Debate na Sala: Notícias do Mundo

Desenvolvida por: Matheu… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Tópicos Globais Atuais

Na atividade 'Debate na Sala: Notícias do Mundo', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e análise crítica por meio de uma metodologia ativa de Roda de Debate. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos, e a cada um será atribuído um tema global de relevância atual para pesquisa. Após um período de pesquisa, cada grupo produzirá uma notícia ou um podcast que contemple múltiplas perspectivas sobre o tema. Eles deverão se orientar por um roteiro pré-definido que ressalte a importância da abordagem equilibrada e da inclusão de diferentes pontos de vista. Depois, cada grupo apresentará seu trabalho à classe, dando início a um debate aberto. Esse debate permitirá a participação ativa de todos os alunos, que poderão fazer perguntas, oferecer contrapontos e discutir as diferentes nuances dos temas abordados, sempre mantendo o respeito mútuo e focando na construção coletiva do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa atender a múltiplos objetivos de aprendizagem. Pretende-se, primeiramente, fomentar a capacidade dos alunos de analisar criticamente diversos pontos de vista sobre temas globais contemporâneos. Ademais, busca-se desenvolver habilidades de argumentação, permitindo que os estudantes estruturem pensamentos e opiniões de forma coerente e fundamentada. A atividade também mira aprimorar a proficiência dos alunos em expressão oral e escrita, preparando-os para produzir e apresentar notícias e podcasts com clareza e qualidade. Adicionalmente, o exercício almeja reforçar a cooperação entre pares, visto que os alunos trabalharão em grupos, além de promover um ambiente de respeito mútuo e aprendizagem ativa e participativa.

  • Desenvolver a habilidade de argumentação e análise crítica sobre temas atuais globais.
  • Produzir conteúdo informativo multivocal (notícias, podcasts) de forma coesa e bem informada.
  • Praticar a expressão oral e escrita, tanto na produção de notícias/podcasts quanto na participação em debates.
  • Fomentar o respeito mútuo, o trabalho em equipe e a construção coletiva do conhecimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade incluirá a exploração de múltiplos temas globais atuais, orientando os alunos a uma compreensão mais aprofundada das questões que impactam o mundo contemporâneo. Isso será feito por meio da pesquisa, produção de notícias ou podcasts, e discussão aberta em formato de Roda de Debate. Além disso, a atividade incorporará técnicas de argumentação e análise crítica, habilidades de expressão oral e escrita, além de enfatizar a importância do respeito mútuo e do trabalho em equipe no contexto da educação.

  • Pesquisa sobre temas globais atuais
  • Produção de notícias e podcasts
  • Técnicas de argumentação e análise crítica
  • Expressão oral e escrita
  • Trabalho em equipe e respeito mútuo

Metodologia

A metodologia empregada será a Roda de Debate, que incentiva a participação ativa dos alunos na discussão sobre os temas pesquisados e apresentados. Na fase inicial de pesquisa, serão utilizadas diversas fontes de informação para garantir uma compreensão abrangente dos tópicos. Seguindo, na fase de produção, os alunos serão guiados na elaboração de notícias e podcasts, aplicando conceitos de jornalismo e comunicação. A apresentação e o debate dos trabalhos proporcionarão um ambiente dinâmico, no qual cada aluno terá a oportunidade de contribuir para a discussão, estimulando assim a construção colaborativa do conhecimento.

  • Dinâmica de Roda de Debate
  • Pesquisa guiada por professores
  • Produção orientada de conteúdo
  • Apresentação de notícias/podcasts
  • Debate aberto e moderado pelo professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, haverá a apresentação dos temas, divisão dos grupos e início da pesquisa. Na segunda aula, os alunos finalizarão a produção de seus conteúdos e prepararão a apresentação, seguida de debates sobre os temas abordados.

  • Aula 1: Introdução, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Finalização da produção de conteúdo e preparação para apresentação.
  • Aula 3: Apresentação dos trabalhos e início dos debates.
  • Aula 4: Continuação dos debates e conclusão da atividade.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Debate na Sala: Notícias do Mundo' levará em consideração diversos aspectos. Primeiramente, será avaliada a qualidade da pesquisa realizada pelos grupos e a profundidade com que exploraram o tema atribuído. Além disso, a coesão, clareza e criatividade na produção da notícia ou podcast também serão critérios importantes. A habilidade de expressar argumentos de forma construtiva durante o debate, bem como a capacidade de ouvir e considerar os pontos de vista dos demais, serão aspectos fundamentais. A participação efetiva de todos os membros do grupo durante todas as fases da atividade será essencial. Por fim, a postura e o respeito mútuo demonstrados durante os debates contribuirão para a avaliação final de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Debate na Sala: Notícias do Mundo', serão necessários alguns recursos básicos. Computadores ou tablets com acesso à internet serão indispensáveis para a pesquisa dos temas. Além disso, será necessário contar com softwares ou aplicativos de gravação para a produção dos podcasts. Um projetor e sistema de som para as apresentações também serão necessários. Materiais de escrita como papéis, canetas e marcadores auxiliarão na organização das ideias durante a fase de preparação. Finalmente, um espaço adequado para a realização da Roda de Debate é fundamental para a dinâmica da atividade.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Softwares ou aplicativos de gravação para podcasts
  • Projetor e sistema de som para apresentações
  • Materiais de escrita (papéis, canetas, marcadores)
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo