Expedição Literária

Desenvolvida por: Ingrid… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Literária

A atividade 'Expedição Literária' foi planejada para estimular o interesse dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental por diferentes gêneros literários e autores, ampliando seus horizontes culturais e habilidades interpretativas. Através da leitura de trechos selecionados de obras variadas, os estudantes terão a oportunidade de explorar literaturas que fogem de seus interesses usuais, confrontando-os com novas ideias, estilos e contextos. Cada grupo será encarregado de ler um trecho e discutir internamente suas impressões, dificuldades e pontos de interesse. Após a leitura individual e discussão em grupo, todos participarão de uma Roda de Debate, um espaço privilegiado para a troca de experiências e reflexões sobre as diferentes leituras. Este momento será essencial para que os alunos possam compartilhar suas descobertas, surpresas e desafios encontrados durante a atividade, permitindo uma rica troca de perspectivas e aprofundamento na compreensão e apreciação da literatura.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal incentivar os alunos a explorarem novos gêneros literários e autores, desenvolvendo habilidades críticas e interpretativas. A diversidade das seleções literárias visa proporcionar uma experiência enriquecedora, desafiando os alunos a expandirem seus repertórios culturais e literários. Além disso, pretende-se potencializar a habilidade de expressão oral e escrita dos estudantes, ao incentivá-los a compartilhar suas reflexões e interpretações, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso às diversas opiniões.

  • Ampliar o repertório literário e cultural dos alunos.
  • Desenvolver habilidades críticas e interpretativas frente a textos diversos.
  • Promover a expressão oral e escrita, por meio do compartilhamento de opiniões e reflexões.
  • Estimular a capacidade de escuta e a abertura para novas perspectivas e interpretações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos...
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc)...
  • EF69LP49: Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo...

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico visa abordar a diversidade literária, utilizando trechos de diferentes gêneros literários como ponto de partida para discussões e reflexões. O conteúdo programático incluirá a análise de aspectos narrativos, poéticos e discursivos presentes nas obras selecionadas, promovendo o desenvolvimento de habilidades interpretativas e o fomento ao interesse por leituras diversificadas. A metodologia ativa de Roda de Debate será central, facilitando o engajamento ativo dos estudantes no processo de aprendizagem.

  • Diversidade literária e cultural
  • Gêneros literários: narrativa, poesia e outros
  • Análise interpretativa de textos
  • Expressão oral e escrita em contextos de debate

Metodologia

A metodologia desta atividade incluirá a leitura individual e em grupo dos trechos literários selecionados, seguida de discussão interna nos grupos sobre as impressões e dificuldades encontradas. A Roda de Debate atuará como um espaço democrático para compartilhamento e discussão das experiências de leitura, permitindo aos alunos expressarem suas opiniões, refletirem coletivamente e desenvolverem a empatia ao ouvir as perspectivas dos colegas. Esta abordagem metodológica visa promover uma experiência de aprendizado ativa, crítica e participativa.

  • Seleção de trechos de obras literárias variadas
  • Leitura individual e em grupo
  • Discussão em grupos pequenos
  • Roda de Debate para compartilhamento de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 1 hora e 40 minutos, dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira parte, os alunos lerão os trechos e discutirão em grupos. Na segunda parte, acontecerá a Roda de Debate, onde as reflexões serão compartilhadas com toda a turma.

  • Aula 1: Leitura e discussão em grupos (50 minutos)
  • Aula 2: Roda de Debate (50 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a leitura em grupo, nas discussões e na Roda de Debate. Será valorizada a capacidade de expressão de ideias de maneira clara e fundamentada, bem como a habilidade de ouvir e considerar as perspectivas dos colegas. A ponderação da avaliação considerará o engajamento, o respeito pelo espaço de fala de cada um e a profundidade das análises apresentadas. Exemplos de contribuições avaliáveis incluem a qualidade das reflexões compartilhadas, a clareza na comunicação de ideias e a demonstração de abertura para novas interpretações literárias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem cópias dos trechos literários selecionados, um espaço adequado para a realização da Roda de Debate e materiais de apoio para que os alunos possam fazer anotações durante as discussões. Também será importante garantir um ambiente acolhedor e respeitoso, que favoreça a livre expressão dos alunos.

  • Cópias dos trechos literários selecionados
  • Espaço físico adequado para a Roda de Debate
  • Materiais de apoio para anotações (cadernos, canetas)
  • Quadro branco ou flip chart para sínteses visuais das discussões

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo