Ecoando Poemas: Explorando Sons e Sentidos

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Paródia de Poemas

Nesta atividade pedagógica, 'Ecoando Poemas: Explorando Sons e Sentidos', os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de mergulhar no universo poético através da criação de paródias de obras poéticas conhecidas, tanto clássicas quanto modernas. Através desta atividade, serão estimulados a explorar o vasto campo dos recursos sonoros e semânticos presentes na poesia, permitindo a eles uma compreensão mais aprofundada de como estes recursos são utilizados para produzir efeitos de sentido únicos em cada composição. Este projeto educativo está estruturado para promover uma aprendizagem ativa e significativa, partindo da análise de poemas selecionados para, posteriormente, engajar os alunos na criação de suas próprias versões paródicas dessas obras. Ao final do projeto, as produções serão apresentadas à turma, propiciando um rico espaço de discussão e apreciação das diversas interpretações e reinvenções realizadas pelos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência educativa profunda e engajadora, na qual eles possam não só apreciar a beleza e a complexidade da poesia, mas também desenvolver habilidades analíticas, criativas e de escrita. Espera-se que, ao analisar o uso de recursos sonoros e semânticos por poetas clássicos e modernos, os estudantes sejam capazes de compreender e aplicar esses mesmos recursos em suas criações, estimulando a imaginação, a expressão pessoal e o desenvolvimento linguístico. Destaca-se também a importância da habilidade de trabalhar em grupo, promovendo a comunicação, o respeito mútuo e a colaboração entre os alunos.

  • Analisar a estrutura e os recursos expressivos de poemas clássicos e modernos.
  • Explorar recursos sonoros e semânticos na criação de textos poéticos.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e expressão pessoal.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Estimular a capacidade de análise crítica e apreciação literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP36: Parodiar poemas conhecidos da literatura e criar textos em versos (como poemas concretos, ciberpoemas, haicais, liras, microrroteiros, lambe-lambes e outros tipos de poemas), explorando o uso de recursos sonoros e semânticos (como figuras de linguagem e jogos de palavras) e visuais (como relações entre imagem e texto verbal e distribuição da mancha gráfica), de forma a propiciar diferentes efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo da poesia e seus elementos constitutivos, com ênfase especial nos recursos sonoros e semânticos que compõem o texto poético. Através da análise de uma seleção de poemas clássicos e modernos, os alunos serão introduzidos a conceitos como ritmo, rima, aliteração, assonância, metáfora, entre outros, aprendendo como estes são empregados para enriquecer o texto e criar efeitos de sentido específicos. Além disso, será promovida a reflexão sobre o processo de criação poética e a importância da experimentação na literatura.

  • Elementos constitutivos do texto poético
  • Recursos sonoros: ritmo, rima, aliteração, assonância
  • Recursos semânticos: metáfora, simbologia, imagens poéticas
  • Análise de poemas clássicos e modernos
  • Processo de criação e experimentação poética

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, organizando a atividade em etapas que incluem a análise de textos, discussões em grupo, planejamento e criação de paródias poéticas. Esta abordagem permite que os alunos sejam os protagonistas de sua aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. O trabalho em equipe será incentivado, favorecendo a troca de ideias e a colaboração. A familiarização com os poemas e a experimentação com recursos linguísticos serão fundamentais para que os alunos desenvolvam suas próprias composições, culminando na apresentação dos trabalhos para a turma.

  • Análise e discussão de poemas
  • Trabalho em grupo para planejamento das paródias
  • Criação e revisão das paródias poéticas
  • Apresentação e discussão dos trabalhos

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a análise de poemas e a discussão sobre recursos sonoros e semânticos. A segunda aula será dedicada à escolha dos poemas a serem parodiados e ao início da criação das paródias. Na última aula, os alunos finalizarão suas criações e as apresentarão para a turma.

  • Aula 1: Análise e discussão de poemas selecionados
  • Aula 2: Seleção de poemas e início da criação das paródias
  • Aula 3: Finalização e apresentação das paródias

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando a participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, a criatividade e originalidade das paródias criadas, bem como a capacidade de utilizar de maneira eficaz os recursos sonoros e semânticos na composição das paródias. Além disso, será avaliada a habilidade de trabalhar em equipe e apresentar o trabalho de forma clara e coesa. Serão fornecidos feedbacks construtivos para todos os trabalhos, visando ao desenvolvimento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias de poemas clássicos e modernos selecionados, materiais para anotações (cadernos, lápis, canetas), acesso à internet para pesquisa e referências adicionais, e equipamentos de áudio e vídeo para as apresentações finais. A seleção de poemas será diversificada, garantindo que os alunos tenham acesso a uma ampla gama de estilos e temas poéticos.

  • Cópias de poemas selecionados
  • Materiais para anotações
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Equipamento de áudio e vídeo para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo