Exploradores de Gêneros

Desenvolvida por: Luan L… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Exploração dos diversos gêneros literários com foco na crônica

A atividade 'Exploradores de Gêneros' visa a imersão dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no universo diversificado dos gêneros literários, com especial atenção para as crônicas. Cada estudante terá a oportunidade de escolher e se aprofundar em um gênero literário diferente, como contos, romances, crônicas, entre outros, por meio da leitura autônoma de um livro ou texto selecionado. Após essa fase de leitura, os alunos serão convidados a apresentar para a turma suas descobertas e impressões, incluindo um resumo do texto lido, uma discussão destacando as características do gênero literário explorado e sua opinião pessoal sobre o material. Este projeto pedagógico não só promove a autonomia do estudante na leitura, compreensão e análise literária, mas também estimula o apreço pela riqueza dos diferentes textos, potencializando o desenvolvimento de habilidades críticas e de expressão.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é estimular a autonomia dos alunos na exploração e na compreensão dos variados gêneros literários, promovendo o gosto pela leitura e pela diversidade textual. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e apreciar as singularidades de cada gênero, desenvolver habilidades críticas para discutir e avaliar literatura de forma fundamentada e expressar suas próprias opiniões e preferências literárias. Esta experiência também busca incentivar o respeito pelas diferentes interpretações e pontos de vista, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Promover a autonomia dos alunos na leitura.
  • Fomentar a apreciação pela diversidade textual.
  • Desenvolver habilidades críticas de análise e avaliação literária.
  • Estimular a expressão de opiniões e preferências literárias.
  • Incentivar o respeito por diferentes pontos de vista e interpretações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP32: Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de mecanismos de intertextualidade (referências, alusões, retomadas) entre os textos literários, entre esses textos literários e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, artes visuais e midiáticas, música), quanto aos temas, personagens, estilos, autores etc., e entre o texto original e paródias, paráfrases, pastiches, trailer honesto, vídeos-minuto, vidding, dentre outros.
  • EF89LP33: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF89LP35: Criar contos ou crônicas (em especial, líricas), crônicas visuais, minicontos, narrativas de aventura e de ficção científica, dentre outros, com temáticas próprias ao gênero, usando os conhecimentos sobre os constituintes estruturais e recursos expressivos típicos dos gêneros narrativos pretendidos, e, no caso de produção em grupo, ferramentas de escrita colaborativa.

Conteúdo Programático

No decorrer desta atividade, o aluno explorará diferentes gêneros literários, adquirindo uma compreensão abrangente de suas características e singularidades. A ênfase será dada na identificação dos elementos que definem cada gênero, na análise dos recursos expressivos e estruturais, além da apreciação da riqueza de temas e estilos. Será uma oportunidade única para os alunos mergulharem na diversidade literária, compartilhando experiências de leitura e desenvolvendo um olhar crítico sobre os textos.

  • Definição e características dos diversos gêneros literários.
  • Análise de recursos expressivos e estruturais dos textos.
  • Exploração da diversidade temática e de estilos literários.
  • Desenvolvimento de habilidades críticas de leitura.
  • Discussão coletiva sobre experiências de leitura e opiniões literárias.

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será aplicada, onde cada aluno se tornará o protagonista do seu processo de aprendizagem. Será incentivada a leitura autônoma, seguida de atividades de reflexão e partilha coletiva, como apresentações e discussões em classe. Esta abordagem pedagógica busca estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação dos alunos, promovendo um ambiente colaborativo e rico em trocas culturais e literárias.

  • Leitura autônoma de um texto literário por aluno.
  • Preparação de uma apresentação sobre o livro ou texto lido.
  • Discussão em classe sobre as características dos diferentes gêneros literários.
  • Expressão de opiniões pessoais e troca de impressões sobre os textos.
  • Atividades colaborativas de reflexão sobre as diferentes interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a escolha dos livros/textos e iniciada a leitura autônoma. Na segunda aula, os alunos realizarão suas apresentações e participarão de discussões enriquecedoras sobre suas experiências de leitura e os diferentes gêneros explorados.

  • Aula 1: Escolha dos livros e início da leitura autônoma.
  • Aula 2: Apresentação dos textos lidos e discussão sobre os gêneros literários.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, baseando-se na participação ativa dos alunos, na qualidade das apresentações orais e na profundidade das análises e discussões geradas. Será considerada a capacidade de identificar as características dos gêneros literários explorados, a articulação de uma opinião fundamentada sobre o texto lido e a colaboração durante as discussões em classe. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e coesão na apresentação, originalidade e profundidade da análise do texto, qualidade da argumentação e respeito pelas opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário disponibilizar um acervo diversificado de livros e textos literários abrangendo vários gêneros. Também será útil o acesso a espaços que permitam a discussão e a troca de ideias, como a biblioteca escolar ou a sala de aula adaptada para permitir círculos de conversa. O uso de tecnologias de informação, como computadores ou tablets, pode enriquecer a pesquisa sobre os autores e facilitar a preparação das apresentações.

  • Acervo diversificado de livros e textos literários.
  • Espaço para discussão e troca de ideias (ex.: biblioteca escolar).
  • Tecnologias de informação para pesquisa e preparação das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo