Detetives da Publicidade

Desenvolvida por: Mari F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Crítica de Mídias Publicitárias

Nesta atividade interativa e dinâmica, os alunos do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver uma compreensão crítica e aprofundada sobre a publicidade, desempenhando o papel de detetives das mídias publicitárias. Divididos em pequenos grupos, eles receberão uma seleção variada de peças publicitárias, incluindo anúncios impressos e digitais, comerciais de TV, campanhas em redes sociais, entre outros formatos. Equipados com 'lupas metafóricas', os estudantes irão investigar elementos fundamentais das publicidades, como o público-alvo, o objetivo da campanha, e as escolhas de mídias e linguagens semióticas utilizadas. Esta análise permitirá que os alunos identifiquem não apenas as estratégias publicitárias empregadas, mas também como elas se alinham ou divergem dos interesses e necessidades dos consumidores. A culminância da atividade será uma rica rodada de debates, onde cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo um diálogo sobre a eficácia das campanhas analisadas e a importância da literacia midiática. Esta abordagem prática visa não somente enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a mídia publicitária, mas também estimular o pensamento crítico, a colaboração em equipe e as habilidades de comunicação pública.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e analisarem criticamente as mídias publicitárias, identificando elementos como o público-alvo, os objetivos da campanha, e as escolhas de mídias e semiotécnicas. Através desta experiência, os alunos irão desenvolver habilidades de leitura crítica, permitindo-lhes não apenas interpretar, mas questionar as mensagens e intenções subjacentes nas peças publicitárias. Além disso, ao trabalharem em equipe, os estudantes aprimorarão suas habilidades de colaboração, comunicação e debate, fundamentais tanto no contexto acadêmico quanto no cotidiano.

  • Desenvolver uma compreensão crítica sobre a publicidade.
  • Identificar e analisar o público-alvo e os objetivos das campanhas publicitárias.
  • Reconhecer e comparar as diferentes mídias e semioses usadas em peças publicitárias.
  • Estimular o pensamento crítico e a percepção analítica dos estudantes.
  • Incentivar o trabalho em equipe e melhorar as habilidades de comunicação e debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, exploraremos o vasto mundo da publicidade, desde a identificação do público-alvo e os objetivos das campanhas, até as escolhas estratégicas de mídias e recursos semióticos utilizados. Os alunos irão adentrar nos conceitos de semiose, análise de gêneros textuais publicitários e o impacto destes na sociedade e no consumidor. Este conteúdo programático é projetado para não apenas ampliar a compreensão sobre a publicidade, mas também desenvolver habilidades críticas e analíticas nos estudantes.

  • Conceitos de publicidade e marketing
  • Identificação de público-alvo e objetivos de campanhas publicitárias
  • Análise de diferentes mídias e semioses usadas em publicidade
  • Desenvolvimento de pensamento crítico e análise sobre estratégias publicitárias
  • Prática de debate, desenvolvimento de roteiros e criação de um podcast jornalístico                                                                      

Metodologia

Utilizando uma abordagem dinâmica e interativa, esta atividade será conduzida através da Aprendizagem Baseada em Projetos e da metodologia ativa da Roda de Debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e explorarão as peças publicitárias fornecidas, realizando análises individuais e coletivas. A seguir, na Roda de Debate, eles terão a oportunidade de apresentar suas descobertas e discutir as diferentes perspectivas com seus colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico. Este método visa não apenas a assimilação do conteúdo de forma mais significativa, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, como expressão do ponto de vista e articulação argumentativa. 

  • Divisão dos alunos em grupos para análise das peças publicitárias
  • Exploração e análise detalhada de cada peça publicitária escolhida
  • Utilização da Roda de Debate para discussão e compartilhamento de descobertas
  • Estímulo à argumentação crítica e ao pensamento analítico
  • Promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em sessões de 60 minutos cada. Cada sessão terá objetivos específicos, garantindo o progresso contínuo dos alunos na compreensão e análise das mídias publicitárias. No final  do semestre, os alunos criarão um podcast com base nos roteiros criados. 

  • Aula 1: Introdução à publicidade e formação dos grupos de trabalho
  • Aula 2: Distribuição das peças publicitárias e início da análise
  • Aula 3: Continuação da análise das peças e preparação para o debate
  • Aula 4: Realização da Roda de Debate e conclusão da atividade

Avaliação

A avaliação será processual e contínua, considerando a participação individual e em grupo ao longo das sessões. Serão avaliados os seguintes critérios: capacidade de análise crítica, compreensão sobre as peças publicitárias e sua relação com o público-alvo e os objetivos da campanha, contribuição para a Roda de Debate, e habilidade de trabalhar colaborativamente. A avaliação final incluirá a criação de um podcast, um feedback coletivo, destacando os pontos fortes da análise realizada pelos grupos e áreas para futura melhoria. Cada grupo também fará uma autoavaliação, refletindo sobre o processo de aprendizado e a eficácia da comunicação dentro do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos materiais e recursos. Impressões de peças publicitárias, acesso à internet para pesquisa de campanhas publicitárias online, equipamentos para visualização de vídeos e projeção de imagens são essenciais para a análise detalhada. Além disso, um espaço  para a realização das Rodas de Debate, promovendo um ambiente interativo e confortável para discussão, também é crucial. O aplicativo Anchor, gratuito, servirá para gravar o podcast final. 

  • Peças publicitárias impressas e digitais
  • Acesso à internet
  • Equipamentos de vídeo, áudio e aplicativos.  
  • Espaço adequado para realização da Roda de Debate
  • Materiais para anotação e organização das análises

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo