Na atividade Detective de Fake News!, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos num exercício prático e dinâmico de comparação e análise de notícias. Divididos em grupos, receberão uma lista selecionada de notícias com variadas temáticas que circularam em diferentes meios de comunicação e plataformas online. Cada grupo utilizará sites e serviços dedicados à checagem de fatos para investigar a veracidade das informações apresentadas nessas notícias. Após a investigação, os estudantes deverão elaborar uma apresentação na qual justifiquem as diferenças ou semelhanças encontradas entre a versão original das notícias e o resultado de suas verificações. Este trabalho terá como foco aprimorar as habilidades dos alunos em exercer um olhar crítico sobre o conteúdo midiático e a importância de se buscar fontes confiáveis de informação, especialmente em um momento em que as fake news proliferam com grande velocidade. Essa atividade estimulará não apenas a investigação e o pensamento crítico, mas também habilidades importantes como trabalho em equipe, oratória e apresentação de informações de forma clara e fundamentada.
O principal objetivo dessa atividade é desenvolver nos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a capacidade de análise crítica de informações e notícias, enfatizando a importância da checagem de fatos em uma sociedade inundada por notícias falsas e desinformação. Ao envolvê-los ativamente no processo de diferenciação entre notícias verdadeiras e falsas, a atividade visa aprimorar habilidades como pesquisa, trabalho em equipe, comunicação eficaz e pensamento crítico. Além disso, espera-se que os alunos adquiram maior consciência sobre a responsabilidade de cada cidadão na propagação de informações e o papel que desempenham como consumidores e disseminadores de conteúdo na sociedade atual.
O conteúdo programático abrange desde a identificação de características de uma notícia confiável, passando por técnicas de pesquisa e checagem de informações, até a elaboração e apresentação de análises críticas sustentáveis. Serão abordados aspectos relacionados ao discernimento de fontes confiáveis, desenvolvimento de habilidades de argumentação e comunicação eficaz, e reflexão sobre o impacto social da circulação de notícias falsas.
Adotando uma metodologia ativa de aprendizado, esta atividade enfatiza a participação ativa dos alunos através de pesquisas em grupo, discussões em sala de aula e exercícios práticos de análise de notícias. O processo será guiado pelo professor mas centrado na ação dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa a partir de experiências práticas e colaborativas. Esta metodologia visa estimular o pensamento crítico, a curiosidade intelectual e a capacidade de argumentação e apresentação dos alunos.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 50 minutos. Na primeira aula os alunos serão introduzidos ao conceito de fake news, aprenderão a utilizar sites de checagem de fatos e iniciarão suas pesquisas. A segunda aula será dedicada à finalização das pesquisas, preparação e apresentação das análises dos grupos.
A avaliação desta atividade será baseada na qualidade da pesquisa realizada pelos grupos, na capacidade de identificar corretamente notícias falsas e suas fontes, na clareza e coesão da argumentação apresentada durante a justificação das diferenças ou semelhanças encontradas, e na eficácia da comunicação durante a apresentação. Os critérios incluirão o uso correto de sites e serviços de checagem de fatos, a fundamentação das conclusões, a organização e o desempenho durante a apresentação. Será dada ênfase ao desenvolvimento do pensamento crítico, colaboração entre os membros do grupo e habilidade de comunicação.
Para a execução dessa atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa de informações em sites e serviços de checagem de fatos, um projetor ou smart TV para as apresentações finais dos grupos, além de materiais para anotação. O professor poderá fornecer uma lista pré-selecionada de notícias para análise, garantindo um ponto de partida comum para todos os grupos.
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