Na atividade 'Detetives da Linguagem', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental irão explorar e distinguir o uso do registro formal e informal em diferentes contextos sociais. Através de uma abordagem investigativa, essa atividade visa proporcionar aos estudantes a capacidade de identificar e aplicar adequadamente os registros da linguagem, enriquecendo sua competência comunicativa. Para iniciar, os alunos são encorajados a assistir vídeos ou ler textos como tarefa prévia, observando os diferentes registros. Em sala de aula, organizados em grupos, eles discutirão suas observações, compilando um quadro comparativo que destaque as peculiaridades e apropriações de cada registro. A atividade culminará com uma apresentação de cada grupo, onde discutirão a importância da utilização correta dos registros da linguagem em variadas situações sociais. Este plano utiliza a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e autônoma.
O objetivo desta atividade é desenvolver a competência comunicativa dos alunos, permitindo-lhes reconhecer e aplicar o registro formal e informal da linguagem adequadamente em diferentes contextos. Busca-se, com isso, aprimorar a habilidade de análise crítica dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre a importância do uso consciente da linguagem como ferramenta de comunicação eficaz e adaptada a cada situação comunicativa. Além disso, pretende-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades argumentativas e de apresentação.
O conteúdo programático da atividade 'Detetives da Linguagem' é planejado para fornecer aos alunos uma compreensão profunda sobre os registros formal e informal da linguagem, evidenciando como cada um se manifesta e é empregado em diversas situações de comunicação. Através da análise de material previamente selecionado e da discussão em grupos, os estudantes serão capazes de identificar características, funcionalidades e contextos de aplicação desses registros.
A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, que incentiva os alunos a se prepararem antes da aula através do estudo do conteúdo selecionado (vídeos e textos). Em sala, a atividade será centrada nos alunos, com a formação de grupos para a discussão e análise do material previamente estudado. A construção do quadro comparativo e as apresentações em grupo permitirão o compartilhamento de percepções e aprendizados, promovendo uma experiência de aprendizagem colaborativa.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos discutirão e trabalharão na construção do quadro comparativo em grupos. Na segunda sessão, os grupos apresentarão suas conclusões, evidenciando a importância do uso adequado dos registros da linguagem.
A avaliação da atividade 'Detetives da Linguagem' será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade das apresentações finais. Será avaliada a capacidade dos alunos de analisar os registros da linguagem, demonstrando compreensão sobre quando e como utilizá-los adequadamente. A clareza, criatividade e profundidade do quadro comparativo e da argumentação apresentada também serão critérios de avaliação. Exemplos de aplicação dos registros em situações reais trarão pontos extras.
Os recursos necessários para a realização da atividade incluem acesso a vídeos e textos que exemplifiquem o uso dos registros formal e informal, além de materiais para a criação do quadro comparativo (papel flip-chart, marcadores) e equipamentos para as apresentações (data show, computador). Estimula-se, também, a utilização de recursos digitais e plataformas online para a pesquisa e apresentação de materiais.
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