Desvendando a Notícia

Desenvolvida por: Patríc… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise e Produção de Notícias

A sequência didática 'Desvendando a Notícia' é uma atividade desenhada para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é explorar as estruturas e características das notícias, incentivando a compreensão crítica e a produção textual. Durante três aulas, os estudantes serão expostos a apresentações sobre a linguagem das notícias, participarão de debates sobre diferentes fontes jornalísticas e, finalmente, criarão suas próprias notícias em grupo, aplicando conceitos epilinguísticos. Este exercício não apenas aprimora a habilidade de escrita e análise, mas também estimula a participação ativa e o desenvolvimento de competências sociais como mediação e colaboração. Ao final, espera-se que os alunos consigam articular bem suas ideias, compreendendo profundamente as intenções e estruturas inerentes às notícias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em desenvolver as habilidades críticas e de produção textual dos alunos, alinhando-se aos requisitos da BNCC para o 8º ano. Através de metodologias ativas, como debates e atividades práticas em grupo, os estudantes serão capazes de identificar e analisar a construção das notícias, aprimorando tanto suas habilidades linguísticas quanto a capacidade analítica. Além disso, a produção colaborativa de notícias permitirá que os alunos exercitem o trabalho em equipe, a responsabilidade social e a construção de argumentos sólidos, todos essenciais para o desenvolvimento integral nesta faixa etária.

  • Compreender a estrutura e linguagem das notícias.
  • Aprender a identificar a validade e a objetividade das fontes jornalísticas.
  • Desenvolver habilidades de escrita e revisão de textos jornalísticos.
  • Promover a reflexão crítica sobre os conteúdos midiáticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula busca oferecer uma compreensão ampla e crítica sobre as notícias e sua articulação linguística. Abordando aspectos textuais e semânticos, o conteúdo permite que os estudantes entendam como as notícias são estruturadas e comunicadas de maneira eficaz e assertiva. A exploração de diferentes tipos de narrativas e os veículos de comunicação são essenciais para contextualizar as produções textuais dos alunos. A estrutura das notícias, composta por lead, corpo e conclusão, será desmembrada nas aulas, aumentando a competência dos estudantes em identificar os pontos centrais de uma informação e traduzi-los em produção escrita coesa.

  • Estrutura das notícias: lead, corpo e conclusão.
  • Características da linguagem jornalística.
  • Identificação de elementos textuais e contextuais.
  • Análise crítica de fontes e suas intenções comunicativas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesse plano de aula integra técnicas de ensino que promovem um aprendizado ativo e colaborativo. Começando com uma explanação expositiva sobre a estrutura das notícias, os alunos terão uma base sólida para entender as particularidades do gênero. Em seguida, a atividade se transforma em um debate colaborativo, onde os estudantes discutem diferentes fontes de notícias, aprimorando suas habilidades críticas e argumentativas. Por fim, a prática culmina em uma atividade mão-na-massa, onde em grupos, os alunos irão redigir suas próprias notícias, incentivando a criatividade, a coesão textual e a revisão crítica entre seus pares.

  • Aula expositiva para introdução do gênero textual notícia.
  • Roda de debate para análise crítica e argumentação.
  • Atividade mão-na-massa para produção de notícias em pequenos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A estruturação do cronograma foi feita de forma que haja uma progressão natural do conteúdo, levando em consideração a absorção gradual dos temas abordados. Cada aula possui 40 minutos, garantindo um tempo suficiente para que todas as atividades propostas sejam executadas e compreendidas pelos alunos. Na primeira aula, o foco será dar uma base teórica; na segunda, fomentar discussões e debates críticos; na terceira, os alunos realizarão a atividade prática final. Dessa forma, eles são desafiados a aplicar na prática os conceitos teóricos adquiridos.

  • Aula 1: Exposição sobre a estrutura e linguagem das notícias.
  • Momento 1: Introdução ao Gênero Notícia (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve introdução sobre o gênero textual notícia. Explique o objetivo principal de uma notícia e sua importância na sociedade. Use exemplos impressos que você trouxe para ilustrar as ideias. É importante que você faça perguntas aos alunos para verificar o conhecimento prévio deles sobre o tema. Observando o interesse deles nos exemplos, fortaleça a participação dos alunos.

    Momento 2: Estrutura da Notícia (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente a estrutura típica de uma notícia: lead, corpo e conclusão. Mostre como identificar esses elementos nos exemplos impressos. Peça aos alunos que analisem uma notícia em duplas, destacando cada uma dessas partes. É importante que você circule pela classe, auxiliando aqueles que apresentarem dificuldades. Pergunte se eles conseguiram relacionar corretamente as partes, reforçando o entendimento com feedbacks.

