Expedição Cultural: Descobrindo Contos Locais

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cultura Local e Contos Regionais

A atividade 'Expedição Cultural: Descobrindo Contos Locais' é uma proposta de saída de campo envolvente para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na qual eles serão divididos em pequenos grupos e levados a explorar museus locais, bibliotecas comunitárias ou encontros com contadores de histórias da comunidade. O objetivo é coletar contos e histórias que são parte integral da cultura local. Após a fase de coleta, os alunos terão a oportunidade de organizar e sintetizar as informações adquiridas em painéis criativos, os quais serão apresentados para a turma. Esta atividade não só enfatiza a importância da pesquisa e desenvolvimento de habilidades de relato oral, mas também serve como uma ponte para a valorização e preservação da cultura local. Os alunos serão encorajados a se mergulharem na história de sua própria comunidade, desenvolvendo assim, uma conexão mais profunda com seu patrimônio cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover o desenvolvimento de competências-chave nos alunos, como a capacidade de realizar pesquisas eficazes, a arte de apresentar informações de maneira coerente e criativa, e a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, busca-se fomentar uma apreciação profunda pela cultura e pelas histórias locais, incentivando os alunos a reconhecer e valorizar as raízes e tradições de sua comunidade. Através dessa exploração cultural, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior consciência sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de informações
  • Fomentar apreço pela cultura e histórias locais
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe
  • Desenvolver habilidades de apresentação e relato oral
  • Promover práticas de preservação da cultura local

Conteúdo Programático

A atividade aborda de maneira integrada várias disciplinas do currículo escolar, conectando-se particularmente bem com Língua Portuguesa, História e Artes. Ela oferece uma abordagem prática e interativa para o estudo de contos e histórias locais, enfatizando a importância da comunicação oral e visual na preservação e disseminação da cultura.

  • Cultura local e história regional
  • Técnicas de pesquisa e coleta de dados
  • Criação e design de painéis de apresentação
  • Habilidades de apresentação e oratória

Metodologia

Utilizando metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma abordagem imersiva e participativa. Por meio dessas estratégias, almeja-se envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, proporcionando uma experiência rica, significativa e, sobretudo, contextualizada dentro da realidade e cultura local.

  • Saída de campo para coleta de informações
  • Trabalho em grupo para organização de dados
  • Criação de painéis criativos
  • Apresentação em público
  • Roda de debate para reflexão e discussão pós-atividade

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas etapas, distribuídas em um total de 2 horas, divididas igualmente.

  • Aula 1: Preparação para saída de campo e divisão de grupos
  • Aula 2: Saída de campo - visita a locais selecionados
  • Parte final da Aula 2: Organização de informações e criação de painéis
  • Aula 3: Apresentação dos painéis e roda de debate

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa durante a saída de campo, na qualidade e criatividade dos painéis criativos desenvolvidos, e na eficácia e clareza das apresentações orais. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, à profundidade de sua pesquisa e à originalidade na apresentação do conteúdo. Serão utilizados rubricas de avaliação, contemplando critérios como conteúdo, organização, criatividade, oralidade e colaboração, garantindo uma avaliação justa e detalhada de todos os aspectos da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como transporte para os locais de saída de campo, materiais para a criação dos painéis (papéis, canetas, cola, tesoura, etc.), acesso a bibliotecas ou centros culturais, e dispositivos para registro de informações (câmeras, gravadores, celulares). Além disso, o acesso a computadores e projetores para as apresentações finais também será fundamental.

  • Transporte para locais de visita
  • Materiais para criação de painéis
  • Acesso a bibliotecas/comunidades culturais
  • Ferramentas de gravação e documentação
  • Equipamentos para apresentação final

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo