Nesta atividade interativa e dinâmica, os alunos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver uma compreensão crítica e aprofundada sobre a publicidade, desempenhando o papel de detetives das mídias publicitárias. Divididos em pequenos grupos, eles receberão uma seleção variada de peças publicitárias, incluindo anúncios impressos e digitais, comerciais de TV, campanhas em redes sociais, entre outros formatos. Equipados com 'lupas metafóricas', os estudantes irão investigar elementos fundamentais das publicidades, como o público-alvo, o objetivo da campanha, e as escolhas de mídias e linguagens semióticas utilizadas. Esta análise permitirá que os alunos identifiquem não apenas as estratégias publicitárias empregadas, mas também como elas se alinham ou divergem dos interesses e necessidades dos consumidores. A culminância da atividade será uma rica rodada de debates, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo um diálogo sobre a eficácia das campanhas analisadas e a importância da literacia midiática. Esta abordagem prática visa não somente enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a mídia publicitária, mas também estimular o pensamento crítico, a colaboração em equipe e as habilidades de comunicação pública.
O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e analisarem criticamente as mídias publicitárias, identificando elementos como o público-alvo, os objetivos da campanha, e as escolhas de mídias e semiotécnicas. Através desta experiência, os alunos irão desenvolver habilidades de leitura crítica, permitindo-lhes não apenas interpretar, mas questionar as mensagens e intenções subjacentes nas peças publicitárias. Além disso, ao trabalharem em equipe, os estudantes aprimorarão suas habilidades de colaboração, comunicação e debate, fundamentais tanto no contexto acadêmico quanto no cotidiano.
Nesta atividade, exploraremos o vasto mundo da publicidade, desde a identificação do público-alvo e os objetivos das campanhas, até as escolhas estratégicas de mídias e recursos semióticos utilizados. Os alunos irão adentrar nos conceitos de semiose, análise de gêneros textuais publicitários e o impacto destes na sociedade e no consumidor. Este conteúdo programático é projetado para não apenas ampliar a compreensão sobre a publicidade, mas também desenvolver habilidades críticas e analíticas nos estudantes.
Utilizando uma abordagem dinâmica e interativa, esta atividade será conduzida através da Aprendizagem Baseada em Projetos e da metodologia ativa da Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e explorarão as peças publicitárias fornecidas, realizando análises individuais e coletivas. A seguir, na Roda de Debate, eles terão a oportunidade de apresentar suas descobertas e discutir as diferentes perspectivas com seus colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico. Este método visa não apenas a assimilação do conteúdo de forma mais significativa, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como expressão do ponto de vista e articulação argumentativa.
A atividade será dividida em sessões de 60 minutos cada. Cada sessão terá objetivos específicos, garantindo o progresso contínuo dos alunos na compreensão e análise das mídias publicitárias. No final do semestre, os alunos criarão um podcast com base nos roteiros criados.
A avaliação será processual e contínua, considerando a participação individual e em grupo ao longo das sessões. Serão avaliados os seguintes critérios: capacidade de análise crítica, compreensão sobre as peças publicitárias e sua relação com o público-alvo e os objetivos da campanha, contribuição para a Roda de Debate, e habilidade de trabalhar colaborativamente. A avaliação final incluirá a criação de um podcast, um feedback coletivo, destacando os pontos fortes da análise realizada pelos grupos e áreas para futura melhoria. Cada grupo também fará uma autoavaliação, refletindo sobre o processo de aprendizado e a eficácia da comunicação dentro do grupo.
Para a realização da atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Impressões de peças publicitárias, acesso à internet para pesquisa de campanhas publicitárias online, equipamentos para visualização de vídeos e projeção de imagens são essenciais para a análise detalhada. Além disso, um espaço para a realização das Rodas de Debate, promovendo um ambiente interativo e confortável para discussão, também é crucial. O aplicativo Anchor, gratuito, servirá para gravar o podcast final.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula