Dramatizando com Todos

Desenvolvida por: Gi Ber… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Teatro e Inclusão

A atividade 'Dramatizando com Todos' propõe uma jornada imersiva pelo universo teatral, por meio da obra 'Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna. Os alunos serão divididos em grupos e cada um será encarregado de adaptar uma cena específica da peça, com um olhar atento à inclusão de colegas com deficiência visual. Esta adaptação envolverá a elaboração de descrições ricas em detalhes dos cenários, das expressões faciais, e das ações dos personagens, além da incorporação de elementos sonoros e texturas palpáveis, permitindo uma experiência sensorial ampliada. O principal objetivo é promover não só a compreensão dos elementos dramáticos, mas também sensibilizar os estudantes sobre as diversas formas de percepção e expressão, ao mesmo tempo em que se valoriza a arte como ferramenta inclusiva. Ao final, as cenas serão apresentadas, proporcionando uma oportunidade para que todos os alunos, independente da habilidade visual, possam desfrutar da riqueza e profundidade da obra.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade consistem em promover a compreensão e apreciação da obra 'Auto da Compadecida', enfatizando a expressividade teatral e a interpretação dramática. Visa-se, igualmente, estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na adaptação das cenas para formatos que sejam acessíveis a estudantes com deficiência visual, fortalecendo assim práticas inclusivas. A atividade pretende desenvolver habilidades de leitura fluente e expressiva, análise literária e teatral, além de incentivar a pesquisa e a experimentação com diferentes recursos sensoriais para a criação de um ambiente inclusivo e participativo.

  • Compreender e analisar a obra teatral 'Auto da Compadecida'.
  • Desenvolver habilidades de leitura expressiva e interpretação dramática.
  • Estimular a criatividade na adaptação das cenas para inclusão de recursos sensoriais.
  • Promover a inclusão e a sensibilização sobre diferentes formas de percepção.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP52: Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – contar/recontar histórias tanto da tradição oral quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meios expressivos e fluente, e ler e/ou declamar poemas diversos, empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários.
  • EF89LP34: Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo das estruturas narrativas e elementos constitutivos da obra 'Auto da Compadecida', a análise dos personagens e seus arquétipos, bem como a compreensão dos contextos histórico e cultural em que a peça foi escrita. Será dada especial atenção às técnicas de adaptação teatral, com ênfase na inclusão de elementos acessíveis para deficientes visuais, explorando as possibilidades de expressão dramática por meio da voz, do som e do toque.

  • Estrutura narrativa e elementos do texto dramático.
  • Análise de personagens e contexto histórico-cultural da obra.
  • Técnicas de leitura expressiva e interpretação de textos.
  • Adaptação de cenas para inclusão de descrições detalhadas e recursos sensoriais.
  • Expressão dramática através de elementos sonoros e táteis.

Metodologia

Esta atividade será guiada pela metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de seu aprendizado. Serão formados grupos para trabalhar colaborativamente na adaptação das cenas, incentivando a pesquisa, o debate, a criatividade e a experimentação com diferentes materiais e formatos. As sessões contarão também com momentos de leitura conjunta, análise de texto, ensaios e feedbacks, permitindo ajustes e melhorias contínuas nas adaptações.

  • Formação de grupos e escolha das cenas a serem adaptadas.
  • Leitura e análise colaborativa do texto selecionado.
  • Pesquisa e experimentação com recursos sensoriais para adaptação.
  • Ensaios e ajustes nas cenas adaptadas com feedback do grupo e do professor.
  • Apresentações finais com avaliação coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, serão feitas a introdução ao projeto, a divisão dos grupos e a seleção das cenas. Haverá também um momento para a análise inicial dos textos. A segunda aula será dedicada aos ensaios das cenas adaptadas e à preparação para as apresentações finais. Os materiais e recursos necessários para as adaptações serão discutidos e organizados ao longo das duas aulas.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos, escolha das cenas e análise inicial.
  • Aula 2: Ensaios, ajustes finais e apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração a participação e o engajamento dos alunos durante todo o processo, a criatividade e a originalidade nas adaptações, a eficácia na inclusão de recursos sensoriais e a capacidade de trabalhar em equipe. Será dada especial atenção à qualidade das descrições criadas para os deficientes visuais, avaliando como estas contribuem para a compreensão e a apreciação das cenas. Feedbacks serão fornecidos após as apresentações, permitindo uma reflexão coletiva sobre os aprendizados e desafios enfrentados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, tais como cópias da obra 'Auto da Compadecida', materiais para criação de cenários adaptados (tecidos, papéis de diferentes texturas), instrumentos musicais e dispositivos de gravação de áudio. Além disso, será essencial o acesso à internet para pesquisas complementares e para a busca de efeitos sonoros que possam ser utilizados nas adaptações.

  • Cópias da obra 'Auto da Compadecida'.
  • Materiais para cenários adaptados e recursos sensoriais.
  • Instrumentos musicais e dispositivos de áudio para gravação.
  • Acesso à internet para pesquisas e efeitos sonoros.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo