha crítica, bem como a clareza e a persuasão das apresentações orais. Será considerado também o esforço colaborativo dentro dos grupos e a habilidade de usar adequadamente as paráfrases, marcas do discurso reportado e citações diretas. Exemplos específicos do texto que suportem os argumentos apresentados na resenha e na discussão serão altamente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários recursos como livros literários (físicos ou digitais), computadores ou tablets para a pesquisa e elaboração das resenhas, acesso à internet para consulta de materiais adicionais e softwares de apresentação (como PowerPoint ou Prezi) para as apresentações finais. O uso de quadros brancos ou flip charts pode também ser útil na fase de discussão e planejamento das resenhas.

  • Livros literários (físicos ou digitais)
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.)
  • Quadros brancos ou flip charts

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo