Diretores de Cena: Criando um Noticiário Escolar

Desenvolvida por: Eeem C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Conteúdo Audiovisual

Neste projeto, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental serão convocados a se tornarem jornalistas, diretores e roteiristas por um dia, participando ativamente na produção de um noticiário escolar. A atividade será realizada em grupos, onde cada um escolherá um tema de interesse atual entre os jovens para investigar, criar um roteiro, filmar e, posteriormente, editar um segmento de noticiário, usando dispositivos móveis ou câmeras disponíveis na escola. Durante todo o processo, os alunos desenvolverão habilidades como clareza na comunicação verbal e não-verbal, modulação de voz, elaboração de argumentos coerentes e construção textual direcionada ao formato noticioso. Esta prática busca incentivar a expressão oral, aprimoramento de capacidades textuais e reflexão crítica acerca dos meios de comunicação, engajando os alunos em uma aprendizagem significativa e aplicada.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade prática é envolver os alunos em um processo de aprendizagem ativa, onde o foco está no desenvolvimento de habilidades essenciais como a comunicação efetiva, tanto na verbalização quanto na expressão corporal, a capacidade de argumentação, a construção de roteiros bem organizados e o manejo de dispositivos e softwares de edição. Almeja-se também promover o pensamento crítico sobre o conteúdo midiático, além de estimular a cooperação e a divisão de tarefas dentro dos grupos. Visa, portanto, não apenas a produção de um conteúdo audiovisual com relevância para a comunidade escolar, mas também a preparação dos alunos para um mundo cada vez mais mediado por diferentes formas de comunicação.

  • Desenvolvimento da expressão oral e escrita
  • Habilidades em comunicação não-verbal
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Uso de tecnologias para produção de conteúdo
  • Reflexão crítica sobre os meios de comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está centrado na produção de mídia pela própria voz dos estudantes, abordando desde a concepção inicial de um roteiro até a execução final de um segmento noticioso. Este percurso envolve o estudo de gêneros textuais específicos da comunicação midiática, técnicas de pesquisa e coleta de informações, noções elementares de direção e filmagem, além da introdução aos processos de edição de vídeo. Será também promovida a discussão sobre a importância das diversas formas de expressão e comunicação na sociedade atual, estimulando nos alunos uma visão crítica sobre os conteúdos consumidos e produzidos.

  • Gêneros textuais midiáticos
  • Técnicas de pesquisa e coleta de informação
  • Noções de roteirização, direção e filmagem
  • Introdução à edição de vídeos
  • Análise crítica de conteúdos midiáticos

Metodologia

A metodologia ativa será base para o desenvolvimento dessa atividade, combinando técnicas de Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, e Aprendizagem Baseada em Projetos. Inicialmente, os estudantes serão introduzidos ao conceito do projeto e divididos em grupos. Cada equipe passará pela fase de planejamento, pesquisando e elaborando o roteiro do seu segmento noticioso. A prática inclui uma 'Roda de Debate' para a escolha dos temas, promovendo o diálogo e a troca de ideias. A fase de 'Atividade Mão-na-massa' ocorre durante a filmagem, onde os estudantes aplicarão na prática os conhecimentos adquiridos. A implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos será vista ao longo de todo o processo, culminando na edição e apresentação dos vídeos.

  • Divisão em grupos e definição de temas
  • Roda de debate para escolha dos temas
  • Elaboração do roteiro e planejamento da filmagem
  • Filmagem: aplicação prática das noções de direção e filmagem
  • Edição dos vídeos e preparação para a apresentação

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada, mais um intervalo de 10 minutos para descanso e transição entre as fases do projeto.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos, escolha dos temas e início da pesquisa e planejamento do roteiro (50 minutos)
  • Aula 2: Finalização dos roteiros, filmagem dos segmentos noticiosos e início do processo de edição (50 minutos)

Avaliação

A avaliação dos alunos será multifacetada, contemplando a participação individual e em grupo, a qualidade do conteúdo produzido, a criatividade e originalidade dos temas escolhidos, a eficácia da comunicação verbal e não-verbal, o domínio das técnicas de filmagem e edição, e a capacidade de trabalhar em equipe. Utilizaremos rubricas com critérios específicos para medir esses aspectos, permitindo uma avaliação clara e objetiva da aprendizagem dos alunos. Além disso, consideraremos a autoavaliação e a avaliação pelos pares como parte integral do processo, incentivando a reflexão crítica e o desenvolvimento da capacidade de análise dos próprios trabalhos e dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, desde materiais básicos para o planejamento e roteirização, como papel e canetas, até dispositivos mais complexos para a filmagem e edição dos vídeos. A escola proporcionará acesso a câmeras ou smartphones com capacidade de filmagem, além de computadores com softwares de edição de vídeo. Também será essencial contar com um espaço adequado para a gravação dos segmentos noticiosos, que possa ser um ambiente interno ou externo, dependendo do tema escolhido pelos alunos.

  • Papel e canetas para o planejamento
  • Câmeras ou smartphones com capacidade de filmagem
  • Computadores com softwares de edição de vídeo
  • Espaço adequado para gravação

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