Desafio 2030: Criando o Futuro que Queremos!

Desenvolvida por: Vagna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Interdisciplinar (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens)
Temática: Sustentabilidade e Agenda 2030

Esta atividade pedagógica engaja os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental na análise aprofundada dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Ao dividir a classe em grupos, cada um será responsável por investigar um dos ODS, compreendendo suas metas, desafios e sua relevância para a sustentabilidade global e local. Por meio da metodologia ativa da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, discutir dificuldades encontradas na implementação dos objetivos e propor soluções factíveis, personalizadas para a realidade de sua comunidade ou escola. A culminância do projeto se dará com a produção de textos propositivos, onde cada grupo elaborará um plano de ação detalhado, visando a contribuição efetiva para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Este projeto não somente aumenta o entendimento dos alunos sobre as questões globais de sustentabilidade, mas também promove a reflexão sobre sua participação ativa na realização destes objetivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de compreender, analisar e agir sobre os desafios de sustentabilidade apresentados pela Agenda 2030 da ONU. Os estudantes aprenderão a trabalhar colaborativamente, aprofundar-se em pesquisas, formular argumentos, e propor soluções concretas para os problemas de sustentabilidade. A habilidade de comunicar efetivamente suas ideias e soluções através de textos escritos será igualmente enfatizada, preparando-os para serem cidadãos conscientes e atuantes na busca por um futuro mais sustentável.

  • Compreender os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre questões de sustentabilidade
  • Promover a habilidade de debate respeitoso e produtivo em torno de questões complexas
  • Incentivar a formulação de planos de ação concretos e realistas para a comunidade ou escola
  • Aprimorar a capacidade de produção de textos com propostas claras e justificativas sólidas

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP22
  • description": Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Conteúdo Programático

Neste plano de aula, abordaremos temas relacionados aos desafios globais de desenvolvimento sustentável segundo a Agenda 2030 da ONU. Os estudantes serão introduzidos aos 17 ODS, com um enfoque especial nas suas metas e na importância de cada objetivo para a construção de um futuro sustentável. Através da pesquisa, debate e escrita, os alunos desenvolverão um entendimento compreensivo dessas questões, bem como habilidades pertinentes para se tornarem agentes de mudança em suas próprias comunidades.

  • Introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030
  • Metodologia da Roda de Debate para discussão produtiva
  • Técnicas de pesquisa e análise de informações sobre sustentabilidade
  • Elaboração de textos propositivos e argumentativos
  • Desenvolvimento de planos de ação para a comunidade/escola

Metodologia

A metodologia deste plano de aula será centrada no engajamento ativo dos alunos através da pesquisa em grupo, rodas de debate e produção textual. Ao início, os alunos receberão uma introdução sobre os ODS para garantir um entendimento básico comum. Posteriormente, a divisão em grupos permitirá uma pesquisa focada no objetivo específico designado. A Roda de Debate facilitará a troca de ideias e fomentará a interação construtiva entre os grupos. Finalmente, a produção de textos propositivos possibilitará aos alunos aplicar seus conhecimentos e habilidades de escrita para sugerir ações realistas relacionadas aos ODS.

  • Pesquisa em grupo sobre um ODS específico
  • Roda de Debate para compartilhamento de ideias e soluções
  • Elaboração de plano de ação estruturado em texto
  • Revisão e edição de textos em grupos com apoio do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos ODS e o início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à Roda de Debate e à elaboração dos textos propositivos.

  • Aula 1: Introdução aos ODS e início da pesquisa em grupos
  • Aula 2: Roda de Debate e elaboração de textos propositivos

Avaliação

A avaliação se dará por meio do envolvimento dos alunos nas diversas fases da atividade, desde a pesquisa até a produção textual. Serão considerados critérios como profundidade e qualidade da pesquisa realizada, participação construtiva na Roda de Debate, clareza e plausibilidade das propostas no texto propositivo, bem como a capacidade de justificar suas ideias e ações sugeridas. O texto propositivo servirá como um componente chave da avaliação, onde serão avaliados a coesão, coerência, argumentação e a adequação à proposta de ação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisa, materiais para escrita, espaço apropriado para a condução das Rodas de Debate e exemplos de textos propositivos como referência para a elaboração dos próprios textos pelos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa sobre os ODS
  • Materiais de escrita (papel, canetas, computadores)
  • Espaço adequado para realização das Rodas de Debate
  • Exemplos de textos propositivos e argumentativos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo