Desvendando períodos através de obras literárias!

Desenvolvida por: Deise … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gramática e Literatura

Esta atividade visa integrar os conhecimentos de Literatura e Gramática, proporcionando aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar a estrutura dos períodos (simples e compostos) em obras literárias clássicas e contemporâneas. Ao receberem trechos dessas obras, os grupos terão a tarefa de identificar e classificar os períodos presentes, analisando como essas estruturas contribuem para a construção de sentidos no texto. O desafio promove não apenas a compreensão gramatical, mas também estimula a interpretação e a apreciação literária, reforçando a relevância dos estudos gramaticais no entendimento profundo de textos literários. Os alunos deverão apresentar suas análises aos colegas, fomentando um ambiente rico em diálogo e reflexão crítica sobre a linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

Promover a integração entre os conhecimentos de Gramática e Literatura, desenvolvendo nos alunos a capacidade de identificar, classificar e analisar os períodos simples e compostos em trechos literários. Esta atividade tem como objetivo refinar a percepção dos estudantes sobre como as estruturas gramaticais influenciam a construção de significados, além de estimular a habilidade de apresentação e argumentação. Espera-se também que os alunos aprimorem suas competências de análise textual, interpretação e apreciação literária, reforçando a importância da Gramática para a compreensão profunda de obras literárias.

  • Identificar períodos simples e compostos em trechos de obras literárias.
  • Classificar os períodos identificados, aprofundando o entendimento sobre sua estrutura e função no texto.
  • Analisar a contribuição dos períodos para a construção de sentidos nas obras literárias.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação diante dos colegas.
  • Estimular a apreciação literária e a interpretação de textos complexos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP54 - Analisar o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações

Conteúdo Programático

A atividade integra conceitos de Gramática e Literatura, focando na análise de períodos simples e compostos dentro de contextos literários. Ao navegar por trechos de obras clássicas e contemporâneas, os alunos aplicarão conceitos gramaticais de forma prática, aprimorando a compreensão e interpretação textual. A interação entre os elementos gramaticais e literários proporciona uma base sólida para o desenvolvimento de competências analíticas, críticas e argumentativas, fundamentais para o estudo aprofundado da Língua Portuguesa.

  • Estrutura dos períodos simples e compostos
  • Função dos períodos na construção de sentidos
  • Análise de obras literárias clássicas e contemporâneas
  • Apresentação e argumentação baseada na análise gramatical

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade será conduzida por meio de sessões interativas, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá trechos literários para análise. A estratégia estimula a aprendizagem colaborativa e ativa, onde os alunos lideram o processo de descobrimento, assistidos pelo professor como facilitador. A apresentação dos resultados favorece o desenvolvimento de habilidades orais, de argumentação e encoraja o pensamento crítico. Esta abordagem transforma os alunos em agentes ativos de seu processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento e compreensão dos conceitos abordados.

  • Divisão dos alunos em grupos para análise de trechos literários
  • Identificação e classificação de períodos nos trechos recebidos
  • Preparação e realização de apresentações em grupo
  • Mediação do professor para esclarecer dúvidas e aprofundar discussões
  • Feedback construtivo após as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos objetivos e metodologia da atividade, além de serem organizados em grupos e começarem a análise dos trechos literários. A segunda aula será dedicada à continuação da análise, preparação e realização das apresentações dos grupos, seguido de uma discussão geral e feedback do professor.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início das análises.
  • Aula 2: Continuação da análise, preparação das apresentações e realização das mesmas.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa, engajamento com o trabalho em grupo, habilidade de análise gramatical identificando corretamente os períodos simples e compostos, clareza e coesão na apresentação, bem como na habilidade de argumentação e discussão dos efeitos de sentido provocados pelas estruturas gramaticais analisadas. A contribuição individual e do grupo para as discussões em classe também será considerada. Exemplos práticos e evidências de compreensão serão altamente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário disponibilizar trechos selecionados de obras literárias clássicas e contemporâneas, equipamentos para a apresentação dos grupos (como computador e projetor), e acesso a materiais de apoio sobre análise gramatical. Estes recursos são essenciais para que os alunos possam realizar suas análises e apresentações de maneira eficaz, potencializando o processo de aprendizagem.

  • Trechos impressos de obras literárias
  • Computador e projetor para as apresentações
  • Materiais de apoio sobre gramática
  • Quadro branco ou flip chart para anotações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo