Esta atividade pedagógica se propõe a engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em um debate estruturado sobre a influência social da população negra. A atividade começa com a formação de grupos que representarão diferentes perspectivas sobre o tema, seguida de uma fase de pesquisa online voltada à coleta de informações, estatísticas e exemplos que ilustrem a contribuição e a posição da população negra na sociedade. Com o propósito de estimular um debate rico e fundamentado, espera-se que este processo estimule a reflexão crítica e o desenvolvimento de habilidades argumentativas nos alunos. Após o debate, será solicitado que cada aluno produza uma coluna de impressa expressando sua visão sobre o tema, agora enriquecida pela discussão em grupo e pela pesquisa individual, destacando a importância de apresentar argumentos bem fundamentados.
O objetivo desta atividade é promover nos alunos a capacidade de argumentar com base em evidências, respeitar diferentes opiniões e desenvolver uma postura crítica frente aos temas sociais, especialmente no que tange à influência da população negra na história e sociedade. Pretende-se também aprimorar suas habilidades de pesquisa e de escrita, incentivando o uso de diversas fontes de informação para construir argumentos sólidos e bem fundamentados. Este trabalho colaborativo visa fomentar o respeito pela diversidade e estimular a empatia, elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A atividade se organiza em torno do debate sobre a influência social da população negra, um tema que abarca questões históricas, culturais, sociais e políticas. O conteúdo programático incluirá a pesquisa e análise de informações sobre a história da população negra, seus desafios, conquistas e contribuições em diferentes áreas, como artes, ciência, política e movimentos sociais. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão ampla e diversificada sobre o assunto, incentivando uma compreensão aprofundada e crítica da matéria.
A metodologia 'mão-na-massa' e a roda de debate serão empregadas para engajar os alunos numa aprendizagem ativa. Inicialmente, os grupos realizarão pesquisas online para reunir informações relevantes sobre o tema. Essa fase preparatória é crucial para que os alunos se tornem mais familiarizados com o assunto e possam contribuir de maneira significativa para o debate. A roda de debate permitirá que os alunos expressem suas opiniões e aprendam a ouvir e considerar as perspectivas dos outros, promovendo um ambiente de respeito mútuo e compreensão. A elaboração de uma coluna de impressa ao final tem como objetivo sintetizar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem suas reflexões de forma coerente e estruturada.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a formação dos grupos e a introdução ao tema, seguida pela fase de pesquisa. A segunda aula será dedicada ao debate e às orientações finais para a escrita da coluna de impressa.
A avaliação se dará tanto no processo quanto no produto final. Será considerada a participação dos alunos nas fases de pesquisa e debate, avaliando especialmente o respeito aos turnos de fala, a utilização de argumentos fundamentados e a capacidade de ouvir e considerar as opiniões alheias. A coluna de impressa será avaliada com base na clareza, fundamentação dos argumentos e originalidade da perspectiva do aluno sobre o tema. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação pelos pares como parte do processo, visando não apenas o resultado final, mas o desenvolvimento de habilidades e competências durante toda a atividade.
Para a realização desta atividade serão necessários acesso à internet, computadores ou dispositivos móveis para a pesquisa, material para anotação durante o debate, e um espaço adequado para a realização da roda de debate. Recomenda-se também a utilização de plataformas online que possibilitem a organização das informações coletadas pelos grupos de forma colaborativa.
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