    Momento 3: Características da Linguagem Jornalística (Estimativa: 10 minutos)
    Explique as características da linguagem jornalística, como objetividade e clareza. Use os exemplos impressos para destacar passagens que exemplificam essas características. Permita que os alunos trabalhem em pequenos grupos para encontrar e discutir outras características nas notícias. Oriente para que façam anotações que serão revisitadas nas próximas aulas.

    Momento 4: Resumo e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalizando a aula, peça para que os alunos compartilhem em uma roda o que aprenderam sobre a estrutura e linguagem das notícias. Observe se os alunos conseguem articular suas ideias com clareza. Incentive aqueles que estão mais tímidos a participarem e compartilhem suas reflexões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para tornar a aula mais inclusiva, permita que os alunos trabalhem em diferentes formações de grupo caso necessário, incentivando a inclusão de todos. Ofereça resumos ou esquemas visuais para auxiliar na compreensão e no acompanhamento dos conteúdos, especialmente para alunos que possam ter dificuldades de aprendizado. Use uma linguagem clara e forneça exemplos adicionais conforme necessário. Caso perceba algum aluno com dificuldade, seja paciente e reforçe as explicações de forma pessoal, sem expor o aluno. Lembre-se de que sua presença e motivação é muito valiosa para estimular o aprendizado inclusivo.

  • Aula 2: Debates em roda para análise de diferentes fontes.
  • Momento 1: Organização e Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os alunos em uma roda, garantindo que todos possam ver e ouvir uns aos outros claramente. Explique que o objetivo da atividade é analisar a variedade de fontes jornalísticas e discutir suas características e intenções comunicativas. Apresente brevemente as fontes que serão debatidas, estimulando os alunos a compartilharem previamente impressão sobre elas. É importante que você atue como moderador, garantindo que todos tenham a chance de se expressar e criando um ambiente seguro para a troca de ideias.

    Momento 2: Desenvolvimento do Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Procure manter o debate centralizado nas perguntas-chave: 'Quais são as características dessa fonte?', 'Essa fonte é confiável?', 'Quais interesses podem influenciar a informação apresentada?'. Permita que os alunos conduzam as discussões, encorajando-os a embasar seus argumentos com exemplos das fontes impressas. Intervenha quando necessário para reorientar a discussão ou aprofundar questões. Avalie de maneira informal, observando o engajamento dos alunos, a clareza dos argumentos apresentados e sua capacidade de ouvir atentamente os colegas.

    Momento 3: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a atividade com um resumo dos pontos discutidos, destacando a importância da análise crítica das fontes jornalísticas. Peça aos alunos que compartilhem uma lição ou reflexão que aprenderam durante o debate. Registre esses pensamentos em um quadro ou mural da sala, criando um registro visível do aprendizado coletivo. Avalie através de uma autoavaliação oral, onde cada aluno pode expressar o que pensa sobre sua própria participação e contribuição para o debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Permita que alunos com diferentes estilos de comunicação se expressem por meio de formatos que lhes seja mais confortável, como notas escritas ou desenhos. Garanta que todos os alunos tenham acesso equitativo às fontes de debate, fornecendo cópias em formatos que atendam às necessidades visuais, se necessário. Crie um ambiente acolhedor onde a contribuição de cada um seja valorizada e respeitada, oferecendo suporte individual quando necessário. Encoraje a interação positiva, reforçando os laços de respeito e colaboração durante as discussões.

  • Aula 3: Produção de notícias em grupos, aplicando conhecimento adquirido.
  • Momento 1: Formação de grupos e planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os alunos em pequenos grupos, assegurando-se de que cada um possua alunos com habilidades complementares. Entregue um tema ou tópico específico sobre o qual cada grupo deverá criar uma notícia. Oriente-os a planejar rapidamente a estrutura da notícia, lembrando da divisão em lead, corpo e conclusão. Peça para que esbocem suas ideias principais e distribuam tarefas entre os membros do grupo. Observe se há equilíbrio na participação de todos e intervenha discretamente, sugerindo ajustes se necessário.

    Momento 2: Escrita colaborativa da notícia (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem a redação de suas notícias, utilizando o planejamento que realizaram no momento anterior. Circulando pela sala, forneça suporte e feedback imediato ao longo do processo de escrita, incentivando a aplicação das características da linguagem jornalística discutidas nas aulas anteriores. Reforce a importância da clareza e objetividade nos textos. Avalie informalmente, verificando o progresso dos grupos e orientando ajustes necessários.

    Momento 3: Revisão e troca entre grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Peça que cada grupo revise sua própria notícia, focando em gramática, coerência e coesão, antes de trocá-las com um grupo vizinho. Oriente para que as revisões considerem as características textuais e intenções comunicativas. Observe se os alunos estão sendo construtivos em seus comentários. Essa posição de 'revisor' pode auxiliar na autoavaliação e no refinamento das habilidades críticas dos estudantes.

    Momento 4: Apresentação final e reflexões (Estimativa: 5 minutos)
    Convide os grupos a apresentarem suas notícias revisadas para toda a turma. Incentive outras equipes a fazer perguntas que suscitem reflexão sobre o conteúdo e a estrutura das notícias. Finalize com uma discussão em que os alunos compartilhem suas aprendizagens e desafios enfrentados durante a produção. Essa troca promove uma avaliação mútua e reflexiva sobre o processo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Permita que os alunos que preferem formas alternativas de comunicação utilizem notas escritas ou um esquema para expressar suas ideias durante a apresentação. Forneça exemplares impressos ou acessíveis das notícias para garantir que todos possam acompanhar as leituras, considerando necessidades especiais de leitura. Incentive um ambiente de respeito e acolhimento, em que todos se sintam à vontade para partilhar suas ideias, oferecendo apoio constante para a participação equitativa de cada aluno.

Avaliação

A avaliação dessa sequência didática será realizada de forma contínua e diversificada para captar as várias dimensões do aprendizado dos alunos. Ela incluirá avaliação formativa, onde o processo de aprendizagem é acompanhado através de observação direta e feedbacks durante as aulas, além de considerar o envolvimento e a contribuição de cada estudante nas discussões de grupo. Também haverá um componente somativo na atividade final, onde os alunos produzirão suas próprias notícias. Esta avaliação será baseada em critérios específicos, como a correção linguística, coesão e coerência do texto. Outro aspecto é o uso de autoavaliação e avaliação entre pares, promovendo a auto-reflexão e a responsabilidade pelo próprio aprendizado. Esta combinação de estratégias visa criar um feedback construtivo, que apoie o desenvolvimento contínuo dos estudantes em suas habilidades críticas e de escrita.

  • Avaliação contínua através de observações e feedbacks.
  • Autoavaliação e avaliação entre pares para promover a autocrítica.
  • Avaliação somativa da produção final de notícias para medir o domínio temático.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados neste plano de aula são cuidadosamente selecionados para propiciar um ambiente de aprendizagem ativo sem o uso de tecnologia digital. Materiais como cópias de notícias de jornais e revistas, cartolinas, papéis coloridos, lápis e canetas serão principais instrumentos para estimular a análise e criação textual. Além disso, o uso de quadros brancos e murais na sala de aula também será importante para ajudar a organizar ideias durante a produção grupal das notícias. Este enfoque em materiais físicos visa fomentar um ambiente interativo e colaborativo, que favorece a conexão direta entre os alunos e o objeto de estudo, sem a mediação digital.

  • Recursos impressos de notícias para análise.
  • Papel e materiais de escrita para criação textual.
  • Quadros brancos e murais para organização e apresentação de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam desafios significativos em suas rotinas diárias e, portanto, buscamos apresentar estratégias de inclusão que sejam práticas e eficazes sem causar sobrecarga. Para garantir que todos os alunos se beneficiem plenamente da aprendizagem, recomenda-se adotar uma comunicação clara e efetiva, utilizando recursos visuais, sempre que possível, para reforçar instruções e conteúdo. Além disso, organizar a sala para facilitar o movimento e assegurar que todos os alunos, inclusive os que possam ter necessidades não evidentes, tenham acesso igualitário às atividades propostas. É importante criar um ambiente acolhedor onde todos se sintam à vontade para contribuir e compartilhar suas ideias e experiências, respeitando as diferenças individuais. Realizar monitoramento constante do engajamento de cada aluno e ajustar as estratégias, oferecendo suporte individualizado conforme necessário, contribuirá para um aprendizado equitativo e inclusivo.

  • Uso de recursos visuais para reforçar a instrução.
  • Organização da sala para acessibilidade.
  • Ambiente acolhedor que valoriza a participação de todos.
  • Monitoramento contínuo e ajustes conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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