Nesta atividade pedagógica prática, os alunos do 8º ano serão divididos em pequenos grupos e terão a oportunidade de atuar como verdadeiros detetives de notícias. Cada grupo receberá diferentes artigos jornalísticos selecionados previamente por sua relevância e diversidade de temas. A principal tarefa desses jovens investigadores será examinar o artigo minuciosamente para identificar as diferentes formas de apropriação textual presentes, tais como paráfrases, citações e o uso do discurso direto e indireto. Esta análise permitirá que os alunos compreendam como esses recursos estilísticos afetam a interpretação das notícias e, consequentemente, a opinião pública. Após essa investigação, cada grupo apresentará as descobertas para a classe, incentivando uma discussão coletiva sobre a importância destes recursos para o enriquecimento do texto e a sua credibilidade. Para concluir, será realizada uma reflexão coletiva, reforçando a importância da análise crítica da mídia na sociedade contemporânea.
O objetivo desta atividade é desenvolver a capacidade analítica dos alunos referente ao uso de diferentes formas de apropriação textual em artigos jornalísticos, promovendo uma compreensão crítica sobre as estratégias discursivas e seu impacto na interpretação do texto. Almeja-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e compreender o papel das paráfrases, citações, e do discurso direto e indireto na construção de significados nos textos jornalísticos, fomentando uma postura crítica e reflexiva acerca da informação veiculada na mídia e sua credibilidade.
Esta atividade está alinhada ao conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental, focando na compreensão e análise de textos jornalísticos. Os estudantes explorarão aspectos essenciais da leitura crítica, como o reconhecimento de diferentes vozes presentes num texto, a identificação de recursos estilísticos usados para persuadir ou informar o leitor, e a importância da apropriação textual para a construção do sentido e credibilidade da informação.
A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será implementada nesta atividade para encorajar os alunos a assumirem o papel de detetives, investigando e analisando artigos jornalísticos. Trabalhando em grupos, eles usarão técnicas de gamificação para explorar os textos, identificar seus componentes e discutir suas descobertas. Esta abordagem lúdica visa aumentar o engajamento dos alunos com o conteúdo da aula, promovendo uma aprendizagem significativa através da investigação, colaboração e discussão crítica.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução sobre os objetivos e a metodologia, os alunos serão divididos em grupos e começarão a investigação dos artigos jornalísticos. A segunda aula será destinada às apresentações dos grupos e à reflexão coletiva sobre as descobertas e aprendizados.
A avaliação desta atividade será realizada através da observação da participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, da clareza e profundidade das análises apresentadas nas discussões coletivas, e da capacidade de relacionar as descobertas com os objetivos de aprendizagem estabelecidos. Além disso, será considerado o engajamento com a tarefa e a colaboração entre os membros do grupo durante a atividade. Exemplos concretos das análises e discussões serão utilizados para proporcionar um feedback construtivo aos alunos.
Para a realização desta atividade, serão utilizados artigos jornalísticos selecionados previamente pelo professor, abordando uma variedade de temas de interesse dos alunos. Além disso, será necessário material para anotações, como lápis, canetas e papel, e recursos de projeção para as apresentações dos grupos. Jogos de tabuleiro ou elementos de gamificação adaptados para a análise textual também podem ser incorporados para enriquecer a experiência de aprendizado.
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