Críticos por um Dia: Analisando e Resenhando

Desenvolvida por: Quelen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Resenha Crítica Literária

Esta atividade propõe um mergulho no universo da crítica literária, motivando os alunos a desenvolverem habilidades analíticas e críticas ao escreverem suas próprias resenhas. A partir da seleção de um livro ou artigo significativo previamente lido, os alunos serão introduzidos ao conceito de resenha crítica, discutindo sua estrutura, objetivo e características marcantes, como o manejo adequado das várias vozes presentes no texto e o uso eficaz de paráfrases e do discurso reportado. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, os estudantes debaterão em grupo sobre os aspectos cruciais que compõem uma resenha crítica de qualidade, propiciando um ambiente rico em trocas e aprendizado coletivo. Posteriormente, na fase de redação individual, aplicarão os conhecimentos adquiridos na prática ao redigirem resenhas dos textos escolhidos. Com a técnica do peer review, os alunos terão a oportunidade de revisar os textos uns dos outros, oferecendo e recebendo feedback construtivo para refinamento das resenhas antes da versão final.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é desbravar o processo de criação de resenhas críticas, promovendo o desenvolvimento de competências analíticas, críticas e de escrita nos alunos. Visa também fomentar habilidades de interpretação textual e argumentação, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre como diferentes vozes e pontos de vista podem ser harmonizados numa resenha. Adicionalmente, a atividade busca incentivar a colaboração e a habilidade de dar e receber feedback construtivo, essencial para o processo de revisão e aprimoramento textual.

  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas
  • Compreender a estrutura e os elementos constitutivos de uma resenha crítica literária
  • Praticar a interpretação textual e a argumentação
  • Fomentar a colaboração e o feedback construtivo entre pares
  • Refinar habilidades de escrita, revisão e edição de textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação
  • EF89LP26: Produzir resenhas, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas
  • EF89LP35: Criar contos ou crônicas usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos

Conteúdo Programático

A unidade abrange competências essenciais no campo da análise literária, enfatizando a produção de resenhas críticas. Através da discussão coletiva e atividades práticas, os alunos aprenderão não só a estrutura e as técnicas necessárias para a escrita de resenhas envolventes, mas também desenvolverão habilidades socioemocionais importantes, tais como empatia, comunicação eficaz e a capacidade de aceitar e aplicar feedback construtivo. A integração da teoria com a prática é um pilar dessa unidade, preparando os estudantes para aplicar o conhecimento adquirido em contextos reais e diversificados.

  • Compreensão da estrutura de uma resenha crítica
  • Características do discurso crítico literário
  • Técnicas de paráfrase e reportação do discurso
  • Análise de exemplos de resenhas literárias
  • Prática de peer review

Metodologia

Utilizaremos uma mistura de métodos de ensino que inclui a Roda de Debate, para promover discussões ricas e engajadoras sobre as características de uma boa resenha; a Sala de Aula Invertida, que capacita os alunos a se prepararem com leituras e pesquisas prévias, maximizando o tempo de contato para atividades práticas e debates; e a Aprendizagem Baseada em Jogos, através da qual simulações e jogos de roles serão usados para incentivar a análise crítica e a reflexão sobre o processo de escrita e revisão. Esta abordagem multimodal tem como objetivo engajar os alunos de diferentes maneiras, incentivando o aprendizado ativo e colaborativo.

  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Peer review
  • Escrita colaborativa

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de cinco aulas de 60 minutos cada. Neste período, os alunos serão imersos em um processo de aprendizagem abrangente que irá desde a compreensão teórica até a prática da escrita, revisão e feedback entre pares.

  • Aula 1: Introdução à resenha crítica e metodologias ativas
  • Aula 2: Roda de Debate sobre características de uma boa resenha
  • Aula 3: Seleção do material e início da escrita das resenhas
  • Aula 4: Continuação da escrita das resenhas e início do peer review
  • Aula 5: Finalização do peer review e revisão das resenhas

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando o engajamento dos alunos nas discussões, a qualidade da pesquisa prévia, a profundidade analítica e argumentativa das resenhas escritas, bem como a habilidade de incorporar feedback construtivo. Será dada especial atenção ao progresso individual do aluno em relação às habilidades de escrita e análise crítica. Os critérios específicos incluirão a clareza, coesão, coerência, riqueza argumentativa e o uso adequado das vozes envolvidas na resenha. O processo de peer review também será considerado como parte da avaliação, valorizando a capacidade dos alunos de fornecer feedback útil e construtivo aos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso a biblioteca ou recursos online para a seleção de materiais para resenhar, materiais de escrita, e dispositivos para a escrita e revisão de textos. Além disso, espaços apropriados para as sessões de Roda de Debate e atividades em grupo facilitarão o engajamento e a interação entre os alunos. Recursos digitais como plataformas de escrita colaborativa e ferramentas de feedback também serão implementados para suportar o processo de revisão e aprimoramento das resenhas.

  • Acesso a biblioteca/ recursos online
  • Materiais de escrita
  • Dispositivos digitais para escrita e revisão
  • Espaços para debate e atividades em grupo
  • Plataformas de escrita colaborativa e ferramentas de feedback

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo