Debatendo Nossos Espaços: Vozes Ativas da Escola

Desenvolvida por: Lician… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Participação estudantil e comunitária

A atividade 'Debatendo Nossos Espaços: Vozes Ativas da Escola' visa engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na pesquisa e análise de instâncias e canais de participação em sua escola e comunidade, como grêmios estudantis e conselhos de escola. Esta atividade pedagógica prática incorporará metodologias ativas, como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, para propiciar uma experiência educacional rica e dinâmica. Os alunos serão divididos em grupos, onde cada um explorará um aspecto diferente desses espaços de participação, identificando seus pontos fortes e áreas que necessitam de melhorias. Após a pesquisa, os grupos utilizarão a Roda de Debate para discutir suas descobertas, promovendo um ambiente de diálogo crítico e construtivo. A culminância da atividade será o desenvolvimento de propostas para novas formas de participação estudantil e comunitária, que serão consolidadas em projetos a serem apresentados à gestão escolar ou compartilhados no blog da escola.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o engajamento dos alunos com a comunidade escolar, desenvolvendo habilidades críticas, analíticas e criativas. Busca-se estimular a autonomia dos estudantes para que identifiquem, explorem e proponham soluções inovadoras para os desafios enfrentados em seus espaços de convivência. Além disso, visa-se fomentar a capacidade de trabalhar em equipe, o respeito pelas diferentes opiniões, e aprofundar o conhecimento sobre os canais de participação disponíveis, compreendendo a importância da participação ativa para a construção de uma comunidade escolar inclusiva e participativa.

  • Entender os diferentes canais de participação na escola e na comunidade
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação
  • Fomentar o trabalho em equipe e o respeito por diferentes opiniões
  • Propor e elaborar projetos visando a melhoria da comunidade escolar
  • Apresentar para a gestão escolar propostas de novas formas de participação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP11: Produzir, revisar e editar peças e campanhas publicitárias, envolvendo o uso articulado e complementar de diferentes peças publicitárias: cartaz, banner, indoor, folheto, panfleto, anúncio de jornal/revista, para internet, spot, propaganda de rádio, TV, a partir da escolha da questão/problema/causa significativa para a escola...
  • EF89LP18: Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país...
  • EF89LP21: Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a...

Conteúdo Programático

A atividade será estruturada em torno do reconhecimento e exploração dos espaços e instâncias de participação comunitária e escolar. Os alunos aprenderão sobre a estrutura, funcionamento e importância dos grêmios estudantis, conselhos escolares, entre outras formas de engajamento cívico e social. Além disso, serão incentivados a pensar criticamente sobre os processos participativos existentes e a como eles podem ser aprimorados ou inovados. A pesquisa e a elaboração de propostas fornecerão uma base prática para a aplicação dos conteúdos teóricos discutidos.

  • Canais de participação na escola e na comunidade
  • Métodos de pesquisa e levantamento de dados
  • Estruturação e condução de Rodas de Debate
  • Desenvolvimento e apresentação de projetos de intervenção

Metodologia

A atividade sera conduzida em etapas, iniciando com uma introdução teórica sobre os espaços de participação, seguida por uma saída de campo para observação direta. Os alunos serão estimulados a utilizar a Metodologia Mão-na-massa para explorar e coletar informações. Em sala, a metodologia da Roda de Debate facilitará o compartilhamento das descobertas e a discussão sobre elas. Por fim, a Sala de Aula Invertida será aplicada na etapa de elaboração dos projetos finais, onde os alunos trabalharão de maneira autônoma, utilizando recursos online e offline para desenvolver suas propostas. Esta abordagem combina prática e teoria, estimulando a participação ativa e crítica dos estudantes.

  • Saída de Campo
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e realizarão a saída de campo ou a pesquisa inicial. Na segunda aula, eles participarão da Roda de Debate e trabalharão na elaboração de seus projetos, finalizando com a preparação das apresentações para a gestão escolar ou para postagem no blog da escola.

  • Aula 1: Introdução aos canais de participação e pesquisa inicial
  • Aula 2: Roda de Debate, elaboração e apresentação de projetos

Avaliação

A avaliação se dará por meio da análise dos projetos elaborados pelos alunos, considerando a originalidade, relevância, viabilidade e apresentação das propostas. Além disso, a participação ativa nas rodas de debate e o engajamento no processo de pesquisa serão também critérios avaliativos. Será valorizada a capacidade de trabalho em equipe e a articulação dos conhecimentos adquiridos durante a atividade. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, enfatizando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, câmeras ou smartphones para registro durante a saída de campo, materiais de escrita para anotações e desenvolvimento dos projetos, espaço adequado para a realização das Rodas de Debate, além de acesso a plataformas online para a elaboração e compartilhamento dos projetos finais. O uso de ferramentas digitais será incentivado para a pesquisa e comunicação entre os grupos de trabalho.

  • Acesso à internet
  • Câmeras ou smartphones
  • Materiais de escrita e papelaria
  • Plataformas online para elaboração de projetos
  • Espaço para realização das Rodas de Debate

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