A atividade 'Expedição Cultural: Descobrindo Contos Locais' é uma proposta de saída de campo envolvente para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, na qual eles serão divididos em pequenos grupos e levados a explorar museus locais, bibliotecas comunitárias ou encontros com contadores de histórias da comunidade. O objetivo é coletar contos e histórias que são parte integral da cultura local. Após a fase de coleta, os alunos terão a oportunidade de organizar e sintetizar as informações adquiridas em painéis criativos, os quais serão apresentados para a turma. Esta atividade não só enfatiza a importância da pesquisa e desenvolvimento de habilidades de relato oral, mas também serve como uma ponte para a valorização e preservação da cultura local. Os alunos serão encorajados a se mergulharem na história de sua própria comunidade, desenvolvendo assim, uma conexão mais profunda com seu patrimônio cultural.
Esta atividade visa promover o desenvolvimento de competências-chave nos alunos, como a capacidade de realizar pesquisas eficazes, a arte de apresentar informações de maneira coerente e criativa, e a habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, busca-se fomentar uma apreciação profunda pela cultura e pelas histórias locais, incentivando os alunos a reconhecer e valorizar as raízes e tradições de sua comunidade. Através dessa exploração cultural, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior consciência sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico.
A atividade aborda de maneira integrada várias disciplinas do currículo escolar, conectando-se particularmente bem com Língua Portuguesa, História e Artes. Ela oferece uma abordagem prática e interativa para o estudo de contos e histórias locais, enfatizando a importância da comunicação oral e visual na preservação e disseminação da cultura.
Utilizando metodologias ativas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade propõe uma abordagem imersiva e participativa. Por meio dessas estratégias, almeja-se envolver os alunos ativamente no processo de aprendizagem, proporcionando uma experiência rica, significativa e, sobretudo, contextualizada dentro da realidade e cultura local.
Esta atividade será realizada em duas etapas, distribuídas em um total de 2 horas, divididas igualmente.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa durante a saída de campo, na qualidade e criatividade dos painéis criativos desenvolvidos, e na eficácia e clareza das apresentações orais. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, à profundidade de sua pesquisa e à originalidade na apresentação do conteúdo. Serão utilizados rubricas de avaliação, contemplando critérios como conteúdo, organização, criatividade, oralidade e colaboração, garantindo uma avaliação justa e detalhada de todos os aspectos da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como transporte para os locais de saída de campo, materiais para a criação dos painéis (papéis, canetas, cola, tesoura, etc.), acesso a bibliotecas ou centros culturais, e dispositivos para registro de informações (câmeras, gravadores, celulares). Além disso, o acesso a computadores e projetores para as apresentações finais também será fundamental.
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