Críticos por um dia: mergulho no mundo das resenhas

Desenvolvida por: Sonia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise crítica

Na atividade 'Críticos por um dia: mergulho no mundo das resenhas', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo da crítica literária, cinematográfica e de jogos. Divididos em pequenos grupos, deverão ler e analisar diferentes resenhas críticas com o objetivo de identificar os principais argumentos, opiniões e posicionamentos sobre as obras analisadas. Utilizando a plataforma interativa Mentimeter, cada grupo vai apresentar suas análises para a turma, promovendo um debate rico em perspectivas e argumentações. Posteriormente, após elegirem a obra mais interessante, deverão compor uma resenha crítica coletiva, construída colaborativamente em um documento online. Esta atividade promove o desenvolvimento de habilidades críticas, a prática do trabalho em equipe e aprofunda o conhecimento literário e cultural dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar a análise crítica e a capacidade argumentativa dos alunos, assim como desenvolver habilidades de colaboração e escrita. Os estudantes aprenderão a identificar teses, opiniões e posicionamentos em textos diversos, aprimorando sua capacidade de argumentação e reflexão crítica. Através do debate e da construção coletiva de uma resenha, os alunos exercitarão o respeito por diferentes pontos de vista e a habilidade de articular seus próprios argumentos de forma coerente e fundamentada.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate.
  • Fomentar o trabalho em equipe.
  • Exercitar a escrita crítica e reflexiva.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda conceitos fundamentais do campo da argumentação e crítica literária, cinematográfica e de jogos. Os alunos terão a oportunidade de analisar estruturas textuais, identificar argumentos e desenvolver habilidades críticas tanto na leitura quanto na escrita. Além disso, a atividade promove a integração de tecnologias digitais ao processo de aprendizagem, utilizando a plataforma Mentimeter para apresentações interativas e um documento compartilhado online para a criação colaborativa.

  • Análise de resenhas críticas.
  • Identificação de argumentos, teses, opiniões e posicionamentos.
  • Debate e argumentação.
  • Produção de uma resenha crítica coletiva.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será utilizada para engajar os alunos na leitura, análise e criação de resenhas críticas de forma prática e colaborativa. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para explorar diferentes resenhas. Posteriormente, usarão a plataforma Mentimeter para apresentar suas análises, favorecendo o debate e a troca de ideias. Finalmente, em equipes, construirão uma resenha crítica coletiva, utilizando ferramentas online de colaboração.

  • Leitura e análise de resenhas críticas em grupo.
  • Apresentação e debate utilizando Mentimeter.
  • Criação colaborativa de uma resenha crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 6 aulas de 50 minutos cada, totalizando uma carga horária de 5 horas. Este tempo será distribuído entre a leitura das resenhas, as discussões em grupo, as apresentações e a redação da resenha crítica coletiva.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Leitura e análise das resenhas pelos grupos.
  • Aula 3: Continuação da análise e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentações dos grupos no Mentimeter.
  • Aula 5: Debate e eleição da obra a ser resenhada.
  • Aula 6: Criação da resenha crítica coletiva.

Avaliação

A avaliação será contínua, considerando diversos aspectos do processo de aprendizagem: participação na leitura crítica e nas discussões em grupo, qualidade e clareza das apresentações no Mentimeter, contribuição no debate e no processo de escolha da obra, e a participação na redação da resenha crítica coletiva. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de fundamentar seu ponto de vista, respeitando as diversidades de opiniões e colaborando para a construção coletiva do conhecimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem: computadores ou tablets com acesso à internet para a pesquisa e leitura das resenhas críticas, acesso à plataforma Mentimeter para as apresentações interativas, e ferramentas de criação de documentos online, como o Google Docs, para a elaboração coletiva da resenha crítica. Estes recursos irão facilitar a dinâmica da atividade, permitindo uma experiência de aprendizagem mais interativa e colaborativa.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Acesso à plataforma Mentimeter.
  • Ferramentas de criação de documentos online (ex.: Google Docs).
  • Seleção prévia das resenhas críticas de livros, filmes e jogos pelo professor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo