Esta atividade propõe uma imersão rica e diversificada no mundo da literatura, onde os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar diversos gêneros literários, como romances juvenis, contos contemporâneos e narrativas de suspense. Divididos em grupos, cada um receberá a tarefa de ler autonomamente uma obra literária do gênero designado. Após a leitura, os estudantes participarão de uma Roda de Debate, onde apresentarão suas impressões acerca da obra lida, enfocando nos elementos que mais lhes chamaram a atenção e como estes contribuem para a compreensão e interpretação do texto. Este momento se destinará à troca de experiências de leitura, objetivando romper com as expectativas prévias e ampliar os horizontes literários dos alunos, promovendo, assim, a compreensão crítica e a valorização da diversidade textual.
O objetivo desta atividade é propiciar aos alunos uma experiência de leitura rica e diversificada, estimulando o interesse e o envolvimento com obras literárias de diferentes gêneros. Espera-se que os estudantes desenvolvam capacidades críticas de interpretação e análise textual, além de uma maior apreciação pela variedade literária existente. Deseja-se, também, fomentar habilidades de expressão oral e argumentação, por meio da participação ativa nos debates, contribuindo para a construção de conhecimento coletivo acerca dos diversos aspectos que compõem a narrativa literária.
O conteúdo programático abrange a introdução aos diferentes gêneros literários, estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos literários, e técnicas de argumentação e debate. O programa visa aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os elementos constitutivos das obras literárias, como estrutura narrativa, personagens, tempo, espaço e recursos estilísticos, além de incentivar a análise da maneira como esses aspectos influenciam o sentido da obra.
A atividade será guiada por metodologias ativas, tais como Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Estas abordagens incentivam a participação ativa dos alunos, colocando-os no centro do processo de aprendizagem, facilitando assim a construção do conhecimento de forma colaborativa. Cada grupo realizará a leitura autônoma do livro designado e, posteriormente, compartilhará suas observações e análises na Roda de Debate, espaço que também promoverá a escuta ativa e a valorização das diferentes percepções e conclusões sobre os textos lidos.
A atividade será desenvolvida ao longo de seis aulas de 50 minutos, permitindo tempo adequado para a leitura, preparação e realização dos debates. A divisão dos grupos e a distribuição dos gêneros literários ocorrerão na primeira aula, seguidas por sessões de leitura e preparação. As Rodas de Debate serão realizadas nas últimas aulas, garantindo espaço para a participação de todos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas etapas de leitura e debate, considerando também o empenho na preparação e na capacidade de expressar suas ideias de forma clara e fundamentada. Será valorizada a argumentação crítica sobre as obras, a interação respeitosa com os colegas durante os debates e a habilidade de relacionar os textos com contextos mais amplos. Exemplos de critérios específicos incluem: clareza na comunicação das ideias principais da obra, profundidade da análise crítica, habilidades de escuta ativa e contribuição para o debate coletivo.
Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários recursos como cópias das obras literárias selecionadas para cada grupo, sala de aula equipada para a realização dos debates (com cadeiras disponíveis em círculo, se possível), material para anotação (cadernos, lápis), e acesso a computadores ou dispositivos móveis para pesquisas complementares e preparação das apresentações. Serão também úteis recursos online para a realização de atividades de aprendizagem baseada em jogos e para a busca de materiais de apoio e leituras complementares.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula