Desvendando a Sintaxe em Equipe

Desenvolvida por: Neuma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe

A atividade 'Desvendando a Sintaxe em Equipe' tem o intuito de fomentar o aprendizado de linguagem e literatura por meio do trabalho colaborativo e interativo, focando na análise sintática de textos. Durante a atividade, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos e receberão diversos textos, cada um apresentando diferentes estruturas sintáticas. A tarefa dos grupos será identificar, analisar e discutir as diversas funções sintáticas presentes nesses textos, enfatizando a compreensão e aplicação da sintaxe na construção de frases e textos. Após essa análise, cada grupo fará uma apresentação de suas descobertas, ressaltando os aspectos mais interessantes ou desafiadores encontrados. Esta etapa será seguida por uma roda de debates, que permitirá a toda turma e ao professor participar ativamente do processo de aprendizagem, por meio de perguntas, propostas de alternativas ou solicitações de esclarecimentos sobre as análises apresentadas. Este método visa não apenas a compreensão mais profunda da sintaxe, mas também o desenvolvimento de habilidades de comunicação, argumentação e trabalho em equipe entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os alunos possam interagir, discutir e aprender juntos sobre os princípios da sintaxe. Deseja-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar diferentes estruturas sintáticas, compreendendo sua importância e utilização na construção de textos coesos e coesivos. Além de expandir o conhecimento sobre linguagem, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades essenciais de fala em público, argumentação lógica e trabalho em equipe, preparando-os para interações acadêmicas e sociais diversas.

  • Identificar e analisar diversas estruturas sintáticas em textos.
  • Desenvolver habilidades de fala em público e argumentação.
  • Aprender e aplicar conceitos sintáticos na análise de textos.
  • Trabalhar em equipe e promover interação colaborativa.
  • Desenvolver pensamento crítico e habilidades de debate.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, exploramos a sintaxe como elemento fundamental da construção textual. Abordaremos conceitos como sujeito, predicado, complementos verbais e nominais, adjuntos adverbiais, entre outros, focando em como esses elementos contribuem para a clareza, coesão e coerência dos textos. Através de uma abordagem prática, os alunos serão conduzidos a perceber a sintaxe não como um conjunto de regras rígidas, mas como ferramentas que ampliam suas capacidades expressivas na língua.

  • Funções sintáticas (sujeito, predicado, complementos, adjuntos).
  • Análise de estruturas sintáticas em diferentes gêneros textuais.
  • Importância da sintaxe para clareza, coesão e coerência textual.

Metodologia

A atividade será desenvolvida através da metodologia ativa 'Roda de Debate', que encoraja a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado. Após a formação de grupos e distribuição dos textos, os alunos terão tempo para análise e discussão em equipe. Cada grupo preparará então uma apresentação de suas descobertas, que será compartilhada com a turma em uma roda de debates. Esta estratégia promove não apenas o aprendizado do conteúdo, mas também a prática de habilidades de comunicação, argumentação e trabalho colaborativo.

  • Trabalho em grupo para análise textual.
  • Apresentações em grupo para partilha de descobertas.
  • Roda de Debate para discussão coletiva e esclarecimentos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao tema, a formação dos grupos e a distribuição dos textos para análise. Os alunos começarão o trabalho em grupo. A segunda aula será dedicada às apresentações dos grupos e à realização da Roda de Debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos e início da análise dos textos.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante todo o processo, incluindo a qualidade da análise sintática realizada, a clareza e coerência das apresentações, a contribuição para a roda de debates e a capacidade de trabalhar em equipe. Será valorizado não apenas o conteúdo apresentado, mas também as habilidades de argumentação, comunicação e colaboração demonstradas pelos alunos. A avaliação também considerará o engajamento dos alunos nas discussões, incentivando o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos variados com diferentes estruturas sintáticas para análise, um espaço adequado para a realização de uma roda de debates, recursos multimídia para que os grupos possam preparar e apresentar suas descobertas (como projetor, computador e acesso à internet) e materiais de apoio para anotações, como papel e caneta.

  • Textos variados para análise.
  • Espaço adequado para Roda de Debate.
  • Recursos multimídia para apresentações.
  • Materiais de apoio para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo